“Debaixo” ou “de baixo”? Não erre mais quando usar cada uma das expressões

Entender as diferenças pode ajudar a aplicar corretamente o seu uso

A complexidade da língua portuguesa é um fator de dificuldade para os aprendizes da língua. Além das variações regionais, a gramática do português pode confundir algumas palavras com sons semelhantes. Com isso em mente, exploraremos as principais diferenças entre “debaixo” e “de baixo”.

Regras simples do português

Teste seus conhecimentos antes de entender mais sobre as regras gramaticais. Qual das seguintes frases está escrita corretamente?

  1. O cachorro estava de baixo da escada
  2. O cachorro estava debaixo da escada

A alternativa correta é 2.

Os seguintes termos têm seus usos em conversas para indicar a localização de algo. No entanto, possuem aplicações distintas nas diversas expressões.

  1. “Debaixo”: advérbio de lugar e contrário a expressão “em cima”. Usado para destacar itens localizados abaixo da superfície. Normalmente objetos ocultos ou de difícil percepção.
  2. “De baixo”: adjetivo ou advérbio. Usado para mostrar o contraste posicional, ou seja, o que é inferior a outro objeto. Também pode ser usado para falas de subordinação.

LEIA MAIS: Quatro erros em inglês muito comuns que você comete sem perceber!

Como aplicar?

Agora que já entendemos um pouco mais sobre o uso delas, é importante identificar na prática a sua aplicação. Por isso, confira a seguir alguns exemplos.

  1. “Debaixo”

Os livros foram localizados debaixo das caixas

A cápsula do tempo está enterrada debaixo da árvore.

Se ainda houver dúvidas sobre o momento certo de utilizar essa palavra, há uma dica interessante: substitua na frase a palavra “debaixo” por “sob”. Caso faça sentido a aplicação está correta.

  1.  “De baixo”

A dona da fábrica de baixo é muito animada

Essa escova de baixo das roupas é muito útil.

Outras palavras e expressões similares.

A expressão “embaixo” tem o mesmo significado de “debaixo”, assim elas são sinônimas. Como já citamos, elas indicam algo em uma posição inferior. Exemplo: O cachorro estava escondido embaixo da pia.

Vale destacar que a expressão “em baixo” não é um advérbio e ela indica como as coisas acontecem, ou seja, um adjetivo.  Exemplo: A TV estava em baixo volume

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

você pode gostar também