Brazil Greece

»

»

Os deuses gregos comemoravam os Dias das Mães? Um grego diz

| Em 17/05/2024 às 05:40
Freepik.

Será que os gregos antigos celebravam o Dia das Mães? Tudo bem que o Dia das Mães já passou esse ano. Mas você já se perguntou como era na Grécia Antiga? Hoje essa data é muito importante. É uma data em que reunimos a família, damos presentes para nossa mãe e mostramos ainda mais o nosso amor por quem nos criou. Mas como era nos tempos antigos? Bem, é sobre isso que falaremos a seguir.

Leia mais: Quanto tempo você leva para ficar fluente em um novo idioma?

As diferenças culturais e de datas

Desde que começamos a namorar, minha esposa e eu achamos interessante a nossa diferença cultural. Como sou da Grécia e ela do Brasil, podemos notar em nosso dia a dia muitas semelhanças culturais entre os dois países e, ao mesmo tempo, algumas diferenças que são interessantes. Assim, no meio desse contexto, uma das diferenças que notamos e já discutimos aqui foi a diferença nas datas comemorativas.

Por exemplo, já mencionamos que a data da Páscoa Ortodoxa, que ocorre na Grécia, difere da Páscoa Ocidental. Inclusive, já nos confundimos em uma viagem e perdemos essa data, perdendo a oportunidade de passá-la com minha família justamente por causa dessa confusão. Ainda nesse contexto de diferenças culturais e datas comemorativas, também há algumas datas que coincidem entre a Grécia e o Ocidente. Mas, será que isso acontece com o Dia das Mães?

Leia mais: 10 coisas que você tem que saber antes de viajar de avião com bebê

Como era o Dia das Mães na Grécia antiga?

Na verdade, os gregos antigos já adoravam suas mães. Eles tinham, na mitologia grega, a mãe suprema. A primeira, era a Mãe Terra, também conhecida como Gaia. A Mãe Terra era esposa de Urano, e ela representava a natureza, ou seja, era a origem de tudo o que havia surgido.

Assim, os deuses já a adoravam como a maior divindade da época. Em teoria, Gaia era a origem e a mãe do que viria depois. Ela era a mãe, por exemplo, de Ponto, que era o mar.

Posteriormente, ela deu à luz os Titãs, que foram pais de muitos deuses do Olimpo, além dos Ciclopes e dos Gigantes. Posteriormente, quem passou a receber o culto dos deuses gregos era uma de suas filhas. Essa filha era irmã e esposa de Cronos, e seu nome era Réia, provavelmente já familiar para você.

Então, a deusa Réia deu origem a várias outras divindades conhecidas da mitologia e passou a ser conhecida como “mãe dos deuses”. Ela foi tão importanto que, anualmente, um festival na época da primavera acontecia em sua homenagem, pois Réia estava associada à fertilidade e à natureza.

Ela também era conhecida como Meter Theon, que se traduz também como mãe dos deuses. Na Grécia Antiga, foram construídos vários templos em sua homenagem, destacando assim a sua grande importância.

Um dos principais centros de culto à deusa Réia ficava em Creta, no Monte Ida, considerado o local de nascimento de Zeus. Além disso, em Knossos, também em Creta, havia a Casa de Réia.

Leia mais: A dica do estoicismo para você ter uma vida mais leve, segundo grego

A celebração do dia das mães foi sempre no segundo domingo de maio?

No entanto, a data da celebração do Dia das Mães na Grécia nem sempre foi o segundo domingo de maio. Inicialmente, devido ao ortodoxismo, a data era celebrada em 2 de fevereiro, associada à festa de Ypapanti, quando Maria e José levaram Jesus, após 40 dias de nascido, para ser abençoado no templo.

Porém, com o tempo, essa festa foi caindo no esquecimento e a data mudou para o segundo domingo de maio, como acontece hoje no resto do ocidente. Vale ressaltar que essa celebração não surgiu exatamente na Grécia, mas sim no século XX, inspirada nas mulheres americanas.

Só para entender melhor, em 1865, ocorreu uma reunião das Mães, conhecida como Dia da Amizade das Mães, organizada por Anne Maria Reeves Harvey, onde as mães trocaram experiências. Dez anos depois, as mães se reuniram novamente para evitar que as crianças fossem enviadas para a guerra, fortalecendo assim a comemoração do Dia das Mães no segundo domingo de maio.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

Por que tantas pessoas estão colocando sal no vaso sanitário?

Por que tantas pessoas estão colocando sal no vaso sanitário?

O vaso sanitário é um dos cantos da casa que mais exigem atenção durante a faxina. E, embora os produtos de limpeza industrializados continuem firmes nas prateleiras, cada vez mais pessoas estão redescobrindo o valor das soluções caseiras. Elas são práticas,...

7 coisas que só pessoas evoluídas notam quando vão ao restaurante

7 coisas que só pessoas evoluídas notam quando vão ao restaurante

Ir a um restaurante é muito mais do que sair para comer. Para algumas pessoas, essa experiência envolve atenção aos mínimos detalhes: o clima do ambiente, as reações das pessoas à mesa, o comportamento dos funcionários. Esses pequenos gestos e percepções revelam algo...

6 países em que os brasileiros não são tão bem-vindos assim

6 países em que os brasileiros não são tão bem-vindos assim

Viajar vai muito além de arrumar a mala. É organizar documentos, passagens, hospedagem, câmbio e, claro, pensar na saúde e segurança. Mesmo com tudo em ordem, alguns destinos continuam sendo um desafio, não só pela burocracia, mas também por regras rígidas, contextos...

Chora vendo filmes? Veja o que isso revela sobre você

Chora vendo filmes? Veja o que isso revela sobre você

Para muita gente, chorar durante um filme ainda é visto como algo vergonhoso, exagerado ou “dramático demais”. Não faltam comentários como “é só um filme” ou “não precisa se emocionar tanto”. Mas a psicologia aponta numa direção bem diferente: as lágrimas que aparecem...

Coisas que você deveria aprender com o Chandler Bing para uma vida melhor

Coisas que você deveria aprender com o Chandler Bing para uma vida melhor

O ator Matthew Perry, eternizado como Chandler Bing na série Friends, faleceu no dia 28 de outubro de 2023, aos 54 anos. A notícia deixou milhões de fãs em todo o mundo de luto, não somente por perderem um dos rostos mais queridos da televisão, mas por acompanharem,...

Qual arcanjo te protege de acordo com a sua data de nascimento?

Qual arcanjo te protege de acordo com a sua data de nascimento?

Desde tempos antigos, muitas tradições espirituais acreditam que não estamos sozinhos. Cada pessoa nasceria sob a proteção de uma força luminosa, um guia que acompanha nossos passos e fortalece nossa jornada. No cristianismo, e também em várias correntes esotéricas,...

Não é só frio! Veja o real significado oculto do arrepio

Não é só frio! Veja o real significado oculto do arrepio

Você está andando pela rua, fones nos ouvidos, curtindo sua música favorita. De repente, sente os pelos dos braços se levantarem. Não há vento, nem frio, nem nada de assustador à vista. O que será que acabou de acontecer? O arrepio é uma reação simples à primeira...

Conheça as unhas Baby Boomer, a unha que virou tendência nos salões

Conheça as unhas Baby Boomer, a unha que virou tendência nos salões

Entre tantas tendências de nail art que aparecem nas redes sociais, uma em especial tem chamado atenção pela simplicidade e sofisticação: as unhas baby boomer. Diferente das decorações chamativas ou cheias de cores, esse estilo aposta em algo mais sutil, um visual...

0 comentários