Curiosidades

É possível abrir um biscoito e deixar o recheio dos dois lados? A ciência explica!

É possível abrir um biscoito e deixar o recheio dos dois lados? A ciência explica!
By     -   On

Quando você era criança, tentava abrir o biscoito para deixar o recheio dos dois lados? Pois, saiba que, segundo pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), isto é possível!

Sim, pessoas se dedicaram a estudar um hábito de infância. E, não só isso, mas os resultados foram publicados na revista Physics of Fluids. Tudo começou a partir de observações do biscoito (ou bolacha?) Oreo. 

Vem ver como isso acontece! Daí, tente abrir o biscoito para deixar o recheio dos dois lados em casa!

Como abrir o biscoito e deixar o recheio dos dois lados?

Antes de mais nada, o levantamento deu conta de que a maior parte das pessoas que comem Oreo tem um padrão: primeiro, pressionam as partes, uma contra a outra. Depois, abrem e consomem cada metade em separado. Por sorte, haverá recheio em cada uma. 

Mas, será sorte mesmo? De acordo com a ciência, não! Tudo tem a ver com técnica! O estudo partiu do uso de materiais passíveis de utilizar tinta de impressão 3D (tudo isso para, depois, saber se dá para abrir um biscoito e deixar o recheio dos dois lados). 

O líquido, então, é “esmagado” entre duas placas de metal no reômetro, um dispositivo que mede deformação e resposta à torção de fluidos. Daí, durante a pandemia, a pesquisadora Crystal Owens associou isso à forma como as pessoas comem Oreo. 

Então, ela e os colegas usaram vários sabores do biscoito no reômetro em diferentes velocidades. Após colarem mais de mil bolachas na máquina, chegaram à conclusão de que, em 80% delas, o recheio grudava em apenas uma das partes.

Assim, chegaram à conclusão de que não é a velocidade da torção, ou seja, em abrir a bolacha, mas na forma como você o faz (e um bocadinho de sorte, vai lá). Porém, a equipe também concluiu que, virando as faces onde o nome do biscoito está escrito para dentro, ficaria mais fácil deixar o recheio dos dois lados. 

Da mesma forma, prender as duas partes de forma simultânea, pois pensam que, naquela metade em que o recheio é grudado primeiro, há maior adesão. 

LEIA MAIS: Será que você sabe a diferença entre biscoito e bolacha? Descubra!

E os biscoitos da Europa?

Ah, e sabe o que é mais interessante? A princípio, é mais fácil abrir um biscoito e deixar o recheio dos dois lados na Europa! Segundo pesquisas similares feitas na Holanda, houve uma divisão uniforme do recheio entre as metades. Pode ser que o processo de fabricação da Oreo nos dois países seja diferente, né? 

 E você, tem sua técnica para abrir um biscoito e deixar o recheio dos dois lados? Se você gostou do conteúdo, visite nossa página para conferir outros assuntos. Entre agora no Brazil Greece!

Luciana Gomides

Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.