NotíciasSaúde

Estudo faz descoberta incrível sobre fazer exercícios só no final de semana

Estudo faz descoberta incrível sobre fazer exercícios só no final de semana
By     -   On

Que fazer exercícios físicos faz bem para saúde, todo mundo já sabe. Porém, é comum que surjam dúvidas em relação à frequência que isso deve ser feito, sobretudo nos dias geralmente considerados de descanso. Felizmente, uma pesquisa da Universidade de Leeds apontou os benefícios de praticar atividades físicas nos finais de semana.

Como foi feito o estudo?

Contando com mais de 90 mil voluntários, os pesquisadores conseguiram descobrir que exercícios aos finais de semana carregam uma série de benefícios. Além de ajudar com o bem-estar e saúde mental, é um hábito excelente para o coração, especialmente em pessoas na meia-idade, que eram o foco dos estudos.

Para isso, foram utilizados dispositivos de monitoramento dos participantes durante atividades de intensidades variadas. Durante 6 anos e centenas de milhares de relatórios, foi possível perceber uma redução nos índices de AVCs (acidentes vasculares cerebrais) e problemas cardiovasculares, o que é muito significativo se comparado com os sedentários.

Inclusive, foram analisados grupos de pessoas que apenas se exercitavam aos finais de semana, sejam apenas em um ou dois dias. Além disso, atividades do cotidiano, como arrumar a casa, também foram consideradas.

Leia mais: 5 melhores dicas do mediterrâneo para você viver bem mais

Um aviso importante

Porém, para alguns dos responsáveis pela pesquisa, apesar dos resultados positivos, se exercitar apenas no sábado ou domingo não é o recomendado. Claro, já é muito melhor do que uma vida completamente sedentária, mas ele aponta que as verdadeiras vantagens só podem ser alcançadas com mais frequência.

Nesse sentido, pelo menos 150 minutos semanais de exercícios já pode fazer bastante diferença, mas 1 hora por dia seria o ideal. Portanto, tirar alguns minutos para andar de bicicleta, correr, nadar ou até mesmo dançar é extremamente recomendado, independentemente da idade. Ao longo prazo, essas práticas oferecem uma série de benefícios para o corpo e a mente.

Gostou deste artigo? Então, acesse o Brazil Greece e confira inúmeros outros artigos interessantes para você!

Agência Texty

Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.