NotíciasSaúde

Lifevac: dispositivo para engasgos é aprovado pela Anvisa e você pode usá-lo

Lifevac: dispositivo para engasgos é aprovado pela Anvisa e você pode usá-lo
By     -   On

O Lifevac é um dispositivo anti-asfixia que auxilia na remoção de corpos estranhos, como objetos e alimentos, das vias aéreas de uma vítima quando o procedimento padrão para desengasgo não obtém o resultado esperado. Ele pode ser utilizado por si só ou por outra pessoa.

No entanto, existem outras formas de desengasgar alguém, como a manobra padrão de Heimlich, o que faz com que algumas pessoas duvidem da eficácia do Lifevac. Então, se você também tem essa dúvida se o Lifevac pode realmente salvar uma vida, confira o artigo completo!

O Lifevac realmente funciona?

A eficácia do Lifevac já foi estudada em inúmeras revistas científicas. Para contextualizar, o Lifevac é um dispositivo que deve ser aplicado na boca. Então, através de uma força de sucção, desaloja o que estiver preso na garganta.

Um estudo do dispositivo, publicado pela American Journal Emergency Medicine, descobriu que o Livevac foi sim bem construído e que, com a aplicação correta, é muito eficaz. Isso porque a força de sucção, citada acima, é uma pressão extremamente alta — calculada como três vezes maior do que a pressão de um estrangulamento.

Isso significa que, teoricamente, o Lifevac deve ser eficaz para vítimas de engasgo, independente do tamanho ou das dimensões do objeto com o qual estão se engasgando.  Em outro estudo, publicado em 2020, o Lifevac desaloja com sucesso o item, sendo sufocado em 94,3% das vezes.

LEIA MAIS: Por que ficamos doentes nas férias? 6 dicas para manter a saúde e curtir muito!

Lifevac ou Heimlich?

A manobra para desengasgo, chamada Manobra de Heimlich (movimento de impulso abdominal recomendado para ajudar vítimas de asfixia), quando aplicada corretamente, pode ser muito eficaz. Sabe-se que em 90% dos casos em que a manobra é aplicada corretamente, é possível reverter o engasgo.

O Lifevac apresenta-se, nesse caso, como um auxílio extra, especialmente quando a manobra não funciona. Além disso, o dispositivo pode ser especialmente útil quando se trata de indivíduos sem treinamento adequado para administrar corretamente as manobras de Heimlich.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

Agência Texty

Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.