As 14 Melhores Praias Da Região Dos Lagos Que Você Tem Que Conhecer!

Praias conhecidas e aquelas para fugir do óbvio em uma das regiões mais bonitas do Brasil 

O Rio de Janeiro continua lindo e isso se estende, também, às praias próximas à Cidade Maravilhosa. Exemplos disso, sem dúvidas, são as 14 melhores praias da Região dos Lagos, no litoral fluminense. 

Situada a cerca de 170km da capital, a Região dos Lagos abriga nove cidades que, juntas, formam uma das mais belas áreas litorâneas do país. As praias, em geral, são lindas, com mar azul estonteante e, em alguns trechos, de ondas altas favoráveis a esportes náuticos. 

Para chegar às 14 melhores praias da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, basta atravessar a Rio-Niterói e seguir pela BR-101 e RJ-124 (Via Lagos). Um trecho que, indiscutivelmente, deixa qualquer viajante, mesmo o mais experiente, sem palavras. 

14 melhores praias da Região dos Lagos 

Praia do Forno (Arraial do Cabo) 

Melhores Praias da Região dos Lagos: Praia do Forno.
Leonardo Shinagawa, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons.

A Praia do Forno não só é uma das melhores praias da Região dos Lagos, como do país. Cartão postal de Arraial do Cabo, tem vegetação exuberante, águas cristalinas em forma de enseada, além de faixa de areia branquinha. 

Além disso, o nome vem da temperatura morna da água. Por isso, é ideal para a prática de mergulho e banhos relaxantes. Ainda, para chegar à Praia do Forno e maravilhar-se com a vida marinha, é preciso seguir por uma trilha de 15 minutos ou pegar o barco saindo da Praia dos Anjos. 

Praia Grande (Arraial do Cabo)

Melhores praias da região dos lagos: Praia Grande.
Larissa Fraga, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons.

Também em Arraial do Cabo, a Praia Grande é a mais frequentada da cidade e, na verdade, concentra contrastes. Primeiro, a calmaria no canto esquerdo da praia, graças às piscinas de águas cristalinas. Em seguida, as ondas excelentes para o surf no canto direito. 

Tudo isso emoldurado pela areia branquinha nos seus 40 km de extensão. Uma das melhores praias da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, a Praia Grande é também o ponto perfeito para assistir ao pôr do sol. 

Devido ao tamanho, a melhor forma de conhecer a praia toda é com um passeio de buggy. A praia paradisíaca tem, ainda, excelente infraestrutura gastronômica, com várias opções de bares e restaurantes. 

Pontal do Atalaia (Arraial do Cabo)

Melhores praias da região dos lagos: Pontal do Atalaia.

As prainhas do Pontal do Atalaia estão, merecidamente, entre as melhores praias da Região dos Lagos. Primeiro, pelo isolamento, graças à localização em condomínio. Depois, por sustentar outro dos cartões postais de Arraial: as Escadarias do Pontal do Atalaia. 

Há duas formas de chegar às prainhas. Uma delas é de carro, porém, é preciso chegar bem cedo devido às vagas para estacionar. A outra é a pé pela estrada de terra. Como a caminhada é longa, recomenda-se pegar o atalho na esquina das ruas Kioto e Tóquio.

Chegando lá, o visitante desce a escadaria e chega à primeira praia: a Prainha do lado direito mais cheia. Caminhando à esquerda, temos a outra prainha, onde está a Gruta do Amor. Caso a maré esteja cheia, o ideal é seguir pela trilha que dá acesso direto. 

LEIA MAIS: 11 Ideias De Fotos De Passeio De Barco Em Arraial Do Cabo!

Praia do Farol (Arraial do Cabo)

Melhores praias da região dos lagos: praia do farol.

Arraial do Cabo tem mais uma das melhores praias da Região dos Lagos – a Praia do Farol. Também conhecida como Ilha do Farol, só é acessível por barco saindo da Praia dos Anjos. O ideal é reservar com antecedência, principalmente em dias mais movimentados. 

Chegar à praia compensa qualquer esforço, pois o cenário é paradisíaco. Selvagem e isolada, a ilha tem as águas mais cristalinas da cidade. Porém, é importante salientar que, a depender das condições do mar, a Marinha interdita o acesso à praia. 

Praia Brava (Búzios) 

Melhores praias da região dos lagos: praia brava.

Saindo de Arraial do Cabo e partindo para Búzios, temos mais uma das melhores praias da Região dos Lagos: a Praia Brava. Situada a cerca de 3km do centro, atrai um público mais jovem em busca das águas cristalinas e agitadas. 

