Brazil Greece

»

»

Mente Sã! O que os Filósofos Gregos comiam para ter uma mente brilhante?

| Em 05/11/2022 às 13:40

A dieta mediterrânea é considerada uma das mais saudáveis do mundo e já é praticada desde a Grécia Antiga. Porém, há uma peculiaridade sobre o que os filósofos gregos comiam para manter a mente sã. Algo que, hoje, é chamado de Menu Aristotélico.

Mas, do que se trata, exatamente, esse tal Menu Aristotélico? Trata-se de uma dieta criada pelo professor de culinária Giorgio Palisidis, inspirado nos ingredientes encontrados no norte da Grécia, onde nasceu o grande filósofo Aristóteles.

De fato, Palisidis criou receitas a partir de achados arqueológicos que indicaram o que os gregos antigos usavam na cozinha. Daí, incorporou ervas, frutas, mel, vinhos, entre outros elementos difundidos naquela época. Vamos saber mais sobre isso?

O que os filósofos gregos comiam?

Bom, Menu Aristotélico, de fato, usa tanto ingredientes da era aristotélica quanto encontrados na região de Chalkidiki, onde nasceu Palisidis. Mas, e os filósofos? O que eles, de fato, comiam?

A princípio, sabemos que os gregos antigos, o que inclui os filósofos, adotavam uma dieta saudável, assim como é praticado na Grécia até hoje. Mas, havia um diferencial. De acordo com Aristóteles, o mundo era baseado em cinco elementos: terra, fogo, água, ar e éter.

Essa teoria deriva daquela idealizada por Empédocles que previa, apenas, os quatro primeiros. Então, Aristóteles acrescentou o éter para descrever o não nascido, indestrutível, inalterável, aquilo que combina tudo em uma substância.

Tá, mas o que isso tem a ver com culinária? Justamente a ênfase no quinto elemento. Para começar, Aristóteles sempre fazia referência ao sabores básicos, ou seja,  salgado, azedo, doce e amargo.

Porém, a ideia era mesmo combinar dois deles ao mesmo tempo, com a finalidade de proporcionar uma experiência explosiva. De fato, bovina, açafrão, gema, cardamomo, cordeiro, cogumelos e trufas.

Culinária e os cinco elementos

Para entender essa referência aos cinco elementos, a associação com a comida é assim. O fogo representa a gastronomia local. O ar, as vistas. A água, os frutos do mar. A terra, por sua vez, representa o vinho e azeite.

Por fim, o éter traz frutas secas ao sol, ervas, mel, vinho e pezyme (bebida também derivada da uva). De fato, é dessa forma que os meios de hospedagem e restaurantes de Chalkidiki trabalham a questão da comida com os hóspedes.

A dieta aristotélica hoje

Bom, como vimos acima, a dieta da era aristotélica era baseada em ingredientes típicos da região onde o filósofo nasceu. Graças à criatividade dos gregos contemporâneos, esse menu segue até os dias de hoje, mas com alterações interessantes.

Além do vínculo entre os ingredientes e os cinco elementos, os restaurantes que trabalham a dieta proporcionam uma verdadeira experiência gastronômica. Fáceis de preparar e baseados em ingredientes locais, trazem uma proposta nutricional sem contraindicações.

Ademais, combinam as características da dieta mediterrânea, isto é, alimentos ricos em fibras, probióticos, antioxidantes e oligoelementos, além de alimentos consumidos crus, como azeitonas.

Viu só, como a dieta grega não para de nos surpreender? Além da já conhecida dieta mediterrânea, temos exemplos do que os filósofos gregos comiam para manter a mente sã. E, para embarcar de vez em uma das dietas mais saudáveis do mundo, confira super alimentos gregos para incluir a sua rotina.

Gostou deste artigo? Então confira o site Brazil Greece para saber mais sobre esse e muitos outros conteúdos!

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais.

    É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

5 estratégias CONFIÁVEIS para ter uma renda extra todo mês

5 estratégias CONFIÁVEIS para ter uma renda extra todo mês

Buscar uma renda extra deixou de ser apenas uma opção e passou a ser uma necessidade para muitas pessoas. Com o aumento do custo de vida, imprevistos financeiros e o desejo de ter mais estabilidade, complementar o orçamento mensal se tornou essencial. A boa notícia é...

3 signos que estão prestes a encontrar a sua alma gêmea

3 signos que estão prestes a encontrar a sua alma gêmea

Encontrar a alma gêmea é um dos desejos mais comuns quando o assunto é amor. A busca por alguém que compreenda nossas emoções, compartilhe valores e caminhe ao nosso lado continua sendo um tema recorrente em conversas, livros e, claro, na astrologia. Segundo o...

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Você sabia que existe um aeroporto em Paris que possui consoles de PlayStation e outros jogos eletrônicos que você pode jogar durante a sua espera? Não há dúvida de que Paris é um dos lugares mais visitados do mundo. E o que um lugar com muitos turistas precisa?...

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

No interior da Bahia, descobrimos uma cidade de 50.000 habitantes que tem muitos elementos comuns da Grécia. Estamos falando sobre o município de Macaúbas que está situado na região central do estado da Bahia, na chamada Zona Fisiográfica da Serra Geral, Chapada...

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Se você está em busca daquela Bahia autêntica, onde o som das ondas e o vento nas falésias substituem o barulho das caixas de som, a Praia do Taípe é o seu lugar. Localizada estrategicamente entre o agito de Arraial d'Ajuda e o charme de Trancoso, ela é considerada...

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

0 comentários