Curiosidades

Por que os cavalos usam ferraduras e as vacas não? Descubra

Por que os cavalos usam ferraduras e as vacas não? Descubra
By     -   On

Os animais são realmente curiosos, existem coisas que são singulares de cada espécie e isso deixa a natureza cada vez mais bela.

No entanto, uma chama muita atenção por conta de algo muito característico, as ferraduras dos cavalos. Afinal, por que eles possuem essas peças e as vacas não?

As ferraduras

As ferraduras são peças que, apesar do nome sugestivo, podem ser feitas de ferro, alumínio, poliuretano, ímã e até plástico, assim como outros materiais.

No entanto, a maioria, atualmente, é feita de aço, já que por meio deste é possível obter uma maior resistência e durabilidade.

Além do uso original para os cavalos, a ferradura também é símbolo de sorte, também atrai a prosperidade, afasta o azar e as energias negativas.

Em muitas culturas o objeto tem a função de amuleto de proteção, sendo constantemente utilizado como pingente de pulseiras e colares para que as pessoas o carreguem consigo.

LEIA MAIS: ESTA atitude com os animais pode te fazer pagar de até R$ 50 mil!

Por que os cavalos usam ferraduras?

Historicamente, os cavalos sempre estiveram ao lado do homem. Seja em guerras, como esporte ou simplesmente pelo amor e carinho, estes animais permaneceram.

Por conta desse vínculo, o ser humano sempre tentou buscar a melhor forma de cuidado para lidar com eles, e por isso o uso das ferraduras foi instituído.

As ferraduras foram criadas com a finalidade de proteger e fortalecer os cascos e patas dos cavalos. Na ausência delas, os cascos dos animais se desgastam gradualmente, conforme se deslocam de uma região para outra.

Isso acontece, sobretudo, quando o terreno é árido e duro, ou então quando precisam passar por locais assim.

No entanto, cavalos domesticados que carregam seus donos e até mesmo carrocinhas, precisam ainda mais desses itens, principalmente para evitar lesões.

Afinal, além do próprio peso, suas patas se desgastam muito mais com a carga que lhe é imposta. Por isso, mulas e jumentos também utilizam ferraduras, mas as vacas não.

As vacas não precisam das ferraduras

As vacas não precisam de ferraduras, já que não vivem sob as mesmas condições dos cavalos, mulas e jumentos. Elas não percorrem terrenos variados ou transportam pessoas e cargas, tornando o uso das ferraduras desnecessário para esses animais.

Gostou da curiosidade? Então não se esqueça de conferir outras informações interessantes em Brazil Greece!

Agência Texty

Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.