A dica do estoicismo para você ter uma vida mais leve, segundo grego

Aprenda um pouco com a filosofia grega.

A Grécia foi essencial para a nossa cultura Ocidental, tanto que até hoje é possível perceber os seus impactos tanto na nossa língua, com várias palavras semelhantes entre o português e o grego, quanto nos costumes e ensinamentos. Assim, falando em ensinamentos, é aí que entra o estoicismo. Você já ouviu falar dele? O estoicismo, uma filosofia antiga com origens no século III a.C., tem se mostrado relevante para os desafios contemporâneos. Desenvolvido por filósofos como Zenão de Cítio e popularizado por figuras como Marco Aurélio e Epiteto, essa escola de pensamento oferece lições valiosas para lidar com as adversidades da vida moderna. Mas, como usar o estoicismo para lidar com as dificuldades do dia atual?

Leia mais: 7 sinais de que você tem sorte na vida e está no caminho certo

O que é o estoicismo?

O estoicismo propõe o desenvolvimento de autocontrole, resiliência e a capacidade de superar emoções destrutivas. Ele se concentra na virtude, a forma mais elevada de sabedoria, como o único bem verdadeiro. Essa perspectiva ajuda a enfrentar desafios de maneira calma e controlada, alterando a forma como interagimos com o mundo ao nosso redor.

Conhecendo o que está sob seu controle

Um dos ensinamentos fundamentais do estoicismo, conforme descrito por Epiteto, é a importância de distinguir entre o que está e o que não está sob nosso controle. Muitas vezes, preocupamo-nos com aspectos da vida sobre os quais não temos poder, como o clima ou a economia. Dessa forma, o estoicismo nos ensina a liberar essas preocupações, focando nossa energia nas ações, pensamentos e reações que podemos controlar.

Além disso, Marcus Aurelius, outro filósofo estoico, nos lembra que temos poder sobre nossa mente, mas não sobre eventos externos. Então, reconhecer nossas limitações é essencial para dar atenção e tempo apenas ao que realmente podemos influenciar. Isso nos ajuda a liberar a preocupação com o que está fora de nosso alcance.

Inclusive, grande parte dos nossos pensamentos negativos e até mesmo uma das origens dos sentimentos depressivos vêm da decepção de não podermos controlar eventos externos. Assim, ao entendermos que devemos nos preocupar apenas com o que podemos controlar, a vida se torna mais fluida e leve.

Leia mais: 4 técnicas para memorizar o que você quiser em minutos

Que tal viver como um estoico?

Incorporar o estoicismo no dia a dia é um processo contínuo. Desde a preparação de um trabalho até o manejo de expectativas pessoais e profissionais, adotar uma mentalidade estoica melhora a produtividade e também a qualidade do trabalho e das relações interpessoais. Assim, ser uma força positiva na própria vida e na dos outros é um reflexo direto dessa filosofia.

Sem contar que, viver segundo o estoicismo é realizar seu potencial e moldar ativamente sua vida. Isso exige reflexão consistente, ação e execução, mas a recompensa é viver a vida que você deseja com paz interior verdadeira.

você pode gostar também