Brazil Greece

»

»

Hidrogênio branco: a revolução energética que pode mudar o mundo

| Em 14/11/2023 às 19:00

O hidrogênio branco, também conhecido como “ouro geológico”, é uma dádiva natural presente na crosta terrestre, emergindo como um potencial cálice sagrado para a crise climática.

A singularidade do hidrogênio branco reside em sua capacidade de produzir apenas água quando queimado, tornando-o uma fonte altamente atrativa de energia limpa. Setores intensivos em energia, como aviação, navegação e metalurgia, estão ávidos por uma solução que vá além das limitações das fontes renováveis convencionais, como solar e eólica.

Embora o hidrogênio seja o elemento mais abundante no universo, geralmente está ligado a outras moléculas. Até hoje, a produção comercial de hidrogênio dependia de processos intensivos em energia alimentados por combustíveis fósseis.

O hidrogênio difere dependendo da cor

O hidrogênio possui uma paleta de cores, representando diferentes tipos. O “cinza” provém do metano, o “marrom” do carvão, e o “azul” é similar ao “cinza”, mas com a captura de poluentes. O mais promissor, ecologicamente falando, é o “verde”, produzido por meio de fontes renováveis para a eletrólise da água.

No entanto, a produção em pequena escala e os custos ainda elevados tornam o hidrogênio verde uma opção desafiadora. Assim, o hidrogênio branco, uma fonte aparentemente abundante e subutilizada, está ganhando destaque.

Leia mais: 4 dicas para reduzir a sua conta de energia pela metade

O acidente no Mali que mudou tudo

E um dia, soubemos sobre o Mali. Um país extremamente pobre na África Ocidental que, aparentemente, possui vastos depósitos de hidrogênio branco. Em 1987, na aldeia de Bourakebougou, um agricultor sentado ao lado de um poço tentou acender um cigarro. Em questão de segundos, a área sacudiu por uma explosão gigantesca, com o próprio homem sofrendo graves queimaduras.

Uma empresa de petróleo e gás reabriu o poço em 2011, que fechou após o acidente. Relatos indicam que o poço continha um gás, revelando-se 98% de hidrogênio. Utilizou-se esse hidrogênio para fornecer energia à aldeia, e mais de uma década depois, ainda está em produção.

Estudos sobre o Hidrogênio de especialistas

Em 2018, um estudo foi lançado sobre esse depósito, chamando a atenção da comunidade científica e de Jeffrey Ellis, que trabalha como geoquímico de petróleo desde a década de 1980.

Ele observou a rápida expansão da indústria do gás de xisto nos EUA, que revolucionou o mercado de energia, e agora, estamos em algo que eu acho que é possivelmente uma segunda revolução.

Isabelle Moretti, também especialista em hidrogênio branco, acredita que o futuro não está na busca por recursos, mas na identificação de grandes depósitos que tornem o hidrogênio branco economicamente acessível.

Depósitos já foram identificados em várias partes do mundo, prometendo uma nova era na produção de energia limpa. Então, o hidrogênio branco surge como uma peça-chave na construção de um futuro mais verde e sustentável, desencadeando silenciosamente uma revolução na energia limpa.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Você sabia que existe um aeroporto em Paris que possui consoles de PlayStation e outros jogos eletrônicos que você pode jogar durante a sua espera? Não há dúvida de que Paris é um dos lugares mais visitados do mundo. E o que um lugar com muitos turistas precisa?...

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

No interior da Bahia, descobrimos uma cidade de 50.000 habitantes que tem muitos elementos comuns da Grécia. Estamos falando sobre o município de Macaúbas que está situado na região central do estado da Bahia, na chamada Zona Fisiográfica da Serra Geral, Chapada...

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Se você está em busca daquela Bahia autêntica, onde o som das ondas e o vento nas falésias substituem o barulho das caixas de som, a Praia do Taípe é o seu lugar. Localizada estrategicamente entre o agito de Arraial d'Ajuda e o charme de Trancoso, ela é considerada...

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *