Dormir do lado esquerdo ou direito: qual é o melhor para a sua saúde?

Sabe qual é?

O sono é uma parte vital da nossa saúde e bem-estar geral, e a posição em que dormimos pode ter um grande impacto em como nos sentimos. Muitas pessoas preferem dormir do lado esquerdo, enquanto outras preferem o lado direito. Mas qual é o melhor para a nossa saúde? Vamos explorar os benefícios de cada posição e descobrir o que a ciência tem a dizer sobre o assunto.

Benefícios dormir do lado esquerdo

O título deste artigo pode surpreendê-lo. Você pode ser uma daquelas pessoas que, até agora, nunca parou para pensar que dormir em uma determinada posição pode ser mais ou menos benéfico para o seu corpo. No entanto, parece que sim, isso é importante.

Na verdade, a medicina oriental sempre defendeu que todos deveríamos dormir do lado esquerdo do nosso corpo por um curto período de tempo. O Dr. John Doulliard publicou um estudo recente no Journal of Clinical Gastroenterology que nos ajudará a entender melhor as razões por trás disso. Do nosso lado, faremos uma breve revisão para que você possa utilizar essas dicas. Temos certeza de que você será convencido.

Para facilitar a drenagem linfática correta

O Dr. Doulliard nos diz que dormir do lado esquerdo é a maneira mais natural de dormir. Este é o lado mais importante do sistema linfático. É aqui que o sistema linfático drena: o sistema linfático transporta elementos importantes, como proteínas e glicose, bem como aqueles elementos que precisam ser filtrados pelos gânglios linfáticos e devem ser drenados no lado esquerdo.

Por razões anatômicas

Talvez você não se lembre agora, mas o estômago e o pâncreas estão localizados principalmente no lado esquerdo do nosso corpo. Se a posição do nosso sono for deste lado, temos melhor digestão. É uma maneira de canalizar melhor os fluidos gástricos e facilitar a secreção das enzimas pancreáticas. Isso ajuda a digestão a acontecer gradualmente, em vez de tudo de uma vez, como muitas vezes acontece quando dormimos do lado direito.

LEIA MAIS: 5 plantas que te ajudam a dormir melhor e ficam lindas no seu quarto

Para a saúde do seu coração

Surpreso? Certamente. Este estudo nos diz que mais de 80% do coração está localizado no lado esquerdo do corpo e dormir simplesmente do lado esquerdo irá beneficiar a saúde do coração de forma simples e natural. Outra perspectiva é que a aorta deixa o coração formando um arco para a esquerda a fim de chegar ao estômago. Se dormirmos deste lado, o lado esquerdo, nosso coração trabalhará mais facilmente e melhor, bombeando o sangue sem dificuldade. Você anotou isso?

Sobre a saúde do nosso baço – benefícios do sono

O baço, como você deve lembrar, também está localizado no lado esquerdo do corpo. Este órgão é igualmente uma parte fundamental do sistema linfático, sendo necessário para filtrar o sangue e executar a função adequada do sistema linfático. Se dormimos do lado esquerdo do nosso corpo, ajudamos nossos fluidos a irem diretamente para o baço de uma maneira mais fácil, favorecendo a sensação natural da gravidade em nosso corpo. A maior parte do nosso sistema linfático realiza seu trabalho principalmente nesse lado.

Os benefícios de dormir do lado direito

Dormir do lado direito tem sido associado a uma respiração mais fácil para pessoas que sofrem de apneia do sono. Em um estudo de 2011 que envolveu um grupo de pessoas com a condição específica e comparou dormir do lado esquerdo com dormir do lado direito e de costas, foram encontrados os seguintes resultados: “A posição de dormir teve um impacto significativo nos eventos de apneia e a posição do sono do lado direito reduziu a frequência de eventos respiratórios obstrutivos em pacientes com doença moderada a grave”.

Para saber mais, confira outros artigos no portal Brazil Greece.

você pode gostar também