Receitas

Vinho Quente Alemão – GRINGO ensina receita que irá BOMBAR o seu natal!

Vinho Quente Alemão – GRINGO ensina receita que irá BOMBAR o seu natal!
By     -   On

Hoje você verá como fazer o famoso “Glühwein”. Essa bebida também recebe o nome de: Vinho Quente, Vino Caliente, Glögg, Vin Brulé, Bisschopswijn, Vin Chaud, Candol …

Por fim, você pode chamá-la como quiser, dependendo de qual parte do mundo você irá pedi-la!

A história do Glühwein

Os primeiros vestígios de Glühwein datam do Império Romano, em 20 dC, quando havia uma mistura alcoólica conhecida como Conditum paradoxum.

Os romanos ferveram o vinho com mel e depois colocaram especiarias (pimenta, louro, açafrão). Ao longo dos séculos, este vinho quente tem sido associado à saúde, calor e felicidade.

Além disso, este maravilhoso vinho quente chamado Glühwein tornou-se famoso principalmente no mundo pelos alemães em 1400 em Colônia!

Então, sua conexão com o Natal surgiu na Inglaterra vitoriana e até hoje é a principal bebida de Natal na maioria dos países ocidentais.

Por fim, você o encontrará em abundância nos mercados de Natal da Europa Central! Mas checar então essa receita genuína para fazer este maravilhoso vinho doce quentinho!

Receita de Glühwein

Ingredientes:

  • 2 laranjas grandes
  • 4 xícaras de vinho (1 litro)
  • ½ xícara (100 gramas) açúcar mascavo
  • 2 paus de canela
  • 6 cravos
  • 3 lóbulos de cardamomo
  • 20 ml de Brandy ou licor de laranja (opcional)

LEIA MAIS: Vai Uma Gelada Aí? Veja As 4 Cervejas Puro Malte Mais Famosas E Desejadas!

Modo de Preparo:

  1. Primeiro, com uma faca, remova a casca de uma laranja e torça a casca com a mão sobre uma panela pequena para liberar os óleos. Então, esprema e faça suco da mesma laranja.
  2. Depois de torcer a casca da laranja sobre a panela, despeje-a e adicione o suco de laranja.
  3. Então, despeje o açúcar mascavo, as canelas em pau, os cravos e o cardamomo.
  4. Em seguida, despeje meio litro de vinho, o licor e mexa por 2-3 minutos em fogo médio até que o açúcar esteja dissolvido à mistura.
  5. Coloque o vinho restante e aumente a chama para fogo alto por 5 minutos até que a mistura fique homogênea.
  6. Então, continue fervendo em fogo baixo por 20 minutos até que os sabores se misturem.
  7. Por fim,  sirva com uma colher em canecas e corte a outra laranja em fatias para decorar. Então, adicione a cada xícara/caneca.

P.S. Você também pode adicionar um conhaque que é a escolha tradicional. Mas o Cointreau (ou outro licor de laranja) também é uma ótima alternativa.

Se você gostou desse artigo e quiser saber mais, não deixe de conferir outros textos interessantes no site Brazil Greece.

Konstantinos P.

Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.