Você sabia que os sobrenomes podem revelar segredos sobre o passado das famílias que os carregam? Cada nome tem uma história única e interessante que se estende ao longo das gerações. Por isso, descubra a seguir a fascinante origem de sobrenomes com raízes profundas na história da colonização portuguesa no Brasil.
1. Araújo
Araújo é um sobrenome que remonta à Galícia medieval, uma região do reino da Galícia. Ficou conhecido por ser povoado por João Tirante, um cavaleiro francês, em 1150. Aqueles que nasceram nessa região adotaram o sobrenome Araújo. No Brasil, judeus, indígenas e africanos escravizados também adotaram esse sobrenome.
Leia mais: Os nomes mais inusitados de bebês que ninguém acredita que existem
2. Cardoso
O sobrenome Cardoso tem suas raízes na abundância da planta cardo, do latim carduus, em um sítio em São Martinho de Mouros, Portugal. Assim como os Araújos, todos que nasciam neste local eram conhecidos como Cardoso. Esse sobrenome chegou ao Brasil por volta do século XVIII.
3. Naves
Historiadores afirmam que Naves surgiram em várias localidades da Europa, especialmente na França e Espanha. A palavra se originou do basco “nava”, que significa “terreno plano”. Portanto, aqueles nascidos em regiões planas levaram o nome Naves. No Brasil, os imigrantes espanhóis trouxeram esse sobrenome para o país por volta do século XIX.
4. Martins
Martins é uma variação dos nomes próprios Martinho ou Martim. Em Portugal, aqueles que eram filhos de Martinho ou Martim adotavam o sobrenome Martins. Esse sobrenome chegou ao Brasil por volta de 1755.
Leia mais: 15 nomes comuns no país, mas que são de origem germânica
5. Rocha
Rocha é outro sobrenome que se originou em Portugal e foi usado para descrever pessoas nascidas em terrenos que eram rochosos, embora a região exata não seja conhecida. No Brasil, esse sobrenome chegou por volta do século XVIII.
Gostou de descobrir algumas características interessantes sobre alguns sobrenomes e a história por trás deles? Então não se esqueça de conferir outras informações interessantes no site Brazil Greece!
0 comentários