Curiosidades

O ioiô é o segundo brinquedo mais antigo do mundo! E qual é o primeiro?

O ioiô é o segundo brinquedo mais antigo do mundo! E qual é o primeiro?
By     -   On

A história por trás do ioiô é bem antiga e digamos misteriosa. Não se sabe bem ao certo onde nasceu a origem do brinquedo. Mas apesar de ter chegado nos Estados Unidos por volta dos anos 1916, ele já existia previamente nas Filipinas. Pouco se discute, mas o que historiadores descobriram é que a origem do ioiô advinha da Antiguidade. Para saber mais sobre o quão velho é o ioiô, confira o artigo na íntegra!

Há quanto tempo o ioiô existe?

O ioiô, como conhecemos atualmente, aparentemente surgiu nas Filipinas, onde era um brinquedo muito popular entre as crianças. Seu nome, advém do filipino e significa “volte aqui”.

Existem boatos de que, antes mesmo de ser considerado um brinquedo infantil, o mesmo serviu originalmente como arma e instrumento de caça. Segundo boatos, os nativos utilizavam-no como instrumento, ao colocar duas pedras no lugar dos discos e uma corda de até seis metros.

O responsável pela chegada ao brinquedo à América do Norte teria sido o filipino Pedro Flores, que emigrou para o país e estabeleceu uma fábrica de brinquedos na cidade de Santa Bárbara (Califórnia).

Devido às promoções e a grande propaganda gerada pela empresa, o produto virou uma febre. Em 1932, Londres sediou a primeira competição mundial de ioiô, consagrando o momento em que o brinquedo estava em seu auge.

LEIA MAIS: Por Que As Portas Dos Banheiros Públicos Não Tocam O Chão? Você Nem Imagina…

  • Sua origem na Antiguidade…

Pesquisas mais profundas revelam que, antes mesmo de Flores introduzir o ioiô à população de várias nações, os gregos já se divertiam com o brinquedo, por volta de 500 a.C. A pintura de um vaso grego de 440 a.C. mostra um menino brincando com um ioiô.

Através das rotas comerciais, os ioiôs se espalharam pela Ásia e Europa, chegando à Escócia, Inglaterra, Egito e Índia, a partir do século XVIII, podendo observar ilustrações francesas e indianas, mostrando senhoras da nobreza se distraindo com semelhante brinquedo. Hoje, para além de um brinquedo, o ioiô também é um esporte.

E, qual seria o primeiro brinquedo da história? Bem, ao que tudo indica, o primeiro brinquedo foi a bola, algo que usamos até hoje, não é à toa que somos conhecidos como o país do futebol.

Se você gostou desse artigo e quiser saber mais, não deixe de conferir outros textos interessantes no site Brazil Greece e, caso queira ficar por dentro das novidades, acesse o nosso portal de notícias e selecione a opção ✩ Seguir!

Agência Texty

Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.