Brazil Greece

»

»

Petiscos que formam o par perfeito com cerveja para um carnaval inesquecível!

| Em 17/02/2023 às 19:15

As habilidades e teoria de harmonização nasceram com o vinho, porém isso não foi uma limitação. Com o avanço das cervejas, a criação de cervejas artesanais, surgiu também a arte de combinar comidas e cervejas. Para aprender mais sobre a arte de harmonização de cervejas, confira o artigo na íntegra!

LEIA MAIS: Vai uma gelada aí? Veja as 4 cervejas puro malte mais famosas e desejadas!

Harmonização de cerveja, isso existe?

Diferentemente do vinho, produzido a partir de uma única matéria-prima, a cerveja possui a sua elaboração de, pelo menos, quatro ingredientes: o malte, lúpulo, água e levedura. Isso, possibilita uma infinidade de combinações com os alimentos.

Por isso, é importante escolher o rótulo certo para o prato, o que também não faz da tarefa algo fácil, uma vez que são mais de 150 estilos de cerveja no mundo e infinitas possibilidades culinárias. Assim, confira algumas dicas para conseguir harmonizar melhor.

Ajuste as intensidades

Para que a harmonização funcione, é necessário combinar os pratos com cervejas mais suaves, assim como os alimentos mais intensos pedem cervejas mais potentes. Dessa forma, isso impede que os sabores da cerveja sobreponham o prato, ou vice-versa.

Cervejas boas para serem harmonizadas

  • Cerveja a base de trigo

Cervejas produzidas a base de trigo, ou malte de trigo, são ótimas para harmonizarem, principalmente por possuírem diferentes graus de intensidade. Uma Weizenbier, cerveja alemã, possui uma maior intensidade e assim um maior dulçor e corpo. Por isso, combina muito com saladas intensas, peixes, frutos-do-mar e aves.

  • Cervejas Belga

As cervejas de tradição belga possuem uma composição complexa, e por isso são dotadas de sabores e aromas. A Belgian Dubbel, por exemplo, é uma cerveja de coloração marrom escura, mais alcoólica, com toques de frutas passas e leve condimentação. Seu sabor combina muito bem com carnes vermelhas em geral.

Para quem deseja harmonizar com peixes, frutos-do-mar, aves e carne suína, a Belgian Tripel é uma excelente opção. Sua intensidade mediana, possui maltes com notas de mel, cascas de pão e aromas frutados.

LEIA MAIS: As cervejas alternativas mais desejadas que você tem que provar em 2023!

Gostou desse conteúdo? Acesse o Brazil Greece e confira inúmeros outros artigos interessantes para você!

  • Agência Texty

    Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

0 comentários