Brazil Greece

»

»

Mente Sã! O que os Filósofos Gregos comiam para ter uma mente brilhante?

| Em 05/11/2022 às 13:40

A dieta mediterrânea é considerada uma das mais saudáveis do mundo e já é praticada desde a Grécia Antiga. Porém, há uma peculiaridade sobre o que os filósofos gregos comiam para manter a mente sã. Algo que, hoje, é chamado de Menu Aristotélico.

Mas, do que se trata, exatamente, esse tal Menu Aristotélico? Trata-se de uma dieta criada pelo professor de culinária Giorgio Palisidis, inspirado nos ingredientes encontrados no norte da Grécia, onde nasceu o grande filósofo Aristóteles.

De fato, Palisidis criou receitas a partir de achados arqueológicos que indicaram o que os gregos antigos usavam na cozinha. Daí, incorporou ervas, frutas, mel, vinhos, entre outros elementos difundidos naquela época. Vamos saber mais sobre isso?

O que os filósofos gregos comiam?

Bom, Menu Aristotélico, de fato, usa tanto ingredientes da era aristotélica quanto encontrados na região de Chalkidiki, onde nasceu Palisidis. Mas, e os filósofos? O que eles, de fato, comiam?

A princípio, sabemos que os gregos antigos, o que inclui os filósofos, adotavam uma dieta saudável, assim como é praticado na Grécia até hoje. Mas, havia um diferencial. De acordo com Aristóteles, o mundo era baseado em cinco elementos: terra, fogo, água, ar e éter.

Essa teoria deriva daquela idealizada por Empédocles que previa, apenas, os quatro primeiros. Então, Aristóteles acrescentou o éter para descrever o não nascido, indestrutível, inalterável, aquilo que combina tudo em uma substância.

Tá, mas o que isso tem a ver com culinária? Justamente a ênfase no quinto elemento. Para começar, Aristóteles sempre fazia referência ao sabores básicos, ou seja,  salgado, azedo, doce e amargo.

Porém, a ideia era mesmo combinar dois deles ao mesmo tempo, com a finalidade de proporcionar uma experiência explosiva. De fato, bovina, açafrão, gema, cardamomo, cordeiro, cogumelos e trufas.

Culinária e os cinco elementos

Para entender essa referência aos cinco elementos, a associação com a comida é assim. O fogo representa a gastronomia local. O ar, as vistas. A água, os frutos do mar. A terra, por sua vez, representa o vinho e azeite.

Por fim, o éter traz frutas secas ao sol, ervas, mel, vinho e pezyme (bebida também derivada da uva). De fato, é dessa forma que os meios de hospedagem e restaurantes de Chalkidiki trabalham a questão da comida com os hóspedes.

A dieta aristotélica hoje

Bom, como vimos acima, a dieta da era aristotélica era baseada em ingredientes típicos da região onde o filósofo nasceu. Graças à criatividade dos gregos contemporâneos, esse menu segue até os dias de hoje, mas com alterações interessantes.

Além do vínculo entre os ingredientes e os cinco elementos, os restaurantes que trabalham a dieta proporcionam uma verdadeira experiência gastronômica. Fáceis de preparar e baseados em ingredientes locais, trazem uma proposta nutricional sem contraindicações.

Ademais, combinam as características da dieta mediterrânea, isto é, alimentos ricos em fibras, probióticos, antioxidantes e oligoelementos, além de alimentos consumidos crus, como azeitonas.

Viu só, como a dieta grega não para de nos surpreender? Além da já conhecida dieta mediterrânea, temos exemplos do que os filósofos gregos comiam para manter a mente sã. E, para embarcar de vez em uma das dietas mais saudáveis do mundo, confira super alimentos gregos para incluir a sua rotina.

Gostou deste artigo? Então confira o site Brazil Greece para saber mais sobre esse e muitos outros conteúdos!

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest