Corte a sua conta de luz pela metade retirando estes equipamentos da tomada

Se existem eletrônicos que não podem ser desligados, existem outros que só devem ser colocados sob demanda.

Periodicamente, é possível perceber que as pautas sobre economia de energia elétrica voltam a circular nos meios de comunicação. O verão, por exemplo, é um momento de baixa pluviosidade, o que impacta diretamente na produção de energia pelas hidrelétricas. Então, como consequência, as tarifas para conta de luz ficam maiores, o que a encarece consideravelmente.

Nesse sentido, é importante implementar algumas economias dessa fonte de energia. Uma das formas é entender como o mau uso de dispositivos e seus cabos podem aumentar o consumo elétrico mensal. Portanto, conheça, agora, os dispositivos cujo mau uso causa desperdício de energia elétrica!

Dispositivos que mais gastam energia na sua casa

Carregadores de celular

Este não costuma ser um consenso entre as pessoas. Muitos informam que carregadores conectados à tomada, quando não estão em uso, são desligados. Outros, contra-argumentam esse fato. Por exemplo, dizendo que se o carregador estivesse de fato desligado, o uso ‘’basal’’ do aparelho durante a noite faria com que os celulares pela manhã estivessem com menos de 100%, o que não acontece. Além disso, se o carregador ‘’ligar e desligar’’ por várias vezes durante o dia, ele irá consumir energia elétrica várias vezes.

Por isso, o ideal seria carregar o aparelho celular durante horas em que você está acordada(o), desconectando-o e desligando todas as notificações do aparelho para poupar bateria. E, se ele está com problema de carregamento ou de eficiência de bateria, o ideal seria investir em uma nova — o que fará bem para o seu aparelho e para a sua conta.

LEIA MAIS: Ar-condicionado ou janela aberta? Qual gasta mais combustível?

Carregadores de tablet e e-book

Carregadores de tablet e de e-book (como o Kindle, por exemplo) seguem o mesmo princípio do seu carregador de celular.

Fogões com visores ou luzes de estado

Se você possui, em casa, um forno que costuma ficar sempre com a luz ligada, ou possui um pequeno painel LED que informa as horas ou a temperatura, por exemplo, o ideal é que você o desligue ao ir dormir. O mesmo acontece com o seu micro-ondas, também devido à luz do aparelho.

LEIA MAIS: Reduza MUITO a sua conta de luz com essas quatro dicas infalíveis!

Máquinas de café

Geralmente, máquinas de café quando estão ligadas na tomada cumprem o seu papel de manter o café quente. Assim, ela aquece em uma temperatura controlada, para transferir este calor para o recipiente com o líquido.

Porém, se você costuma esquecer a cafeteira na tomada, você está aumentando a sua conta de luz. Além de também colocar você a sua máquina em perigo, visto que esse aquecimento por horas pode causar superaquecimento da máquina e risco de explosão.

Se você gostou desse artigo sobre desperdício de energia elétrica e quiser saber mais, não deixe de conferir outros textos interessantes no site Brazil Greece.

você pode gostar também