Brazil Greece

»

»

O ioiô é o segundo brinquedo mais antigo do mundo! E qual é o primeiro?

| Em 25/02/2023 às 17:15

A história por trás do ioiô é bem antiga e digamos misteriosa. Não se sabe bem ao certo onde nasceu a origem do brinquedo. Mas apesar de ter chegado nos Estados Unidos por volta dos anos 1916, ele já existia previamente nas Filipinas. Pouco se discute, mas o que historiadores descobriram é que a origem do ioiô advinha da Antiguidade. Para saber mais sobre o quão velho é o ioiô, confira o artigo na íntegra!

Há quanto tempo o ioiô existe?

O ioiô, como conhecemos atualmente, aparentemente surgiu nas Filipinas, onde era um brinquedo muito popular entre as crianças. Seu nome, advém do filipino e significa “volte aqui”.

Existem boatos de que, antes mesmo de ser considerado um brinquedo infantil, o mesmo serviu originalmente como arma e instrumento de caça. Segundo boatos, os nativos utilizavam-no como instrumento, ao colocar duas pedras no lugar dos discos e uma corda de até seis metros.

O responsável pela chegada ao brinquedo à América do Norte teria sido o filipino Pedro Flores, que emigrou para o país e estabeleceu uma fábrica de brinquedos na cidade de Santa Bárbara (Califórnia).

Devido às promoções e a grande propaganda gerada pela empresa, o produto virou uma febre. Em 1932, Londres sediou a primeira competição mundial de ioiô, consagrando o momento em que o brinquedo estava em seu auge.

LEIA MAIS: Por Que As Portas Dos Banheiros Públicos Não Tocam O Chão? Você Nem Imagina…

  • Sua origem na Antiguidade…

Pesquisas mais profundas revelam que, antes mesmo de Flores introduzir o ioiô à população de várias nações, os gregos já se divertiam com o brinquedo, por volta de 500 a.C. A pintura de um vaso grego de 440 a.C. mostra um menino brincando com um ioiô.

Através das rotas comerciais, os ioiôs se espalharam pela Ásia e Europa, chegando à Escócia, Inglaterra, Egito e Índia, a partir do século XVIII, podendo observar ilustrações francesas e indianas, mostrando senhoras da nobreza se distraindo com semelhante brinquedo. Hoje, para além de um brinquedo, o ioiô também é um esporte.

E, qual seria o primeiro brinquedo da história? Bem, ao que tudo indica, o primeiro brinquedo foi a bola, algo que usamos até hoje, não é à toa que somos conhecidos como o país do futebol.

Se você gostou desse artigo e quiser saber mais, não deixe de conferir outros textos interessantes no site Brazil Greece e, caso queira ficar por dentro das novidades, acesse o nosso portal de notícias e selecione a opção ✩ Seguir!

  • Agência Texty

    Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.

RECENTES

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Você sabia que existe um aeroporto em Paris que possui consoles de PlayStation e outros jogos eletrônicos que você pode jogar durante a sua espera? Não há dúvida de que Paris é um dos lugares mais visitados do mundo. E o que um lugar com muitos turistas precisa?...

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

No interior da Bahia, descobrimos uma cidade de 50.000 habitantes que tem muitos elementos comuns da Grécia. Estamos falando sobre o município de Macaúbas que está situado na região central do estado da Bahia, na chamada Zona Fisiográfica da Serra Geral, Chapada...

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Se você está em busca daquela Bahia autêntica, onde o som das ondas e o vento nas falésias substituem o barulho das caixas de som, a Praia do Taípe é o seu lugar. Localizada estrategicamente entre o agito de Arraial d'Ajuda e o charme de Trancoso, ela é considerada...

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

0 comentários