Como funciona o golpe do pagamento por aproximação? Saiba se proteger

Os dados do seu cartão podem estar desprotegidos. Confira!

Um novo golpe que funciona através de um vírus surgiu recentemente. Ele infecta as máquinas de pagamento e revela dados comprometidos em transações feitas com cartão de crédito e cartão de débito. Veja a seguir todos os detalhes em relação a esse novo golpe.

Novo golpe nas máquinas de pagamentos

Como funciona o golpe?

Os golpistas desenvolveram um malware que finge que sua transação foi bloqueada durante o pagamento por aproximação — seja feito com cartão de débito ou carteiras digitais.  Isso os leva a tentar inserir o cartão e senha para concluir a compra.  Nesse ponto, seus dados são copiados e com esses dados o seu cartão pode ser clonado.

LEIA MAIS: Veja quais são os números de telefones mais usados pelos golpistas

Como ocorre a instalação do vírus?

Os criminosos usam seus conhecimentos para se passar por empresas que prestam serviços de pagamento.  Eles entram em contato com as lojas fingindo que as máquinas precisam de reparos ou que precisam atualizar o sistema por um link.  Ao clicar neste link, o lojista infecta suas máquinas e as libera o acesso para o controle remoto dos criminosos, que realizam a instalação do vírus.

Como proceder ao cair neste golpe?

Caso você seja o lojista, é necessário entrar em contato diretamente com a prestadora de serviços e informar o ocorrido. Além de interromper o uso da máquina até que o caso seja solucionado. No entanto, caso seja um cliente, o primeiro passo é realizar o bloqueio do cartão e solicitar um novo. Ao identificar compras não reconhecidas, você também pode reportá-las através do aplicativo do seu banco ou por meio de alguns dos canais de atendimento.

LEIA MAIS:  Como funciona o golpe do Pix agendado? Saiba como se proteger!

Atente-se às formas de prevenção

Se você é lojista, preste atenção a todas as mensagens e e-mails antes de acessar. Evite clicar em qualquer link suspeito e sempre que estiver em contato com qualquer pessoa que relata ser funcionário de determinada empresa. Certifique-se com a própria empresa sobre a veracidade do procedimento indicado e se essa pessoa é realmente funcionário. Caso você seja cliente, desconfie sempre que aparecer o seguinte aviso “erro de aproximação, insira o cartão” ou semelhante. A melhor opção nesses casos, é optar por outra forma de pagamento, seja pix ou dinheiro.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

você pode gostar também