Brazil Greece

»

»

10 palavras que mostram que você pode saber japonês e nem imagina

| Em 29/04/2024 às 10:30
Freepik.

O português desempenha um papel surpreendentemente relevante na língua japonesa, especialmente quando se trata da assimilação de palavras japonesas de origem estrangeira. A história de como o português influenciou o japonês remonta ao século XVI, quando os portugueses começaram a comercializar e missionar no Japão.

O encontro de culturas distantes

Durante século XVI, os portugueses não apenas trouxeram mercadorias e tecnologias, mas também introduziram conceitos e práticas que eram novos para a sociedade japonesa da época. Muitas dessas influências se refletiram nas palavras japonesas, especialmente nas áreas de comércio, culinária e religião.

Apesar das distâncias geográficas e culturais entre Portugal e Japão, foi a religião que serviu como ponte, trazendo consigo um intercâmbio linguístico único.

A presença dos jesuítas portugueses no Japão deixou marcas profundas, tanto na religião, quanto na língua e na cultura, enriquecendo o léxico japonês com novas palavras.

Além das palavras, os jesuítas também compartilharam conhecimentos, costumes e até mesmo práticas culinárias, como o tempurá, que se tornou parte da gastronomia japonesa.

Leia mais: 7 palavras lindas do português que muitos não sabem usar

Palavras japonesas com origem portuguesa ou semelhantes ao português

  1. Kurisu – Cruz
  2. Inferuno – Inferno
  3. Anjo – Anjo
  4. Bateren – Padre
  5. Biru – Bolo
  6. Bisuketto – Biscoito
  7. Manshon – Mansão
  8. Konpurito – Concreto
  9. Orugan – Órgão (musical)
  10. Furansu – França (em japonês, a pronúncia de “França”)

Essas são apenas algumas das muitas palavras japonesas que têm semelhanças com o português, resultado da influência histórica e cultural mútua entre os dois países.

Leia mais: Não foi sempre Brasil! 6 nomes que o país já teve e você não sabia

O valor da adaptação

Por fim, os japoneses adotaram palavras portuguesas e também adaptaram e integraram esses elementos em sua própria cultura, demonstrando uma incrível capacidade de assimilação.

Agora você já sabe como cada uma dessas palavras portuguesas é capaz de revelar a interconexão entre diferentes mundos. Além disso, são um lembrete da riqueza que surge quando culturas se encontram e se entrelaçam.

Mesmo após séculos, as palavras japonesas com influência portuguesa continuam a ecoar, lembrando-nos da extraordinária jornada de intercâmbio cultural que moldou o mundo em que vivemos.

  • Júlia de Almeida

    Julia é uma redatora de conteúdo criativa e versátil, com mais de cinco anos de experiência em escrita para blogs. Ela tem uma habilidade única para adaptar seu estilo de escrita a diferentes públicos e temas. Ela é especialista em criar artigos detalhados e bem pesquisados, garantindo que cada peça seja informativa e atraente. Seu portfólio inclui trabalhos em áreas como moda, viagens, cultura e estilo de vida. Além de escrever, Julia é apaixonada por fotografia e adora integrar suas fotos em seus trabalhos para tornar cada postagem ainda mais especial.

RECENTES

Reclama o tempo todo? Veja o que isso revela sobre sua personalidade

Reclama o tempo todo? Veja o que isso revela sobre sua personalidade

Quem nunca soltou um desabafo sobre o trânsito, o calor insuportável ou aquela fila que parece não andar nunca? Reclamar é humano. É uma forma de aliviar o estresse, dividir frustrações e buscar um pouco de compreensão. Mas quando o ato de reclamar deixa de ser...

6 frases que aumentam seu poder de persuasão e melhoram suas relações

6 frases que aumentam seu poder de persuasão e melhoram suas relações

Em muitas situações do dia a dia, a forma como nos comunicamos pode determinar o rumo de uma conversa, o sucesso de um projeto ou até a qualidade dos nossos relacionamentos. No trabalho, por exemplo, saber se expressar com clareza e empatia faz diferença direta na...

5 truques para conservar a alface crocante por mais tempo

5 truques para conservar a alface crocante por mais tempo

Quem nunca comprou um maço de alface para preparar aquela salada crocante e, poucos dias depois, encontrou as folhas murchas e sem vida na geladeira? Isso é mais comum do que parece. A boa notícia é que, com alguns cuidados simples, é possível conservar a alface...

Qual é a energia da sua casa, segundo a numerologia?

Qual é a energia da sua casa, segundo a numerologia?

Você já parou para pensar que o número da sua casa pode revelar mais do que apenas um endereço? Segundo a numerologia, cada imóvel carrega uma vibração própria, capaz de influenciar o comportamento, as emoções e até os relacionamentos de quem vive ali. Essa prática,...

Conheça o restaurante-café que traz um pouco de Londres para Brasília

Conheça o restaurante-café que traz um pouco de Londres para Brasília

Você sabia que em Brasília existe um café e restaurante que vai te levar direto para Londres, lugar em que eu morava antes de mudar para o Brasil? Sim, estamos falando do The Queen’s Place, que fica na Asa Sul. Eu estava zombando da minha esposa brasileira no começo e...

Por que tantas pessoas estão colocando sal no vaso sanitário?

Por que tantas pessoas estão colocando sal no vaso sanitário?

O vaso sanitário é um dos cantos da casa que mais exigem atenção durante a faxina. E, embora os produtos de limpeza industrializados continuem firmes nas prateleiras, cada vez mais pessoas estão redescobrindo o valor das soluções caseiras. Elas são práticas,...

0 comentários