O Governo Federal começou, no dia 17, o calendário de pagamentos do Bolsa Família para abril de 2024. Segundo o Governo Federal, a estimativa é de que mais de 20 milhões de famílias recebam o benefício. Inicialmente, o valor médio que cada módulo familiar recebe é de R$ 680,90, conforme os critérios do programa. Esse valor cai direto na poupança social do Caixa Tem. Mas, sabia que dá para sacar o Bolsa Família sem cartão?
A princípio, a pessoa responsável familiar é quem recebe o cartão, mediante a inscrição por CadÚnico e posterior aprovação. Daí, nos dias em que o valor cai em conta, basta ir a um dos caixas eletrônicos da Caixa, agências lotéricas, bem como correspondentes Caixa Aqui. Entretanto, o programa também permite o saque virtual, o que simplifica bastante o processo.
Leia mais: 6 profissões que devem enfrentar uma onda de demissão este ano
Como sacar o Bolsa Família sem cartão?
Uma vez que a pessoa identifica o benefício na Poupança Social, é possível sacar o valor usando o token, um dispositivo eletrônico que gera senhas em aplicativos bancários. Sendo assim, é preciso ter o app da Caixa Tem instalado no seu celular. Caso não tenha, basta baixar gratuitamente. Com isso, seguir o passo a passo abaixo:
- Acesse o app informando os dados da conta
- Informe, em seguida, o CPF e senha de pessoa usuária. Caso não tenha, registre como primeiro acesso
- Ao acessar o ambiente, clique na opção do Bolsa Família e, em seguida, peça para gerar o token de acesso
Finalizando estas etapas, a pessoa precisa ir até um caixa eletrônico da Caixa ou correspondente. Daí, na tela, selecionar a opção de saque disponível no aplicativo. Digite, então, o código que for gerado (não se esqueça de anotar) e, finalmente, levantar o valor. E se a pessoa não tiver como fazer o download do aplicativo? Afinal, nem todo mundo tem celular, né?
Neste caso, é só ir a uma agência bancária da Caixa e informar à pessoa responsável que precisa sacar o Bolsa Família sem cartão. Mas, para isso, precisa levar o documento de identidade oficial que comprove ser titular do benefício.
Leia mais: 5 carreiras com portas abertas para você trabalhar no exterior
Como saber se o Bolsa Família já caiu na conta?
Tanto o saque com cartão quanto sem cartão só é possível na data que segue o calendário de pagamentos. O programa, de modo geral, segue uma ordem de liberação dos recursos conforme o último número do Número de Identificação Social (NIS). No mês de abril, por exemplo, os depósitos foram efetuados até o dia 30, ou seja, esta terça-feira.
Ademais, dá para acessar o app do Bolsa Família ou só ligar para dois números oficiais da Caixa. Veja quais são:
- Central de Atendimento 111
- Atendimento Caixa ao Cidadão: 0800 726 02 07. Aqui, você deve digitar 21 e em seguida 2 3 novamente. Finalmente, digitar o NIS
Vale lembrar que, na Poupança Social, a pessoa beneficiária também pode pagar contas, fazer PIX e transferências pelo aplicativo.
Além de poder sacar o benefício com o cartão, nesta conta o beneficiário pode fazer transferências, pagar contas e fazer PIX diretamente pelo aplicativo CAIXA Tem. Contudo, há situações nas quais os dados da pessoa contemplada com o benefício não são suficientes para abrir a conta. E aí, não dá para receber?
Sim! Nestes casos, o benefício vai para saque em Unidades Lotéricas e terminais de autoatendimento com cartão do Bolsa Família. E, novamente, para sacar o Bolsa Família sem cartão, só ir às agências da CAIXA.
0 comentários