Curiosidades

Você sabe quando usar “despercebido”, ou “desapercebido”? Não erre mais

Você sabe quando usar “despercebido”, ou “desapercebido”? Não erre mais
By     -   On

Você já se deparou com as palavras “despercebido” e “desapercebido” e ficou em dúvida sobre qual forma escolher? Não se preocupe, pois você não está sozinho! Venha saber como usar essas duas palavras e entender quando cada uma é a mais adequada.

Despercebido: notado por acaso

“Despercebido” é um termo amplamente utilizado para expressar algo ou alguém que passou despercebido, ou seja, não foi percebido ou notado por outras pessoas. Os exemplos a seguir ilustram a correta aplicação do termo:

  • O erro ortográfico passou despercebido durante a revisão do texto.
  • Sua chegada à festa foi tão discreta que quase passou despercebida.
  • O artista pintou um detalhe sutil que passou despercebido pelos críticos.

Nos contextos em que você quer transmitir a ideia de algo que foi notado por acaso ou de forma discreta, “despercebido” é a palavra que deve utilizar.

Leia mais: 5 palavras da língua portuguesa que muita gente não sabe como se escreve

Desapercebido: sem preparação ou cuidado

Por outro lado, “desapercebido”, embora também esteja na classe gramatical dos adjetivos, possui um significado diferente. Geralmente, é usado para indicar falta de preparação, cuidado ou providências tomadas. Repare nos exemplos a seguir:

  • Ele saiu de casa completamente desapercebido, sem levar um guarda-chuva em um dia chuvoso.
  • O candidato foi pego de surpresa pela pergunta, pois estava desapercebido em relação àquele assunto.

Quando você quer expressar a ideia de alguém ou algo que está despreparado, ou não tomou as devidas precauções, “desapercebido” é a palavra apropriada.

Truque para saber qual palavra usar

A forma mais comum e frequente é o termo “despercebido”. Use essa palavra quando quiser transmitir a ideia de algo que passou despercebido, não foi notado ou foi percebido por acaso, pois as chances de a aplicação estar correta são maiores!

Reserve “desapercebido” para situações mais específicas, em que deseja indicar falta de preparação, cuidado ou providências tomadas.

Leia mais: Língua portuguesa: saiba como usar as letras S, SS, SC, C e Ç e não erre mais

Domine a língua portuguesa!

Agora você está preparado para usar “despercebido” e “desapercebido” de forma correta e confiante. Apesar de cometer erros não ser algo para se ter vergonha, afinal lapsos acontecem, procure sempre estudar mais e dominar essa língua tão bonita que é o português!

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

Agência Texty

Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.