Língua portuguesa: saiba como usar as letras S, SS, SC, C e Ç e não erre mais

Domine o uso das letras e torne-se um expert na língua.

Quem nunca ficou em dúvida sobre qual letra usar em determinada palavra? Com tantas regras na língua portuguesa, é comum se confundir, principalmente quando se trata das letras S, SS, SC, C e Ç. Mas não se preocupe! Hoje, desvendaremos esses mistérios de forma simples e prática, para que você nunca mais erre na escrita e aprenda como e quando usar S, SS, SC, C ou Ç.

Aprenda de uma vez por todas a usar corretamente as letras S, SS, SC, C ou Ç nas palavras

Decifrando os mistérios das letras

Imagine só: você está lá, redigindo uma mensagem ou um texto, quando surge aquela incerteza sobre qual letra escolher. Não se preocupe, pois estamos aqui para fornecer as orientações certas para cada situação.

Quando optar pelo S?

O S é a escolha adequada quando a origem da palavra também contém essa mesma letra. Por exemplo, “usado” e “usar”, derivados de “uso”. E há algumas regras adicionais para mantermos em mente.

  • Em palavras compostas por verbos, como “querer” e “pôr”: quiser, puser;
  • Quando surgem os sufixos “ês”, “isa” e “esa” para indicar nacionalidade, profissão e similaridade: irlandês, irlandesa.
  • Para acrescentar o sentido de “cheio de” aos adjetivos: grandiosa, luminoso, esplendorosa;
  • Após os ditongos, que são combinações sonoras: náusea, coisa.

LEIA MAIS: Palavras no diminutivo que quase todo mundo fala errado

Hora do Duplo S

Agora, o SS é aquele elemento que frequentemente nos causa incerteza, não é mesmo? Porém, fique tranquilo, pois desvendaremos esse enigma.

Use SS quando o prefixo terminar com uma vogal e o sufixo começar com S. Exemplos? extrassensorial, autossustentável.

Além disso, verbos que terminam em “ceder”, “primir”, “gredir”, “mitir”, “curtir” e “meter” formam substantivos com SS. Veja os exemplos: depressão (deprimir), admissão (admitir), retrocesso (retroceder).

Não se esqueça do sufixo “íssimo”, como em ilustríssimo.

LEIA MAIS: 8 palavras em português que mudaram de significado ao longo do tempo

Dominando o Uso do Ç

O Ç é aquela carta coringa que sempre aparece nas palavras. Sabe quando usá-lo? Veja só:

  • Quando a palavra apresenta um “tor”, “to” ou “tivo” no final, aí o Ç é a escolha certa. Exemplo: atuação (ator), educação (educativo), encantação (encanto).
  • Para palavras que terminam em “tenção” e derivam de verbos que terminam em “ter”: abstenção (abster), contenção (conter).
  • E também nos verbos que terminam em “çar”, quando o substantivo correspondente termina em “ço” ou “ce”: começar (começo), entrelaçar (entrelace).
  • Lembra daqueles substantivos que terminam em “ção” e derivam de verbos sem o R? Pois é, Ç neles: comunicação (comunicar), lubrificação (lubrificar).

LEIA MAIS: 8 países em que se fala português para você viajar sem medo além do Brasil!

A Letra C: Um som versátil

E não se esqueça da letra C, que também pode gerar dúvidas ao usá-la! Ela possui uma personalidade única, podendo soar como S ou K:

  • Torna-se S quando precede as vogais “E” ou “I”: Cecília, cegonha e cigarro.
  • O som do K surge quando o C está diante das vogais “A”, “O” ou “U”. Veja os exemplos:casa, cola e curral.

Agora que você entendeu os segredos de S, SS, SC, C e Ç, não há mais mistério! Escrever será como montar um incrível quebra-cabeça. Embora a língua portuguesa possa ser cheia de desafios, com essas orientações você sairá muito bem. Vá em frente e explore todo o poder das palavras!

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

você pode gostar também