Desde a invenção da energia elétrica, ela se tornou essencial para a vida cotidiana, afinal, nem é mais possível imaginar uma vida sem ela. Contudo, com o aumento contínuo nas tarifas de energia e a crescente demanda por sustentabilidade, economizar energia tornou-se mais relevante do que nunca. Além de aliviar o bolso, o uso consciente de eletricidade contribui significativamente para a preservação do meio ambiente, uma vez que a geração de energia, em sua maioria, ainda depende de fontes não renováveis. Pensando nisso, listamos abaixo os principais aparelhos que consomem pouca energia durante o uso, de acordo com as tecnologias mais recentes e que podem aliviar o seu bolso. Será que você já os tem em casa?
Leia mais: Desentupidor, clareador e removedor de odores: 7 usos incríveis do vinagre
Como economizar energia em 2024
Em âmbito global, há uma crescente mudança para fontes de energia renovável tais como energia solar e energia eólica. Contudo, a produção de eletricidade em muitos países ainda se baseia em combustíveis fósseis, que são muito prejudiciais para o meio ambiente. Isto significa que ao reduzir o consumo de eletricidade podemos diretamente contribuir para a redução de emissões de gases de efeito estufa.
Além disso, uma vez que a inflação tem afetado diretamente as contas de luz em muitos lugares do mundo, o consumo consciente é também uma forma de poupança pessoal. A boa notícia é que existem várias técnicas que podem ser usadas para reduzir o uso de energia elétrica. Por exemplo, a mudança de comportamentos diários ou a compra de eletrodomésticos que gastam menos energia.
Leia mais: 4 truques para manter a casa fria mesmo no calor, sem gastar nada
Veja os aparelhos que consomem pouca energia
Confira abaixo os principais aparelhos que consumem pouca energia durante o uso!
Lâmpadas de LED
Para economizar energia em iluminação doméstica, troque lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas de LED, essa é uma das melhores maneiras de poupar o seu bolso. Inclusive, os modelos mais recentes são ainda mais eficientes e têm a duração de até 50.000 horas, apesar de já existir esta tecnologia há anos. Estas lâmpadas produzem luz da mesma forma que aquelas tradicionais, só que consomem até 85 por cento menos energia. Ademais, apesar de produzirem luz, lâmpadas de LED quase não emitem calor, criando assim ambiente mais confortável, sobretudo em áreas quentes.
Leia mais: 5 novas leis de trânsito estão pegando muitos motoristas de surpresa
Liquidificador
O liquidificador é um eletrodoméstico essencial em muitas cozinhas brasileiras, e a boa notícia é que ele está entre os aparelhos que menos consomem energia. Com uma média de 0,25 kWh por hora de uso, seu impacto na conta de energia é mínimo, mesmo se utilizado diariamente. Em 2024, muitos modelos contam com motores mais eficientes e opções de desligamento automático, o que garante ainda mais economia.
Notebook
Os computadores de mesa foram superados por notebooks nos lares, tanto para uso doméstico, quanto profissional. Notebooks são a opção energética eficiente, custando cerca de 0,09 kWh por hora em média, o equivalente a 0,07 reais na fatura da eletricidade. Dessa forma, eles são uma escolha financeiramente inteligente para aqueles que desejam economizar energia em comparação com desktops que gastam quatro vezes mais.
Leia mais: 5 coisas da sua casa que vieram da Grécia antiga e você não sabia
Televisão
A televisão é outro eletrodoméstico comum em praticamente todas as casas e, felizmente, os modelos mais modernos de 2024 estão se tornando cada vez mais eficientes. As televisões de LED e OLED, por exemplo, consomem significativamente menos energia em comparação aos antigos modelos de plasma. Um aparelho de 40 polegadas, por exemplo, consome em média 0,1 kWh por hora. Para maximizar a economia, é recomendado desligar completamente a TV da tomada quando não estiver em uso, pois o modo stand-by continua consumindo uma pequena quantidade de energia ao longo do tempo.
Air Fryer
Embora muitos ainda pensem que este aparelho tenha um consumo exagerado de energia elétrica, na verdade, ele é extremamente econômico; A air fryer gasta em média 0,66 kwh por hora de uso. Isto é equivalente a aproximadamente R$ 0,53. Ela geralmente é usada por curtos períodos para cozinhar alimentos, por isso, o impacto na conta de luz é relativamente baixo. Sendo assim, e é uma alternativa eficiente aos fornos tradicionais.
Para saber mais sobre economia de energia, confira outros artigos no portal Brazil Greece.
0 comentários