Brazil Greece

»

»

5 palavras da língua portuguesa que muita gente não sabe como se escreve

| Em 29/06/2023 às 09:30

Não é novidade para ninguém que a língua portuguesa é uma das mais complexas que existe. Por hora, até os próprios nativos ficam com dúvidas em relação a algumas regras gramaticais.

Isso se deve, principalmente, pelos vários tempos verbais existentes no idioma.

Por isso, as dúvidas em relação à língua portuguesa são muitas. Então, sabendo disso, separamos as mais comuns para você aprender de uma vez por todas. Portanto, confira a seguir!

A língua portuguesa e suas dificuldades gramaticais

Mas ou mais?

Essa dúvida é uma das mais comuns da língua portuguesa. O “mas” é usado como uma conjunção adversativa, transmitindo a ideia de oposição. Exemplo: Mariana não tinha medo, mas era prudente.

Já o “mais” é utilizado para se referir a algo que esteja sendo adicionado, porém, dependendo do contexto, ele assume o papel de conjunção, preposição, pronome indefinido e substantivo. Exemplo: O carro é mais rápido que a bicicleta.

Ao encontro de ou de encontro a?

Quando você deseja se referir a ir em direção a algo, usará “ao encontro de”. Exemplo: As ações do projeto vão ao encontro dos objetivos estabelecidos pela equipe.

No entanto, se a ideia que deseja transmitir for algo relacionado ao sentido contrário à alguma coisa, já irá utilizar “de encontro a”. Exemplos: A proposta apresentada vai de encontro às expectativas do cliente.

LEIA MAIS: Quantos pontos pretos você consegue encontra na imagem? Poucos acertam

Mal ou mau?

Essa dúvida é muito comum e grande maioria das pessoas acabam errando quanto ao uso correto. Porém, entenderemos cada uma delas.

O “mal” se referi a algo que foi feito de forma totalmente errada, e, também, é antônimo de “bem”. Exemplo: João estava se sentindo mal após comer algo estragado.

Já o “mau”, é relacionado a algo que foi feito de má qualidade ou se refere a alguém que exerce maldade. Para ele, podemos atribuir como antônimo de “bom”. Exemplo: O mau comportamento do aluno resultou em consequências disciplinares.

A ou há?

Quando você desejar se referir ao futuro, o certo é utilizar o “a”. Também pode ser usada quando se diz respeito a distâncias. Exemplo: A loja da minha mãe fica a 30 minutos da casa da minha tia.

Já o “há” é utilizado quando você  referir ao passado. Exemplo: Mário partiu há uma semana.

LEIA MAIS: Pedra preciosa: você sabe o que são os 4Cs do diamante?

Faz ou fazem?

Por fim, outra dúvida muito comum é sobre o “faz” ou “fazem”.

Bom, o “faz” é a maneira conjugada do verbo e pode ser utilizada de maneira pessoal ou impessoal. Exemplo: Faz muito tempo que não visito meus avós.

Enquanto o “fazer” é utilizado somente como verbo pessoal e se refere a uma ação que envolve duas ou mais pessoas. Exemplo: Eles fazem um ótimo trabalho como voluntários na comunidade.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

  • Agência Texty

    Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.

RECENTES

Qual raça de cachorro combina com o seu ano de nascimento?

Qual raça de cachorro combina com o seu ano de nascimento?

As pessoas sempre buscaram relacionar traços de personalidade com elementos da natureza, como astros, animais e símbolos culturais. Agora, uma curiosidade que circula nas redes sociais conecta o ano de nascimento de cada um a diferentes raças de cães. A ideia mistura...

Qual é o coletivo de camelo? A resposta poderá surpreender você

Qual é o coletivo de camelo? A resposta poderá surpreender você

Ao ouvir a palavra "camelo", a imagem mais comum que vem à mente é a de um animal resistente, atravessando dunas sob um sol escaldante. Mas quando pensamos em vários camelos juntos, surge uma dúvida curiosa: qual é o nome do coletivo desse grupo? A resposta é um termo...

3 passos para discutir sem brigar e manter um relacionamento saudável

3 passos para discutir sem brigar e manter um relacionamento saudável

Manter relações equilibradas, seja no amor, no trabalho ou na família, depende muito da forma como nos comunicamos. Palavras têm força, e não apenas pelo que dizem, mas também pela maneira como são ditas. Um diálogo pode aproximar ou afastar, curar feridas ou abrir...

Você usa diminutivos para se comunicar? Veja o que isso revela sobre você!

Você usa diminutivos para se comunicar? Veja o que isso revela sobre você!

“Só um cafezinho?”, “você pode esperar só um minutinho?”, “trouxe uma lembrancinha para você.” Se você já ouviu, ou costuma usar, expressões assim, saiba que não está sozinho. O hábito de falar no diminutivo é bastante comum, especialmente entre brasileiros e gregos,...

Manuscrito de Leonardo da Vinci leva à descoberta de túneis secretos

Manuscrito de Leonardo da Vinci leva à descoberta de túneis secretos

Cinco séculos após a morte de Leonardo da Vinci, um novo capítulo se abre sobre sua contribuição não só para a arte, mas também para a arquitetura e engenharia. Um manuscrito restaurado recentemente revelou informações detalhadas sobre túneis subterrâneos escondidos...

O que seu nascimento revela sobre sua vida, segundo a numerologia kármica

O que seu nascimento revela sobre sua vida, segundo a numerologia kármica

A busca por autoconhecimento é antiga e atravessa fronteiras culturais. No Brasil e na Grécia, tradições ligadas à astrologia e à numerologia continuam despertando interesse por oferecer interpretações sobre a vida, os relacionamentos e os caminhos individuais. Uma...

0 comentários