Dicas

Dicas de Feng Shui para equilibrar as energias e ser FELIZ no trabalho

Dicas de Feng Shui para equilibrar as energias e ser FELIZ no trabalho
By     -   On

Você já pensou em aplicar o Feng Shui no trabalho? Principalmente, na sua mesa de escritório ou home office?

Se ainda não pensou nisso, saiba que precisa prestar mais atenção ao ambiente laboral, quase uma extensão da vida. 

Por que dar tanto destaque à mesa de trabalho? Sobretudo, por representar uma parte importante do seu trabalho, além de ser um espaço onde você passa boa parte do dia.

Por isso, é essencial mantê-la organizada e aplicar as técnicas do Feng Shui para garantir bem-estar e produtividade.

Por que aplicar Feng Shui na mesa de trabalho?

A princípio, aplicar o Feng Shui na mesa de trabalho traz muitos benefícios, como clareza mental, aumento da criatividade, foco e concentração. Começando pelo posicionamento, especialmente a posição de comando. 

Esta é uma das mais importantes, pois faz com que a pessoa fique de frente para a entrada do ambiente, possibilitando uma visão ampla.

Por outro lado, a parede atrás simboliza o gerenciamento e comando da sua vida profissional com mais segurança.

Dicas para usar o Feng Shui na sua mesa de trabalho 

Você sabia que cada cantinho da mesa tem um significado e uma função para o Feng Shui? Confira abaixo.

  • O centro da mesa é o canto da carreira, por isso, é aí que você deve colocar seu computador. Para trazer mais sucesso e reconhecimento, a dica é colocar um objeto vermelho sobre a máquina ou uma luminária atrás dela. 
  • O canto direito, por sua vez, é dos relacionamentos. Logo, o ideal é posicionar um belo porta-retrato ou dois objetos que formem um par. Da mesma forma, coloca-se o telefone aí, com o objetivo de atrair clientes. Ah, e para trazer mais criatividade, que tal um objeto de metal ou multicolorido?
  • Segundo o Feng Shui no trabalho, o canto esquerdo da mesa traz prosperidade, ou seja, a energia do dinheiro. Mas, você precisa ativá-la como uma pedra pirita, cristal ou, para dar sorte, projetos em andamento. 
  • Por fim, o canto esquerdo central é destinado à família e pode ser decorado com uma planta ou vaso de flores. Já o canto seguinte é reservado à sabedoria, sendo ideal para livros relacionados à carreira e estudos.

O que não pode ter na mesa de trabalho?

O Feng Shui no trabalho também diz respeito ao que não colocar na mesa de trabalho. Portanto, evite deixar sobre ela objetos que possam cortar as energias, como: 

  • tesouras
  • estiletes
  • abridores de cartas 
  • extratores

Além disso, não se deve colocar a lixeira do lado esquerdo da mesa, o canto da prosperidade. Também é importante evitar fiação enrolada e aparente, relógios parados ou que não estejam no horário certo.

Evite manter objetos e aparelhos quebrados, propostas e projetos antigos que não deram certo e gavetas desorganizadas ao aplicar o Feng Shui no trabalho.

Organização e Feng Shui no escritório

Quem disse que só a mesa importa? Todo o seu ambiente profissional precisa de harmonia e energia fluindo. Logo, de acordo com o Feng Shui no trabalho, é importante manter o espaço organizado. 

Porém, procure também deixá-lo personalizado com objetos pessoais e plantas naturais, como o lírio da paz. Isso, sem dúvidas, ajuda no desempenho profissional, aumentando a produtividade e elevando o astral. 

Sabe o que mais? Algumas ações rotineiras típicas do Feng Shui ajudam a obter mais clareza mental, ativar parcerias, atrair clientes e sucesso, a saber:

  • organização de armários e gavetas 
  • reciclagem semanal dos papéis fora de uso
  • filtros no e-mail para evitar spams 
  • organização e classificações dos arquivos físicos e digitais  
  • organização de projetos, apresentações e listas de clientes 

Você também deve sempre checar suas agendas físicas e virtuais. 

LEIA MAIS: Boas energias para 2023: veja qual é o banho de erva ideal para cada SIGNO

E o home office? 

Também dá para aplicar o Feng Shui no home office.

Aliás, isso é fundamental para ter disciplina e, sobretudo, não desestabilizar as energias da casa. 

  • Da mesma forma que o escritório, mantenha tudo sempre organizado 
  • Coloque a cor amarela para ter foco, agilidade e raciocínio 
  • Cuide da luz, principalmente a natural 
  • Tenha plantas no ambiente 

O ideal é que você tenha um canto ou cômodo específico para trabalhar. Em outras palavras, um dos mandamentos do Feng Shui no trabalho é não usar a cama, por exemplo, como mesa. 

Da mesma forma, você iria de pijamas para o escritório, certo? Então, não faça o mesmo em casa. Aliás, você pode usar roupas de cores específicas, conforme a energia que quer atrair. Por exemplo: 

  • vermelho para energia e atitude
  • amarelo para comunicação e concentração
  • laranja para a criatividade
  • verde para o equilíbrio
  • roxo atrai prosperidade
  • azul-marinho nos dias mais tranquilos e de reflexão.

Otimize seu tempo com listas de tarefas, de tal forma que consiga priorizar as demandas. E, por fim, não deixe de fazer seu networking para divulgar sua imagem pessoal e trabalho.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

Luciana Gomides

Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.