Curiosidades

5 coisas da sua casa que são tóxicas para os cachorros

5 coisas da sua casa que são tóxicas para os cachorros
By     -   On

Quando temos um cachorro em casa, é essencial garantir que o ambiente seja seguro para ele. Inclusive, muitas pessoas nem imaginam que existem várias coisas comuns em nossas casas que podem ser tóxicas para os nossos amigos de quatro patas. Por isso, aqui separamos produtos e itens da sua casa que são tóxicos para os cachorros. Será que você já sabia de alguma delas?

Produtos e itens da sua casa que são tóxicos para os cachorros.

1. Remédios

Você sabia que os remédios são uma das principais causas de intoxicação em cachorros? Muitas vezes, os deixamos em locais de fácil acesso, como a mesa de cabeceira ou o balcão do banheiro. Porém, é importante lembrar que os remédios para humanos não são adequados para animais de estimação e podem causar sérios danos à saúde deles.

Assim, para evitar acidentes, mantenha todos eles fora do alcance do seu cachorro. Guarde-os em armários fechados ou em prateleiras altas. Além disso, se precisar dar algum remédio ao seu cachorro, consulte sempre o veterinário para obter a dosagem correta e o tipo de medicamento adequado para ele.

Leia mais: 10 cachorros mais fofos, segundo matemática grega

2. Itens de limpeza

Além disso, os produtos de limpeza que usamos em casa também podem ser extremamente tóxicos para os cachorros. Por exemplo, produtos como alvejantes, desinfetantes, detergentes e limpadores de vidro contêm substâncias químicas que podem causar irritação na pele, nos olhos e no sistema respiratório dos cachorros.

Então, para garantir a segurança do seu cachorro, mantenha os produtos de limpeza em armários fechados e fora do alcance dele. Ao limpar a casa, certifique-se de que o seu cachorro não esteja por perto e evite usar produtos com cheiros fortes ou que liberem vapores tóxicos.

3. Chocolate

O chocolate é uma delícia para nós, humanos, mas pode ser extremamente perigoso para os cachorros. O cacau possui um composto denominado teobromina, que apresenta toxicidade para os cães.

Consumir chocolate pode resultar em manifestações como vômitos, diarreia, tremores, convulsões e, em casos extremos, pode levar à fatalidade. Portanto, é importante manter o chocolate fora do alcance do seu cachorro. Evite deixar barras de chocolate ou sobremesas que contenham chocolate em locais onde ele possa alcançar.

Leia mais: 10 raças de cachorros mais antigas do mundo que você pode ter em casa

4. Itens de jardinagem

Os itens de jardinagem, como fertilizantes, pesticidas e plantas tóxicas, também podem representar um perigo para os cachorros. Muitos fertilizantes e pesticidas contêm substâncias químicas que podem ser prejudiciais à saúde dos animais. Além disso, algumas plantas são tóxicas para os cachorros e podem causar desde irritação na pele até problemas mais graves, como insuficiência renal.

Se você tem um jardim em casa, certifique-se de que os produtos de jardinagem estejam armazenados em local seguro, fora do alcance do seu pet. Além disso, informe-se sobre quais plantas são tóxicas para o seu cãozinho e evite tê-las em casa. Caso ele entre em contato com algum produto de jardinagem ou planta tóxica, lave imediatamente a área afetada e entre em contato com o veterinário.

Leia mais: 9 nomes de cachorros inspirados na mitologia grega

5. Produtos de higiene pessoal

Por fim, alguns produtos de higiene pessoal, como perfumes, loções e cremes, podem ser prejudiciais para os cachorros. Esses produtos contêm substâncias químicas que podem causar irritação na pele e nos olhos dos animais.

Portanto, evite usar perfumes ou loções com cheiros fortes quando ele estiver por perto. E, se o seu pet entrar em contato com algum produto de higiene pessoal, lave bem a área afetada com água morna. E, claro, entre em contato com o veterinário se necessário.

Talvane Póvoa

Com formação em Engenharia Agronômica, certificação em Comércio Exterior e MBA em Formação Geral Para Altos Executivos pela USP, ele possui amplo conhecimento bancário devido ao trabalho prestado ao Banco do Brasil. É uma entusiasta de viagens, negócios e cultura, com uma paixão pela culinária. Encontrou na escrita uma maneira de compartilhar seus conhecimentos em uma variedade de temas.