A dependência emocional é um laço quase invisível, mas que pode “pesar” toneladas no bem-estar de uma pessoa e ser um alerta de um relacionamento desequilibrado. Portanto, venha conferir alguns sinais de dependência emocional que podem estar acontecendo no relacionamento.
Será que você é dependente emocionalmente da sua relação?
Você deixa o amor-próprio em segundo plano
Se você está perdendo a essência de quem é e se colocando em segundo plano, cuidado! A negligência com o amor-próprio, seja na saúde emocional, física ou espiritual, indica que a relação pode estar te consumindo mais do que nutrindo.
Leia mais: Pensamento negativo? 5 formas de ser otimista e positiva na vida
Você coloca o ‘nós’ acima do ‘eu’
O seu projeto de vida inclui apenas a figura do seu parceiro? Se todas as suas aspirações e sucessos parecem depender exclusivamente da presença do outro, é hora de refletir.
Um sinal claro de dependência emocional é quando a ideia de autonomia pessoal se torna difusa e o sucesso individual parece inalcançável sem a outra pessoa.
Você é refém da insegurança
A insegurança constante e o medo de abandono são sintomas típicos de dependência emocional. Portanto, se viver preocupado com a possibilidade de ser deixado para trás é sua rotina, é um sinal claro de que a balança emocional está desequilibrada.
Você vive em função do outro
Pergunte-se: sua vida pessoal está sendo ofuscada pela do seu parceiro? Quando a existência do outro se torna o centro do seu universo a ponto de suas próprias necessidades e desejos ficarem em segundo plano, é um indicativo de que você pode estar emocionalmente dependente.
Você se apega a nós emocionais
Se a ideia de se separar ou terminar o relacionamento parece inconcebível para você, a ponto de se sentir aprisionado, é um sinal vermelho. Relações autênticas são construídas com base na liberdade e no respeito mútuo.
Leia mais: 5 frases que os pais jamais devem dizer aos seus filhos
Você usa o seu ciúme como termômetro
Por último, um ciúme exacerbado, que passa dos limites da racionalidade e desemboca em possessividade e ansiedade, muitas vezes é reflexo de um temor profundo de perda, típico da dependência emocional.
Reconhecer esses sinais é o primeiro passo para reequilibrar a balança do seu relacionamento e, mais importante, a relação com você mesmo. Portanto, liberte-se das amarras invisíveis da dependência emocional e redescubra a leveza de amar – começando por si próprio.
0 comentários