O governo francês proibiu oficialmente nadar no Sena desde 1923. Em 1988, Jacques Chirac, então prefeito de Paris, propôs a limpeza do rio para que os parisienses pudessem nadar novamente.
No entanto, a concretização da limpeza do Sena se tornará uma realidade após 36 anos. Um projeto abrangente de limpeza, orçado em 1,4 bilhão de euros, está em andamento em Paris, visando transformar as águas poluídas do Sena em um local seguro para nadar.
Durante os Jogos Olímpicos de verão de Paris em 2024, as águas do Sena sediarão algumas competições de natação. Isso faz parte de um ambicioso plano para limpar o rio, tornando-o seguro para os nadadores.
Embora o rio tenha hospedado eventos de natação durante os Jogos Olímpicos de 1900, as autoridades proibiram a natação no Sena desde 1923 devido ao perigo de tráfego de embarcações e à poluição da água.
A cidade agora busca reviver o rio como um local de natação, tanto para os Jogos Olímpicos quanto para o público até 2025.
É seguro nadar no Sena?
Enquanto as margens do Sena são conhecidas como um dos lugares mais românticos do mundo para um passeio, suas águas se tornaram tão tóxicas que até os peixes lutam para sobreviver.
Além de ser um depósito para bicicletas quebradas e detritos, o rio Parisiense está poluído com esgoto não tratado.
A principal função do rio agora é transportar mercadorias e pessoas por barco.
No entanto, tudo isso está prestes a mudar. Visitantes da cidade daqui a alguns anos podem se encontrar dando um mergulho nas famosas águas!
Leia mais: Esta é a cidade que nasceu de costas para o mar! Você já visitou?
O que o projeto de limpeza do Sena envolve?
Um projeto abrangente de limpeza, orçado em 1,4 bilhão de euros, está em andamento para transformar as águas prejudiciais do Sena em um local de natação.
Embora o projeto possa ter permanecido apenas no papel por décadas, os Jogos Olímpicos iminentes aceleraram as obras.
O rio deve estar pronto para o triatlo olímpico e as provas de águas abertas até julho do próximo ano, seguido pelos Jogos Paralímpicos.
O Sena também será o centro da cerimônia de abertura, a ser realizada nas águas e margens do rio.
O projeto de limpeza inclui a remoção de casas flutuantes que despejam seus resíduos no rio e melhorias nas estações de tratamento de esgoto.
Grandes bacias de armazenamento também estão sendo construídas para evitar que resíduos contaminados com bactérias sejam despejados no rio durante chuvas.
Leia mais: 6 vilas gregas tradicionais para viver um conto de fadas no inverno, por um grego
Quando as pessoas poderão nadar no rio?
Após os Jogos Olímpicos, planeja-se abrir o rio ao público no verão de 2025. A prefeitura está considerando cinco locais de natação ao longo do Sena, tanto dentro de Paris quanto mais adiante.
Provavelmente haverá dois nas margens do Parc Rives de Seine e um no braço Marie no Paris Centre, um no porto de Bercy no 12º arrondissement e um no Allée du Bord-de-l’Eau em Boulogne-Billancourt no 16º. Portanto, além dos Jogos Olímpicos, aguardamos com expectativa o destino do famoso rio parisiense.
0 comentários