Deitada ou em pé? Veja o jeito certo de guardar a cerveja para um sabor incrível

Para manter a qualidade da cerveja é preciso ter a técnica certa para armazená-la.

Como a forma de armazenar a cerveja pode influenciar significativamente na sua qualidade, fatores como temperatura, posicionamento da garrafa, exposição à luz e tempo de armazenamento podem arruinar ou potencializar o sabor da bebida. Portanto, para garantir que você desfrute de uma cerveja de alta qualidade, é essencial seguir algumas dicas de armazenamento dentro e fora da geladeira.

Saiba como guardar a cerveja de forma correta

Cerveja não deve envelhecer

O conceito de envelhecimento da bebida se aplica para os vinhos. Para os amantes de cerveja, é imprescindível entender que elas possuem uma vida útil pequena e, por isso, quão mais frescas, melhor a qualidade. Existem alguns tipos de cerveja, porém, que fogem à regra, devido à acidez e complexidade aromática.

LEIA MAIS: Vai uma gelada, aí? 3 melhores cervejas puro-malte mais desejadas do mercado!

Atente-se à temperatura ideal

Temperaturas muito altas deterioram a bebida. Por isso, armazenar bebida fora da geladeira em um país tropical como o Brasil, com temperaturas altas na maior parte do ano, pode não ser uma boa ideia. Por isso, o ideal é ter uma adega para guardar cervejas colecionáveis e mais caras.

Para as de consumo imediato, você pode armazená-las na geladeira com temperatura ambiente de dois a três graus abaixo da temperatura ideal de consumo da cerveja. Mudanças bruscas de temperatura também são as vilãs da qualidade da sua bebida.

LEIA MAIS: Não jogue fora: a rolha de vinho tem utilidades que você NEM imaginava

Sempre ao abrigo da luz

Cerveja é sensível à luz, especialmente à luz ultravioleta. Porém, a iluminação artificial também pode reagir com o lúpulo e alterar gravemente o aroma da bebida.

Ela também pode se oxidar, o que irá alterar significativamente o seu sabor. Por isso, ao armazenar bebida, escolha sempre um lugar escondido (ao máximo) da luz.

Na vertical

Em vinícolas, vinhos costumam ser armazenados na horizontal para garantir melhor conservação do sabor e aroma. O mesmo não se aplica à cerveja: ela deve se manter em pé, em especial as que não forem filtradas.

Os resíduos de levedura se depositam na parte inferior da garrafa, e quando você a dispõe na horizontal, esses resíduos se espalham por todo o líquido. Cerveja que possuem rolhas em cortiça, porém, são uma exceção e podem ser armazenadas na horizontal.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais