É possível abrir um biscoito e deixar o recheio dos dois lados? A ciência explica!

Sua velha mania de abrir o biscoito para deixar o recheio dos dois lados é possível, segundo a ciência

Quando você era criança, tentava abrir o biscoito para deixar o recheio dos dois lados? Pois, saiba que, segundo pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), isto é possível!

Sim, pessoas se dedicaram a estudar um hábito de infância. E, não só isso, mas os resultados foram publicados na revista Physics of Fluids. Tudo começou a partir de observações do biscoito (ou bolacha?) Oreo. 

Vem ver como isso acontece! Daí, tente abrir o biscoito para deixar o recheio dos dois lados em casa!

Como abrir o biscoito e deixar o recheio dos dois lados?

Antes de mais nada, o levantamento deu conta de que a maior parte das pessoas que comem Oreo tem um padrão: primeiro, pressionam as partes, uma contra a outra. Depois, abrem e consomem cada metade em separado. Por sorte, haverá recheio em cada uma. 

Mas, será sorte mesmo? De acordo com a ciência, não! Tudo tem a ver com técnica! O estudo partiu do uso de materiais passíveis de utilizar tinta de impressão 3D (tudo isso para, depois, saber se dá para abrir um biscoito e deixar o recheio dos dois lados). 

O líquido, então, é “esmagado” entre duas placas de metal no reômetro, um dispositivo que mede deformação e resposta à torção de fluidos. Daí, durante a pandemia, a pesquisadora Crystal Owens associou isso à forma como as pessoas comem Oreo. 

Então, ela e os colegas usaram vários sabores do biscoito no reômetro em diferentes velocidades. Após colarem mais de mil bolachas na máquina, chegaram à conclusão de que, em 80% delas, o recheio grudava em apenas uma das partes.

Assim, chegaram à conclusão de que não é a velocidade da torção, ou seja, em abrir a bolacha, mas na forma como você o faz (e um bocadinho de sorte, vai lá). Porém, a equipe também concluiu que, virando as faces onde o nome do biscoito está escrito para dentro, ficaria mais fácil deixar o recheio dos dois lados. 

Da mesma forma, prender as duas partes de forma simultânea, pois pensam que, naquela metade em que o recheio é grudado primeiro, há maior adesão. 

LEIA MAIS: Será que você sabe a diferença entre biscoito e bolacha? Descubra!

E os biscoitos da Europa?

Ah, e sabe o que é mais interessante? A princípio, é mais fácil abrir um biscoito e deixar o recheio dos dois lados na Europa! Segundo pesquisas similares feitas na Holanda, houve uma divisão uniforme do recheio entre as metades. Pode ser que o processo de fabricação da Oreo nos dois países seja diferente, né? 

 E você, tem sua técnica para abrir um biscoito e deixar o recheio dos dois lados? Se você gostou do conteúdo, visite nossa página para conferir outros assuntos. Entre agora no Brazil Greece!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais