Brazil Greece

»

»

Como eram os gigantes da Mitologia Grega? Um grego te conta

| Em 21/03/2024 às 21:16

Na rica história da mitologia grega, os Gigantes ocupam um lugar de destaque, personificando a força bruta e a selvageria primal em contraste com a ordem e o poder dos deuses do Olimpo. Mas quem eram os gigantes da mitologia grega? De onde vieram? Qual foi seu papel nas histórias épicas da Grécia Antiga? Então, hoje vamos

Nos tempos antigos, Hesíodo (700 ou 800 a.C.), o segundo poeta mais importante da antiguidade após Homero, refere-se no seu poema narrativo “Teogonia” (184-187) ao mito do nascimento dos Gigantes.

Como e onde os gigantes da mitologia grega nasceram?

Alguns poetas antigos afirmaram que os gigantes nasceram do corpo da Terra quando ela derramou sobre eles o sangue da ferida do Céu após ser mutilado por Cronos. Da mesma forma, nasceram também as Erínias e as Ninfas. Na “Herogonia”, Hesíodo descreve os gigantes como semideuses ou heróis nascidos de pais mortais e mães imortais.

Por outro lado, Homero na “Odisseia” nos versos (56-60) argumenta que os Gigantes são um povo mítico, semideuses (de natureza divina e humana), e os caracteriza como superiores (ousados e arrogantes).

As Flegras, mencionadas como o local de nascimento dos Gigantes e do conflito entre eles e os Olimpianos, são o antigo nome de Pallene, um assentamento que ainda hoje está localizado na primeira península de Chalkidiki.

O que exatamente eram os gigantes da mitologia grega?

Os Gigantes na mitologia grega eram seres terríveis e sobrenaturais. Tinham forma humana, mas eram assustadores à vista, com grande altura e força. Seus corpos eram variados, alguns tinham pernas que terminavam em serpentes, outros tinham pele escamosa, enquanto alguns tinham caudas de réptil. Geralmente, tinham cabelos densos e longas barbas.

Em suas mãos peludas, seguravam lanças longas e brilhantes. Embora tivessem origem divina, eram mortais ou pelo menos precisavam ser atacados simultaneamente por um deus e um mortal para serem mortos. Outras tradições diziam que alguns dos Gigantes eram imortais enquanto estivessem pisando no solo onde nasceram.

Os Gigantes eram muito mais numerosos do que os Titãs, os Ciclopes e os Hecatônquiros, estimando-se em torno de cem. Habitavam nas costas ocidentais do Oceano, onde frequentemente eram visitados pelos deuses e participavam de seus banquetes. O poder dos Gigantes era inimaginável. Podiam facilmente deslocar rochas inteiras e lançá-las longe.

 

Leia mais: 5 mistérios da Grécia Antiga que ainda permanecem sem solução

A Gigantomaquia: uma batalha épica entre deuses e gigantes da mitologia grega

A Terra estava indignada com o destino dos Titãs após o término da Titanomaquia. Apesar de ter ajudado seu neto Zeus de todas as formas para que prevalecesse, não suportava ver seus filhos aprisionados no Tártaro. Assim, ao ver a imensa força dos Gigantes, os incitou a travar guerra contra os Olímpicos. Zeus e seus irmãos tiveram que enfrentar mais uma provação. Portanto, eclodiu uma terrível batalha entre gigantes e deuses olímpicos, que ficou conhecida na história como a Gigantomaquia.

Foi uma batalha épica descrita nas obras épicas da literatura grega antiga, como na “Teogonia” de Hesíodo e em outras tradições míticas. Os deuses olímpicos, liderados por Zeus, finalmente prevaleceram sobre os Gigantes, restaurando a ordem no mundo e reafirmando seu poder.

Até hoje, várias religiões em todo o mundo mencionaram os gigantes e têm dividido aqueles que acreditam que eles realmente existiram daqueles que consideram ser apenas um mito. Por fim, é importante mencionar que circulam fotos na internet de vários esqueletos humanos gigantes que foram rotulados como falsos, enquanto alguns afirmam que são reais.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

Dinamarca, por que a terra dos Vikings é o país mais feliz do mundo?

Dinamarca, por que a terra dos Vikings é o país mais feliz do mundo?

A Dinamarca, um dos países mais felizes e acolhedores do mundo, está localizada no norte da Europa, sendo a “ponte” entre a Europa continental e a Escandinávia. Com uma rica história, design moderno e respeito pela natureza, a Dinamarca combina tradição com um estilo...

Calistenia, conheça o segredo dos gregos para corpo forte e mente livre

Calistenia, conheça o segredo dos gregos para corpo forte e mente livre

A calistenia tem conquistado recentemente os amantes do fitness, mas não é apenas uma tendência passageira. As raízes da calistenia se perdem profundamente na Antiguidade, na época em que os antigos gregos acreditavam que corpo e mente eram inseparáveis. Não era...

10 técnicas para atrair as pessoas certas para a sua vida

10 técnicas para atrair as pessoas certas para a sua vida

Já reparou como algumas pessoas parecem ter um encanto natural? Basta chegarem e, de repente, o ambiente fica mais leve, as conversas fluem e todos querem estar por perto. Isso não tem a ver com sorte, nem com aparência. O segredo está em pequenos gestos, atitudes...

6 coisas que os estacionamentos não querem que você saiba

6 coisas que os estacionamentos não querem que você saiba

Estacionar parece algo simples: parar o carro e seguir a vida. Mas por trás dessa rotina existem regras que muita gente desconhece, e entender como elas funcionam pode evitar dores de cabeça. Veja alguns pontos importantes que passam despercebidos por muitos...

7 coisas que você pode ‘comprar’ para ser mais feliz

7 coisas que você pode ‘comprar’ para ser mais feliz

Alguns sobrenomes parecem ter sido feitos para combinar com nomes femininos. Eles soam bem, têm ritmo e carregam significados que ganham ainda mais charme quando ditos juntos. Há algo de poético nessa união entre tradição e identidade, e talvez por isso tanta gente se...

5 melhores plataformas para você aprender grego rápido

5 melhores plataformas para você aprender grego rápido

Aprender grego pode parecer um grande desafio, mas também é uma experiência incrível. É como abrir uma janela para um novo mundo, cheio de história, cultura e descobertas. Mesmo sendo grego, e acostumado a um alfabeto bem diferente, decidi aprender inglês e português....

0 comentários