Brazil Greece

»

»

É possível abrir um biscoito e deixar o recheio dos dois lados? A ciência explica!

| Em 09/04/2023 às 16:45

Quando você era criança, tentava abrir o biscoito para deixar o recheio dos dois lados? Pois, saiba que, segundo pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), isto é possível!

Sim, pessoas se dedicaram a estudar um hábito de infância. E, não só isso, mas os resultados foram publicados na revista Physics of Fluids. Tudo começou a partir de observações do biscoito (ou bolacha?) Oreo. 

Vem ver como isso acontece! Daí, tente abrir o biscoito para deixar o recheio dos dois lados em casa!

Como abrir o biscoito e deixar o recheio dos dois lados?

Antes de mais nada, o levantamento deu conta de que a maior parte das pessoas que comem Oreo tem um padrão: primeiro, pressionam as partes, uma contra a outra. Depois, abrem e consomem cada metade em separado. Por sorte, haverá recheio em cada uma. 

Mas, será sorte mesmo? De acordo com a ciência, não! Tudo tem a ver com técnica! O estudo partiu do uso de materiais passíveis de utilizar tinta de impressão 3D (tudo isso para, depois, saber se dá para abrir um biscoito e deixar o recheio dos dois lados). 

O líquido, então, é “esmagado” entre duas placas de metal no reômetro, um dispositivo que mede deformação e resposta à torção de fluidos. Daí, durante a pandemia, a pesquisadora Crystal Owens associou isso à forma como as pessoas comem Oreo. 

Então, ela e os colegas usaram vários sabores do biscoito no reômetro em diferentes velocidades. Após colarem mais de mil bolachas na máquina, chegaram à conclusão de que, em 80% delas, o recheio grudava em apenas uma das partes.

Assim, chegaram à conclusão de que não é a velocidade da torção, ou seja, em abrir a bolacha, mas na forma como você o faz (e um bocadinho de sorte, vai lá). Porém, a equipe também concluiu que, virando as faces onde o nome do biscoito está escrito para dentro, ficaria mais fácil deixar o recheio dos dois lados. 

Da mesma forma, prender as duas partes de forma simultânea, pois pensam que, naquela metade em que o recheio é grudado primeiro, há maior adesão. 

LEIA MAIS: Será que você sabe a diferença entre biscoito e bolacha? Descubra!

E os biscoitos da Europa?

Ah, e sabe o que é mais interessante? A princípio, é mais fácil abrir um biscoito e deixar o recheio dos dois lados na Europa! Segundo pesquisas similares feitas na Holanda, houve uma divisão uniforme do recheio entre as metades. Pode ser que o processo de fabricação da Oreo nos dois países seja diferente, né? 

 E você, tem sua técnica para abrir um biscoito e deixar o recheio dos dois lados? Se você gostou do conteúdo, visite nossa página para conferir outros assuntos. Entre agora no Brazil Greece!

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais.

    É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Pode parecer precipitado tirar conclusões sobre alguém logo de cara, mas a ciência mostra que isso acontece o tempo todo, e muito rápido. De acordo com estudos da psicologia social, o cérebro humano forma impressões iniciais em menos de sete segundos. Em poucos...

Veja o que mais atrai formigas e baratas para a sua casa

Veja o que mais atrai formigas e baratas para a sua casa

Mesmo nas casas mais bem cuidadas, baratas e formigas podem aparecer de repente. Muitas vezes, o problema não está na limpeza em si, mas em pequenos detalhes do dia a dia que acabam passando despercebidos. Uma embalagem mal fechada, uma gota de gordura esquecida no...

0 comentários