10 destinos turísticos do Guinness Book você para visitar!

10 destinos turísticos do Guinness Book você para visitar!
By     -   On

No que você se inspira para escolher as atrações turísticas que quer visitar? Influenciadores do Instagram? Filmes e séries? Livros favoritos? Pois, o CNN Gastronomia & Viagens elaborou mais uma fonte de dicas: o Guinness Book! Sim, existem, pelo menos, 10 destinos turísticos listados no Livro dos Recordes que merecem uma visita! E a gente trouxe para você escolher os seus!

Floresta Amazônica (América do Sul), a maior floresta tropical do mundo pelo Guinness Book

Melhores destinos do Guinness Book.
Freepik.

Olha ela! Começamos nossa lista com um patrimônio natural, a Floresta Amazônica. Com aproximadamente 6,5 milhões de km², abrange nove países, sendo eles:

  • Brasil
  • Colômbia
  • Equador
  • Bolívia
  • Peru
  • Venezuela
  • Guiana
  • Guiana Francesa
  • Suriname

No entanto, o destino não está no Livro dos Recordes apenas pela extensão da floresta. O Rio Amazonas, que a cruza, é o maior rio em fluxo do mundo, desembocando 340 mil m³ (12 milhões de pés cúbicos) por segundo.

Leia mais: 15 patrimônios da humanidade na Grécia lindos e de cair o queixo

Cavernas subaquáticas de Yucatán (México)

Destinos do Guinness Book.
Freepik.

O mais longo sistema de cavernas do mundo, conforme o Guinness Book, fica na Península de Yucatán. Juntas, as cavernas Sac Actun (Sistema de Caverna Branca) e Dos Ojos (“Dois Olhos”) possuem, nada menos, que 371,95 km de comprimento!

Só para ter uma ideia, isso equivale a quatro vezes a extensão do Canal do Panamá! Para entrar nelas, a pessoa precisa passar pelos cenotes, buracos que seriam, conforme a lenda, portais para o submundo.

Burj Khalifa (Emirados Árabes): edifício mais alto do mundo pelo Guinness Book

Destinos do Guinness Book.
Freepik.

Na cidade dos superlativos, claro que não faltaria um destino digno de Livro dos Recordes, né? O Burj Khalifa tem 828 metros de altura e humildes 163 andares. Com isso, ganhou o título de edifício mais alto do mundo.

Oficialmente inaugurado em janeiro de 2010, conta com 26 mil painéis de vidro cortados à mão revestindo o seu interior. Só para ilustrar, a limpeza de toda a sua estrutura leva três meses.

Além de residência, o prédio também abriga escritórios e um hotel. Mas, pode ser que o reinado dure pouco. A Torre de Jeddah, na Arábia Saudita, está em construção e deve alcançar mil metros de altura.

Cataratas do Niágara (Canadá)

Destinos do Guinness Book.
Freepik.

Agora, indo para a fronteira dos Estados Unidos com o Canadá, temos a queda d’agua mais visitada do mundo, de acordo com o Guinness Book: as Cataratas do Niágara.

E o título não veio à toa! Anualmente, cerca de 22,5 milhões de pessoas passam por lá. Por exemplo, o Pica-Pau fez suas travessuras ali!

Leia mais: 8 países em que brasileiro não precisa de passaporte para entrar

Sagrada Família (Barcelona, Espanha)

Destinos do Guinness Book.
Freepik.

Quem é que não se impressiona com a magnitude da Sagrada Família? Um dos principais cartões postais de Barcelona, a obra de Gaudí entrou para o Livro dos Recordes como a igreja Art Nouveau mais alta do mundo.

Apesar de inacabada, o título veio sobretudo pelas torres monumentais. Das 18, nove foram concluídas, entre elas, a inaugurada em 2021, com 138 metros.

Porém, outra gigante está por vir: a Torre de Jesus, que deve alcançar 172,5 metros. Assim, a igreja deve ganhar outro título, a de mais alta de todas, ganhando da Igreja Luterana de Ulm, com 161,5 metros de altura.

O Guinness Book nos dá dois pontos turísticos na Itália: Vaticano e o Coliseu

Destinos do Guinness Book.
Freepik.

Quando estiver em Roma, inegavelmente, vai visitar duas atrações que constam no Livro dos Recordes. Primeiro, o Coliseu, o maior anfiteatro já construído e, também, o maior que continua em pé. São 2 hectares de área, o que equivale a três campos de futebol.

Ademais, o Vaticano, o menor país do mundo com território de 0,44 km². Por lá, vivem 825 pessoas. No entanto, a residência do Papa também consta no livro, mas como o maior palácio religioso existente, com mais de mil quartos.

Leia mais: Ilha Grega é o melhor destino para viajar sozinho e voltar mais feliz

Três destinos do Livro dos Recordes ficam na França

Destinos do Guinness Book.
Freepik.

Por fim, a lista reúne três atrações turísticas francesas que aparecem no Guinness Book. E, claro, merecidamente:

  • Jardim do Palácio de Versalhes: o maior jardim do mundo, com área de 100 hectares. Seus laranjais, fontes, bosques e esculturas ficam em um terreno total de 800 hectares, que abriga o palácio de Luís XIV
  • Museu do Louvre: galeria de arte mais visitada do mundo. Somente em 2018, recebeu 10,2 milhões de turistas. Além da Mona Lisa, o museu abriga outras 35 mil obras, pelo menos
  • Torre Eiffel: sozinha, ostenta dois títulos. Primeiramente, o ponto turístico pago mais visitado do mundo, com até 7 milhões de pessoas passando por lá, todos os anos. Em segundo lugar, estrutura de ferro mais alta existente, com 330 metros de altura.

E então, já visitou algum destes pontos turísticos listados no Guinness Book? Sem dúvidas, são opções incríveis de conhecer, hein?

Luciana Gomides

Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.