Brazil Greece

»

»

É possível abrir um biscoito e deixar o recheio dos dois lados? A ciência explica!

| Em 09/04/2023 às 16:45

Quando você era criança, tentava abrir o biscoito para deixar o recheio dos dois lados? Pois, saiba que, segundo pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), isto é possível!

Sim, pessoas se dedicaram a estudar um hábito de infância. E, não só isso, mas os resultados foram publicados na revista Physics of Fluids. Tudo começou a partir de observações do biscoito (ou bolacha?) Oreo. 

Vem ver como isso acontece! Daí, tente abrir o biscoito para deixar o recheio dos dois lados em casa!

Como abrir o biscoito e deixar o recheio dos dois lados?

Antes de mais nada, o levantamento deu conta de que a maior parte das pessoas que comem Oreo tem um padrão: primeiro, pressionam as partes, uma contra a outra. Depois, abrem e consomem cada metade em separado. Por sorte, haverá recheio em cada uma. 

Mas, será sorte mesmo? De acordo com a ciência, não! Tudo tem a ver com técnica! O estudo partiu do uso de materiais passíveis de utilizar tinta de impressão 3D (tudo isso para, depois, saber se dá para abrir um biscoito e deixar o recheio dos dois lados). 

O líquido, então, é “esmagado” entre duas placas de metal no reômetro, um dispositivo que mede deformação e resposta à torção de fluidos. Daí, durante a pandemia, a pesquisadora Crystal Owens associou isso à forma como as pessoas comem Oreo. 

Então, ela e os colegas usaram vários sabores do biscoito no reômetro em diferentes velocidades. Após colarem mais de mil bolachas na máquina, chegaram à conclusão de que, em 80% delas, o recheio grudava em apenas uma das partes.

Assim, chegaram à conclusão de que não é a velocidade da torção, ou seja, em abrir a bolacha, mas na forma como você o faz (e um bocadinho de sorte, vai lá). Porém, a equipe também concluiu que, virando as faces onde o nome do biscoito está escrito para dentro, ficaria mais fácil deixar o recheio dos dois lados. 

Da mesma forma, prender as duas partes de forma simultânea, pois pensam que, naquela metade em que o recheio é grudado primeiro, há maior adesão. 

LEIA MAIS: Será que você sabe a diferença entre biscoito e bolacha? Descubra!

E os biscoitos da Europa?

Ah, e sabe o que é mais interessante? A princípio, é mais fácil abrir um biscoito e deixar o recheio dos dois lados na Europa! Segundo pesquisas similares feitas na Holanda, houve uma divisão uniforme do recheio entre as metades. Pode ser que o processo de fabricação da Oreo nos dois países seja diferente, né? 

 E você, tem sua técnica para abrir um biscoito e deixar o recheio dos dois lados? Se você gostou do conteúdo, visite nossa página para conferir outros assuntos. Entre agora no Brazil Greece!

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest