Brazil Greece

»

»

Este detalhe importante no preparo do feijão faz você jogar seus nutrientes fora

| Em 03/10/2023 às 12:00

O feijão, um protagonista no prato de inúmeros brasileiros, carrega consigo não apenas uma herança cultural, mas também um potencial nutricional incrível.

No entanto, para podermos extrair o melhor desse ingrediente, é fundamental entendermos como o preparo pode influenciar na quantidade e qualidade dos nutrientes que consumimos.

Você já se perguntou se está realmente aproveitando todos os benefícios que essa leguminosa tem a oferecer? Pois bem, a maneira como o feijão é preparado pode ser o divisor de águas entre uma refeição boa e uma refeição excepcionalmente nutritiva.

Vamos desvendar juntos esse mistério e descobrir como um simples passo no preparo pode potencializar nossa saúde e bem-estar.

A importância do remolho

Há quem diga que a culinária é uma arte, e de fato é. Quando cozinhamos, não estamos apenas combinando ingredientes, mas também preparando-os de maneira a otimizar seus benefícios.

Um desses processos essenciais é o remolho do feijão. Você sabia que esse processo simples pode intensificar a quantidade de nutrientes que absorvemos?

Dentro de cada grão, existem substâncias conhecidas como “antinutricional”. Ao deixarmos o feijão de molho, esses componentes são reduzidos, facilitando a absorção de proteínas, ferro e zinco presentes na leguminosa.

Leia mais: Surpreenda todos com essa receita de maçã com manteiga na Air Fryer

Detalhes do processo

Para realizar o remolho corretamente, basta deixar o feijão submerso em água por aproximadamente 12 horas. E aqui vai uma dica vital: ao cozinhar, troque a água. Isso garantirá que os antinutricional eliminados não retornem ao seu prato.

E o mais interessante é que esse procedimento não é exclusivo para o feijão. Outras leguminosas, como lentilhas e grão-de-bico, também se beneficiam desse cuidado, tornando sua refeição ainda mais rica e saudável.

Leia mais: 5 melhores vegetais para a saúde do seu intestino

Benefícios além da nutrição

Uma das consequências desagradáveis de consumir leguminosas está relacionada à produção de gases. Entretanto, o processo de remolho auxilia na redução desses efeitos. Portanto, além de potencializar a quantidade de nutrientes, o remolho do feijão contribui para uma digestão mais confortável.

Deixar o feijão de molho não é apenas uma tradição passada de geração em geração, mas uma prática respaldada pela ciência que visa a uma alimentação otimizada. Agora que você conhece esse segredo, não esqueça de incorporá-lo à sua rotina culinária.

Gostou deste conteúdo? Então não perca nenhuma novidade do portal Brazil Greece!

  • Agência Texty

    Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

0 comentários