Curiosidades

Por que está todo mundo colocando sal na cerveja? Você vai colocar também

Por que está todo mundo colocando sal na cerveja? Você vai colocar também
By     -   On

O sal é um elemento fundamental na cozinha. Seu objetivo é conservar alimentos, disfarçar alguns sabores indesejados e realçar outros. Assim, é preciso tê-lo em sua cozinha a qualquer momento para os mais diversos preparos. Até mesmo alguns doces levam pitadas de sal. A cerveja, por sua vez, está cada vez mais popular no Brasil quando misturada à pitadas desse mineral. Portanto, entenda o motivo pelo qual os brasileiros estão colocando sal na cerveja:

Embasamento científico por trás da prática

Em 1997, estudantes da Universidade de Harvard pesquisavam o potencial do cloreto de sódio em diversos alimentos e bebidas, e isso inclui a cerveja. Eles perceberam que adicionar uma quantidade limitada em um copo de cerveja retirava o gosto amargo da bebida, além de aumentar a densidade da espuma. O sabor da bebida ficava muito mais agradável e a espuma deixava a bebida esteticamente melhor.

Após essa descoberta, a técnica foi muito aplicada para “salvar” cervejas de qualidade inferior — especialmente as mais baratas — uma vez que ou elas possuem um sabor muito fraco, ou costumam ser amargas.

LEIA MAIS: Cerveja com ou sem espuma? Qual é a melhor? Isso tem uma explicação!

Prática entre os brasileiros

Existem diversas marcas de cerveja espalhadas pelo Brasil, uma vez que somos o 3º país mais cervejeiro do globo. Somos responsáveis por 7% do consumo mundial dessa bebida e, assim, as marcas costumam explorar diversos tipos — seja a Pilsen, IPA, Stout, Sour, entre outras. Muitos brasileiros gostam de cervejas mais ácidas. Porém, se você faz parte da maioria das pessoas que optam por gostos mais suaves, o sal pode ser o seu aliado.

No entanto, é importante estar atento à dosagem para não salgar a bebida. Além disso, evite os tipos IPA ou Stout, pois elas são feitas para serem ácidas e é bem fácil errar a mão ao usar o sal. Opte por cervejas mais suaves e neutras, pois a probabilidade de você acertar a dosagem do mineral é maior.

LEIA MAIS: 6 cervejas de supermercado incrivelmente deliciosas!

Cozumel

O cozumel, mistura de limão, cerveja e sal, está sendo muito popularizada no Brasil por ser um drink refrescante e ácido na medida certa. É preciso estar atento(a) aos seus parâmetros de saúde: hipertensos ou pessoas que precisam diminuir o consumo de sal não devem consumir essa bebida.

Se você gostou de saber por que os brasileiros estão colocando sal na cerveja e quer saber mais, não deixe de conferir outros textos interessantes no site Brazil Greece.

Agência Texty

Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.