8 palavras em português que mudaram de significado ao longo do tempo

Mudanças históricas que afetaram o significado de algumas palavras

O português é uma língua em constante evolução. Ao longo do tempo, os significados de algumas palavras mudaram devido a vários fatores. Por exemplo, mudanças sociais, tecnológicas e culturais. Por isso, apresentamos palavras em português que mudaram de significado ao longo dos anos.

8 palavras em português que mudaram seu significado ao longo dos anos

Armário

No passado, a palavra “armário” era usada para se referir a um móvel usado para guardar armas. No entanto, hoje o termo é usado para descrever móveis usados ​​para guardar roupas, livros, louças e outros itens.

Bizarro

No passado, a palavra “bizarro” era usada como um elogio, significando corajoso ou ousado. Hoje é usado para descrever algo ou alguém que é estranho ou extravagante.

LEIA MAIS: “Debaixo” ou “de baixo”? Não erre mais quando usar cada uma das expressões

Preservativo

No passado, a palavra “preservativo” era usada para qualquer coisa destinada a preservar algo, como alimentos ou produtos. Porém, agora refere-se a um método contraceptivo que previne a gravidez e doenças sexualmente transmissíveis.

Carregador

No passado, a palavra “carregador” era usada para se referir a uma pessoa ou animal que transportava cargas pesadas. Hoje, o termo se refere a um dispositivo eletrônico que fornece energia para outros dispositivos.

Autópsia

No passado, a palavra “autópsia” era usada para se referir a um exame ou observação da própria pessoa. Porém, atualmente, é usado para exame post-mortem de um cadáver.

LEIA MAIS: 12 profissões com vagas sobrando em Portugal e que pagam bem

Gravata

No passado, a palavra “gravata” era usada para se referir aos lenços usados ​​pelos soldados croatas como parte de seu uniforme. No entanto, hoje, a palavra é usada para se referir a uma peça usada no pescoço por homens e algumas mulheres.

Terrorismo

No passado, a palavra “terrorismo” era usada para se referir ao reino do terror imposto após a Revolução Francesa. Mas hoje o termo é usado para se referir ao uso de violência por grupos extremistas.

Saudade

Por fim, antigamente, a palavra “saudade” era usada para uma doença causada pela ausência de alguém ou de algo. Hoje em dia, é usada para expressar nostalgia ou melancolia devido à falta de alguém, ou de algo.

Gostou de conhecer as palavras em português que não possuem mais o mesmo significado? Então confira outros conteúdos semelhantes aqui no site Brazil Greece!

você pode gostar também