Brazil Greece

»

»

Os deuses gregos comemoravam os Dias das Mães? Um grego diz

| Em 17/05/2024 às 05:40
Freepik.

Será que os gregos antigos celebravam o Dia das Mães? Tudo bem que o Dia das Mães já passou esse ano. Mas você já se perguntou como era na Grécia Antiga? Hoje essa data é muito importante. É uma data em que reunimos a família, damos presentes para nossa mãe e mostramos ainda mais o nosso amor por quem nos criou. Mas como era nos tempos antigos? Bem, é sobre isso que falaremos a seguir.

Leia mais: Quanto tempo você leva para ficar fluente em um novo idioma?

As diferenças culturais e de datas

Desde que começamos a namorar, minha esposa e eu achamos interessante a nossa diferença cultural. Como sou da Grécia e ela do Brasil, podemos notar em nosso dia a dia muitas semelhanças culturais entre os dois países e, ao mesmo tempo, algumas diferenças que são interessantes. Assim, no meio desse contexto, uma das diferenças que notamos e já discutimos aqui foi a diferença nas datas comemorativas.

Por exemplo, já mencionamos que a data da Páscoa Ortodoxa, que ocorre na Grécia, difere da Páscoa Ocidental. Inclusive, já nos confundimos em uma viagem e perdemos essa data, perdendo a oportunidade de passá-la com minha família justamente por causa dessa confusão. Ainda nesse contexto de diferenças culturais e datas comemorativas, também há algumas datas que coincidem entre a Grécia e o Ocidente. Mas, será que isso acontece com o Dia das Mães?

Leia mais: 10 coisas que você tem que saber antes de viajar de avião com bebê

Como era o Dia das Mães na Grécia antiga?

Na verdade, os gregos antigos já adoravam suas mães. Eles tinham, na mitologia grega, a mãe suprema. A primeira, era a Mãe Terra, também conhecida como Gaia. A Mãe Terra era esposa de Urano, e ela representava a natureza, ou seja, era a origem de tudo o que havia surgido.

Assim, os deuses já a adoravam como a maior divindade da época. Em teoria, Gaia era a origem e a mãe do que viria depois. Ela era a mãe, por exemplo, de Ponto, que era o mar.

Posteriormente, ela deu à luz os Titãs, que foram pais de muitos deuses do Olimpo, além dos Ciclopes e dos Gigantes. Posteriormente, quem passou a receber o culto dos deuses gregos era uma de suas filhas. Essa filha era irmã e esposa de Cronos, e seu nome era Réia, provavelmente já familiar para você.

Então, a deusa Réia deu origem a várias outras divindades conhecidas da mitologia e passou a ser conhecida como “mãe dos deuses”. Ela foi tão importanto que, anualmente, um festival na época da primavera acontecia em sua homenagem, pois Réia estava associada à fertilidade e à natureza.

Ela também era conhecida como Meter Theon, que se traduz também como mãe dos deuses. Na Grécia Antiga, foram construídos vários templos em sua homenagem, destacando assim a sua grande importância.

Um dos principais centros de culto à deusa Réia ficava em Creta, no Monte Ida, considerado o local de nascimento de Zeus. Além disso, em Knossos, também em Creta, havia a Casa de Réia.

Leia mais: A dica do estoicismo para você ter uma vida mais leve, segundo grego

A celebração do dia das mães foi sempre no segundo domingo de maio?

No entanto, a data da celebração do Dia das Mães na Grécia nem sempre foi o segundo domingo de maio. Inicialmente, devido ao ortodoxismo, a data era celebrada em 2 de fevereiro, associada à festa de Ypapanti, quando Maria e José levaram Jesus, após 40 dias de nascido, para ser abençoado no templo.

Porém, com o tempo, essa festa foi caindo no esquecimento e a data mudou para o segundo domingo de maio, como acontece hoje no resto do ocidente. Vale ressaltar que essa celebração não surgiu exatamente na Grécia, mas sim no século XX, inspirada nas mulheres americanas.

Só para entender melhor, em 1865, ocorreu uma reunião das Mães, conhecida como Dia da Amizade das Mães, organizada por Anne Maria Reeves Harvey, onde as mães trocaram experiências. Dez anos depois, as mães se reuniram novamente para evitar que as crianças fossem enviadas para a guerra, fortalecendo assim a comemoração do Dia das Mães no segundo domingo de maio.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

7 formas de fazer dinheiro rápido, mesmo sem emprego

7 formas de fazer dinheiro rápido, mesmo sem emprego

O desemprego pode ser cruel, especialmente quando pessoas dependem de você financeiramente. Assim, nestes momentos, é preciso tomar uma atitude para driblar a situação ruim. Por isso, nós separamos aqui algumas formas de como conseguir dinheiro mesmo estando...

Esta é a praia com sofás vintages que virou polêmica na Grécia

Esta é a praia com sofás vintages que virou polêmica na Grécia

Imagine uma praia com águas cristalinas, pedras que brilham ao sol e um fundo do mar perfeito para mergulho. Agora imagine encontrar, entre essas rochas, um sofá velho, uma poltrona desgastada e até um abajur de sala. Parece estranho? Pois isso está acontecendo em...

7 sonhos indicam que a prosperidade está chegando para você

7 sonhos indicam que a prosperidade está chegando para você

Quem nunca acordou tentando entender o que aquele sonho queria dizer? Às vezes é só uma mistura de memórias. Mas, em outras, parece que há uma mensagem escondida ali. Muitas culturas antigas, tanto no Brasil quanto na Grécia, sempre deram importância aos sonhos. E,...

Novo continente já está em formação: veja a posição do Brasil no mapa

Novo continente já está em formação: veja a posição do Brasil no mapa

A superfície da Terra não é estática. As placas tectônicas, imensas porções de rocha que formam os continentes e os oceanos, estão sempre em movimento. Esse processo é lento, mas constante. Ao longo de milhões de anos, ele muda a forma do planeta, criando montanhas,...

Feng Shui: 5 coisas que você deve fazer no seu quarto para dormir melhor

Feng Shui: 5 coisas que você deve fazer no seu quarto para dormir melhor

Você já ouviu falar da melatonina? Ela é um hormônio que o corpo produz naturalmente. Sua principal função é regular o sono. É ela que avisa ao nosso cérebro que chegou a hora de descansar. Quando a melatonina está em equilíbrio, dormimos melhor, acordamos com mais...

Matemáticos descobrem como resolver enigma de álgebra de 200 anos

Matemáticos descobrem como resolver enigma de álgebra de 200 anos

urante séculos, equações algébricas com potências elevadas foram um dos maiores desafios da matemática. Embora muita gente nunca tenha ouvido falar de “quinticas”, nome dado às equações de quinto grau, elas fazem parte da base da álgebra moderna. E um novo estudo...

Você usa medidas gregas antigas até hoje sem saber: veja como

Você usa medidas gregas antigas até hoje sem saber: veja como

Viver no Brasil há alguns anos me ensinou a valorizar ainda mais as raízes da cultura grega. Em muitos aspectos do dia a dia, é possível reconhecer heranças antigas que nem sempre são percebidas. Uma delas está nas unidades de medida, uma invenção prática dos antigos...

10 Patrimônios da Humanidade que você não pode perder

10 Patrimônios da Humanidade que você não pode perder

A gente fala tanto em locais que são Patrimônios da Humanidade (inclusive por aqui), né? Mas, você sabe, exatamente, quantos existem pelo mundo? Só para ter uma ideia, são, pelo menos, 1.121 sítios, desde as Pirâmides do Egito até a Grande Barreira de Corais. Diante...

0 comentários