NotíciasSaúde

Dormir antes de meia-noite – Um hábito a seguir ou é apenas um mito? Confira!

Dormir antes de meia-noite – Um hábito a seguir ou é apenas um mito? Confira!
By     -   On

Há quem durma cedo todos os dias, há quem afirme que a noite é o horário que seu cérebro funciona melhora. Mas, será que dormir depois da meia-noite faz mal? Veja a seguir!

Dormir depois da meia-noite faz mal?

O Mass General Research Institute realizou uma pesquisa para descobrir o que acontece com o cérebro quando uma pessoa fica acordada até tarde e, como conclusão, os pesquisadores observaram que dormir depois da meia-noite faz mal.

De acordo com as evidências científicas, o cérebro humano não foi programado para estar acordado depois da meia-noite. Por essa razão, o hábito de dormir tarde é bastante nocivo para o corpo, gerando comportamentos impulsivos, como comer e beber demais, jogar descontroladamente ou ter vontade por tarefas criminosas.

Além disso, os estudiosos também sugerem que ficar acordado no meio da noite pode gerar alterações neurofisiológicas, as quais podem fazer com que as  pessoas vejam o mundo de maneira mais negativa.

Segundo a Dra. Elizabeth Klerman, pesquisadora do Departamento de Neurologia no Massachusetts General Hospital, isso se justifica pelo fato de que “a ideia básica é que, de um ponto de vista evolutivo global e de alto nível, seu relógio biológico interno está sintonizado em processos que promovem o sono, não a vigília, depois da meia-noite.”

Assim, mesmo que ainda haja diversas pessoas acordadas no meio da noite, atualmente, já há boas evidências que apontam que o cérebro humano não consegue funcionar à noite da forma como funcionaria durante o dia.

Portanto, pesquisadores informam que ainda é necessária uma maior divulgação de pesquisas a respeito. Além disso, é importante que mais estudos sejam realizados, já que esse fato itnerfere diretamente na segurança e na saúde tanto do indivíduo que dorme após a meia-noite quanto das pessoas que com ele convivem. 

LEIA MAIS:

Dormir depois da meia-noite faz mal e pode causar pensamentos suicidas

Além do estudo do Mass General Research Institute, diversas outras pesquisas anteriores já haviam mostrado que as pessoas que dormem depois da meia-noite são mais propensas a desenvolver comportamentos prejudiciais, como pensamentos e ações suicidas, práticas de crimes violentos e uso de drogas, principalmente à noite.

Bem como, as pessoas são mais propícias a fazer escolhas alimentares pouco saudáveis, optando, grande parte das vezes, por alimentos ricos em açúcar, gordura e sódio.

Conforme Klerman, isso acontece porque os nossos ritmos circadianos são diferentes ao longo de 24 horas, ou seja, ao longo de um dia. Com isso, durante a manhã, o corpo tende a ver as coisas de maneira mais positiva, pois ele está sintonizado para a vigília.

Por outro lado, isso diminui durante a noite, uma vez que o corpo está se preparando para dormir. Logo, ficar acordado até altas horas faz as pessoas atingirem ainda mais a visão negativa para o mundo.

Gostou deste artigo? Então confira vários outros semelhantes aqui no Brazil Greece!

Agência Texty

Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.