Estar em busca de emprego pode ser um desafio, especialmente para aqueles que enfrentam dificuldades financeiras nesse momento. Diante disso, o governo do Estado de São Paulo divulgou uma boa notícia para aqueles que estão lutando para encontrar emprego: transporte gratuito para desempregados.
Transporte gratuito para desempregados: trens e metrô
Com o intuito de tornar mais fácil a procura por emprego, o governo do estado de São Paulo divulgou a disponibilidade de transporte sem custos para os desempregados.
Assim, a princípio, esse benefício se destina aos trabalhadores demitidos há pelo menos 30 dias e no máximo 180 dias. Portanto, durante três meses, esses indivíduos terão acesso gratuito a trens e metrô.
Leia mais: 6 destinos para aproveitar a Semana Santa no Brasil
Como obter o acesso gratuito
Além disso, para ter acesso a essa oportunidade, os desempregados precisam apresentar uma credencial aos fiscais localizados nas catracas dos terminais. Esta credencial pode ser obtida presencialmente na estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Para isso, é preciso estar portando os documentos necessários, incluindo RG ou algum outro documento oficial com foto, CPF, carteira de trabalho (física ou digital) com registro de desligamento e documento de rescisão. Ademais, vale ressaltar que a credencial pode ser emitida apenas uma vez e não está sujeita a renovação.
Leia mais: Como conseguir 50% de desconto no IPTU? Veja se você tem direito
Gratuidade nos ônibus intermunicipais
Além do transporte ferroviário gratuito, os desempregados também podem desfrutar de gratuidade nos ônibus de São Paulo.
Então, nesse caso, a gratuidade nos ônibus intermunicipais é concedida a indivíduos que cumpram um dos seguintes requisitos:
- Morar na região de São Mateus e Jabaquara, na capital;
- Residir ou ter trabalhado no último registro na região do ABC paulista;
- Morar no município de Mauá, no ABC, para aqueles que residem próximos ao Corredor Metropolitano ABD.
Você pode solicitar a carteirinha ligando para o número 4341-1175, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 11h e entre 13h e 16h. Em seguida, é necessário portar os seguintes documentos: carteira de trabalho, comprovante de residência, RG ou CNH, e documento de rescisão original com carimbo e assinatura.
0 comentários