5 passos para você nunca cair em um golpe bancário

Ter o seu cartão clonado pode causar transtornos psicológicos e financeiros. Saiba como se prevenir.

Golpistas estão, a todo momento, se aperfeiçoando. Existem golpes tão convincentes que deixam até mesmo funcionários de instituições financeiras preocupados, afinal, ao escolher o alvo certo — geralmente idosos ou pessoas pouco familiarizadas com tecnologia, ou pouco atualizadas sobre os métodos de golpes — eles podem causar prejuízos de centenas e até milhares de reais. Por isso, confira algumas precauções que você precisa ter para evitar cair em golpes bancários.

Dicas de como não cair em golpes bancários

Contrate segurança adicional

Operadoras de cartão de crédito costumam oferecer serviços como seguros contra roubos e furtos, PIN secreto durante transações, entre outras técnicas para evitar golpes. Entre em contato com o seu banco para saber mais sobre proteção adicional contra roubos e golpes cibernéticos.

LEIA MAIS: Compras com tranquilidade: TOP 5 dos melhores Cartões de crédito para 2023

Não entregue cartões, nem os antigos

Recentemente, foi descoberto um esquema de golpe que consiste em enviar motoboys que são supostamente funcionários de certo banco para recolher cartões que, de acordo com os bandidos, estão “corrompidos”. Porém, nenhum banco, em nenhuma circunstância, envia funcionários até sua residência. Se houver algum problema, eles pedirão que você vá até uma agência.

Descarte cartões antigos com cautela

Pode ser que você acredite que, após cancelar um cartão, ele perde totalmente a utilidade e assim você pode descartá-los sem maiores cuidados. Porém, isso não é verdade. Por precaução, você deve inutilizar o chip e a tarja ou escolha o descarte sustentável, opção oferecida pelos bancos.

Veja com recorrência o seu extrato ou fatura

Ao avaliar diariamente o seu extrato, você fica atento a não só possíveis golpes, mas também taxas e juros indevidos. Caso aconteça alguma cobrança indevida, você conseguirá tomar as medidas necessárias o mais rápido possível. Uma boa opção para se proteger é ativar as notificações do aplicativo do banco em seu celular. Assim, desde que esteja conectado à internet, você será informado sobre qualquer compra.

LEIA MAIS: Como funciona o golpe do pagamento por aproximação? Saiba se proteger

Use cartão virtual para compras

Cartões virtuais podem ser gerados à qualquer momento. Assim, você pode criar, fazer uma compra e excluí-lo. Essa é a forma mais segura de evitar clonagem de cartão em compras cibernéticas, em sites com segurança corrompida.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

você pode gostar também