Há algo mais delicioso e saudável do que um bom azeite? O Brasil, na busca por reconhecimento em sua produção oleosa, decidiu dar destaque aos melhores através de um concurso organizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Venha saber quais foram os escolhidos!
O concurso que colocou o Brasil no mapa do azeite
Quase 60 azeites nacionais deram o primeiro passo em busca do primeiro lugar do pódio. O processo de seleção foi dividido em três etapas: avaliação por especialistas, opinião popular e, claro, a trajetória do próprio azeite.
Enquanto a competição dividia-se em duas categorias – blend e monovarietal – uma coisa ficou clara: o Rio Grande do Sul está em evidência!
Exceto pelo destemido azeite mineiro Irarema de São Sebastião da Grama, todos os outros finalistas são oriundos do território gaúcho, comprovando a força do estado na produção de azeites de alta qualidade.
Os campeões monovarietais e suas histórias
Entre os monovarietais, aqueles que têm sua essência oriunda de apenas um tipo de azeitona, os destaques ficaram para os azeites apresentados a seguir:
- Capolivo;
- Ouro de Santana;
- Lagar H;
- Cadenza;
- Milonga.
Estes são os rótulos que mostraram a verdadeira essência de um bom azeite, com notas que vão do frutado ao picante, destacando-se no paladar e provando a riqueza da terra brasileira. Que tal experimentar alguns deles e ter sua própria experiência gastronômica?
Leia mais: Por que você deveria ter duas garrafas de azeite de oliva sempre à mão?
Os blends que roubaram a cena
Na categoria blend, que mescla mais de uma variedade de azeitona, os grandes protagonistas foram os listados abaixo, começando pelo grande ganhador do pódio (Sabiá):
- Sabiá;
- Herança do Cerro;
- Irarema;
- Bem-te-vi;
- Casa Gabriel.
Cada um desses azeites apresenta uma combinação única, proporcionando uma experiência gastronômica inigualável e mostrando a versatilidade brasileira na produção desse ouro líquido.
O concurso promovido pela CNA não só deu visibilidade à produção nacional, mas também mostrou que o Brasil tem potencial para se destacar no mercado global de azeites.
E você, já experimentou algum desses campeões? Se não, é uma ótima oportunidade para descobrir novos sabores e apostar no produto nacional. Afinal, temos joias oleosas bem aqui, no nosso quintal!
Caso você tenha se interessado pela matéria e queira ver mais, acesse o site do Brazil Greece!
0 comentários