Todo mês, é um susto quando pega o talão de energia para pagar? E, mais ainda, ao comparar o seu padrão de uso com o valor pago pelo serviço? De repente, o que puxa sua conta para cima são os eletrodomésticos que mais gastam energia e, de repente, você nem percebe!
Inicialmente, o que determina o gasto energético de um aparelho é sua potência. Entretanto, isso também depende de quantas horas por dia ou até, por mês, aquele eletrodoméstico é utilizado.
Assim, é muito importante saber quais são os eletrodomésticos que mais gastam energia para usá-los, quando possível, com moderação. Porque, afinal, economizar energia faz bem tanto para o nosso bolso quanto o meio ambiente, né?
Conheça os Eletrodomésticos que mais Consomem Energia
Eletrodomésticos que mais gastam energia
A seguir, confira a lista de eletrodomésticos que, aparentemente, gastam mais energia que os demais. Note que, entre eles, há aparelhos de uso recorrente em casa. Por isso, depois trataremos de dicas para economizar nesse consumo.
- Fogão elétrico – 6.000 W
- Chuveiro elétrico – 5.500 W
- Torneira elétrica – 5.500 W
- Secadora de roupas – 2.000 W
- Forno elétrico – 2.000 W
- Máquina de lavar louça – 1.500 W
- Forno de micro-ondas – 1.400 W
- Ar-condicionado – 1.000 W
- Aspirador de pó – 1.000 W
- Máquina de lavar roupa – 1.000 W
- Ferro de passar roupa – 1.000 W
Ok, a gente viu qual o gasto energético médio de cada aparelho, certo? Entretanto, a influência dos eletrodomésticos que mais gastam energia depende tanto da potência quando da utilização. Em outras palavras, por quanto tempo fica ligado ao longo do mês.
A propósito, há um cálculo que ajuda a identificar o gasto energético real de cada equipamento. Para isso, é preciso medir o tempo em que cada um fica ligado por dia ou, ainda, por mês. Ou seja:
potência do aparelho x número de horas por dia x número de dias no mês
O resultado da conta acima é, então, dividido por 1000. E é o valor final que identifica o consumo de cada aparelho na sua casa.
LEIA MAIS: Conheça Os 10 Carros Que Mais Gastam Combustível Segundo Especialistas!
Eletrodomésticos que mais gastam energia sem usar
Até aqui, vimos os aparelhos que apresentam alto gasto energético proporcionalmente ao uso. Mas, você sabia que alguns seguem consumindo energia mesmo desligados? É o caso da televisão, telefone sem fio, computador, micro-ondas, decodificador de TV a cabo e o carregador de celular (quando está plugado na tomada, mas não no aparelho).
Sendo assim, a dica para estes equipamentos, em específico, é retirá-los da tomada enquanto não estiver sendo usados.
Dicas para economizar na conta de energia
Agora que você já sabe quais eletrodomésticos mais gastam energia, que tal aplicar algumas dicas de economia em casa?
- Evite deixar a porta da geladeira aberta
- Deixe a geladeira em local ventilado
- Reduza a frequência dos banhos quentes
- Não durma com a televisão ligada
- Otimize o uso do ferro elétrico organizando a passagem das roupas
- Mantenha o ar-condicionado higienizado
- Prefira lâmpadas LED e desligue as que ficam nos cômodos desocupados
Em suma, vimos quais eletrodomésticos que mais gastam energia e o consumo médio de cada um. Também, aqueles aparelhos que, mesmo desligados, seguem com seu gasto energético. Diante disso, é importante otimizar a utilização dos mesmos, pois tanto seu bolso quanto o meio ambiente agradecem.
Se você gostou desse artigo e quiser saber mais, não deixe de conferir outros textos interessantes no site Brazil Greece e, caso queira ficar por dentro das novidades, clique aqui e selecione a opção ✩ Seguir!
0 comentários