Por que gatos ‘amassam pãozinho’? Veja a origem curiosa desta atitude do seu pet

Seu gato amassa pãozinho em você? Esse é um sinal de afeto e relaxamento!

Já passou pela sua cabeça por que os gatos amassam pãozinho? Esse comportamento peculiar tem raízes na evolução dos felinos e diz muito sobre suas emoções e necessidades. Venha saber um pouco mais sobre o assunto e entenda seu felino!

A evolução dos felinos e os instintos selvagens

Os gatos selvagens amassavam o solo e as folhas para criar um espaço aconchegante para descansar e dormir. O hábito foi herdado pelos gatos domésticos, que também “amassam pãozinho” para preparar ninhos e locais macios antes de dormir ou dar à luz.

Esse comportamento começa já quando o gatinho nasce e se manifesta ainda durante a amamentação. O ato de amassar ajuda a estimular a liberação do hormônio ocitocina, o que contribui para o suprimento de leite materno.

Além disso, o amassar também é uma forma de comunicação tátil entre a mãe e seus filhotes. Isso porque liberam feromônios e criam um vínculo entre a gata e sua ninhada.

Por que os gatos continuam amassando pãozinho mesmo adultos?

Mesmo quando domesticados e adultos, os gatos preservam o instinto de amassar pãozinho, pois faz parte de sua natureza felina. Eles podem exibir esse comportamento quando estão relaxados, prestes a descansar ou quando são acariciados.

Amassar pãozinho pode ser uma forma de alívio e prazer para os gatos, liberando endorfinas que os deixam confortáveis e felizes.

O que o “amassar pãozinho” revela sobre a saúde do gato

Amassar pãozinho é geralmente um comportamento saudável e normal nos gatos. Indica que o felino está confortável, relaxado e, possivelmente, feliz em seu ambiente.

Quando um gato amassa pãozinho no seu colo, é uma maneira afetuosa de demonstrar que gosta da sua companhia e confia muito em você. Sinta-se privilegiado, pois gatos não demonstram esse tipo de confiança em qualquer pessoa.

No entanto, é essencial ficar atento a mudanças abruptas no comportamento do gato, como amassar pãozinho de forma agitada ou demonstrar desconforto. Nesse caso, leve-o ao veterinário para uma avaliação.

LEIA MAIS: O que ver primeiro nesta ilusão de ótica revelará muita coisa sobre você

Como lidar com as unhas afiadas do gato

Embora amassar pãozinho seja fofo e normalmente inofensivo, as unhas afiadas podem causar desconforto na pele humana.

Para evitar isso, coloque um pano sobre a sua pele quando o gato for amassar. Também é possível adestrá-lo com petiscos, recompensando seu comportamento gentil e não recompensando quando o animal for menos cuidadoso.

Caso você tenha se interessado pela matéria e queira ver mais, acesse o site do Brazil Greece!

você pode gostar também