Como não está tão próxima do centro, a Praia Brava oferece uma experiência mais relaxante, ainda que seja tão procurada pela turma do esporte náutico. Mesmo isolada, dispõe de infraestrutura com quiosques e restaurantes. 

LEIA MAIS: Ponta Do Pai Vitório: Como Chegar Ao Topo!

Azeda e Azedinha (Búzios)

As melhores praias da região dos lagos: Azeda e Azedinha.

A Praia de Azeda e Azedinha, também em Búzios, tem águas calmas e esverdeadas, além de ambiente rústico. A dupla fica logo depois da Orla Bardot, no canto direito do centro da cidade. Na maré baixa, é perfeita para a prática de snorkel nas piscinas naturais. 

Porém, como a extensão das praias é mais curta, o espaço é bem concorrido, logo, é bom chegar mais cedo para garantir seu cantinho.  

João Fernandes e João Fernandinho (Búzios)

Melhores praias da região dos lagos: João Fernandes.

Há quem diga que as praias de João Fernandes e João Fernandinho são as melhores praias da Região dos Lagos, principalmente para os turistas estrangeiros. Um dos motivos é a proximidade dos hotéis e resorts de Búzios. 

Juntas, as praias mais parecem duas enormes piscinas naturais. Entretanto, ainda que estejam ladeadas, não há acesso direto entre elas. A Praia de João Fernandes é maior e melhor estruturada, com acesso por carro. 

Já a João Fernandinho é menor, tem uma aura mais rústica e o acesso é feito pela escadaria que fica na beira da rua. As duas são ideais para a prática de esportes náuticos, além de quem viaja com crianças. 

Praia de Geribá (Búzios)

As melhores praias da região dos lagos: Geribá.

Uma das melhores praias da Região dos Lagos, a Praia de Geribá é, também, a maior de Búzios. Consequentemente, está entre as mais frequentadas. As ondas agitadas fazem com que Geribá seja o cantinho favorito dos surfistas. 

Por outro  lado, não é tão boa para quem quer apenas tomar um banho de mar. A vantagem é a infraestrutura, além de oferecer uma sensação de maior tranquilidade, mesmo na alta temporada. Mas, aqui, vai uma dica. 

Enquanto o canto direito é mais vazio, o centro é mais agitado. E, no canto esquerdo, o mar é mais calmo. Vale caminhar mais um pouco pela rua estreita e chegar à Praia da Ferradurinha, menor e igualmente paradisíaca.  

LEIA MAIS: Pense Rápido: Búzios Ou Angra Dos Reis?

Praia do Forte (Cabo Frio) 

Melhores praias da região dos lagos: Cabo Frio.

A Praia do Forte é a principal praia de Cabo Frio, a maior cidade da Região dos Lagos. Central e movimentada, é bastante badalada e oferece infraestrutura de qualidade. A faixa de areia é extensa que acompanha o mar que vai variando entre o azul e o verde. 

Um dos pontos turísticos da Praia do Forte é o Forte de São Mateus, construção histórica que, inclusive, dá nome à praia.   

Ilha do Japonês (Cabo Frio) 

Melhores praias da região dos lagos: ilha do japonês.

A Ilha do Japonês é uma das melhores e mais bonitas praias da Região dos Lagos. Ainda que menos conhecida entre os turistas, a ilha fica perto do centro de Cabo Frio e dentro de uma enseada. 

Banhada pela Lagoa de Araruama, a ilha é acessível por barco que chega a um ambiente charmoso, com muita vegetação e águas cristalinas. Porém, é preciso levar sua própria comida e bebida, pois não há infraestrutura no local. 

Praia das Conchas (Cabo Frio) 

Melhores praias da região dos lagos: praia das conchas.

A Praia das Conchas é uma alternativa para quem quer fugir do agito da Praia do Forte. Separada da Praia do Peró, outro paraíso, por uma formação rochosa, não é propriamente vazia, mas espaçosa e mais tranquila. 

E lá, você já sabe: águas cristalinas e visual cinematográfico oferecido pelos morros que a rodeiam. Sem falar no mirante que tem uma vista linda para o mar. 

Praia de Ponta Negra (Maricá)

Melhores praias da região dos lagos: Ponta negra.

Em Maricá, a 79km do Rio de Janeiro, temos a Praia de Ponta Negra, mais uma das melhores praias da Região dos Lagos. Além de badalada, é bastante procurada por surfistas em busca da onda perfeita. 

Ainda, são 5 km de extensão com mar azul, areia branca e ondas incríveis. Além disso, a infraestrutura conta com quiosques e restaurantes. Ainda na praia, aproveite para curtir as grutas formadas entre as pedras, o farol, as lagoas e a Restinga de Maricá. 

Praia Seca (Araruama) 

Melhores praias da região dos lagos: Praia Seca.
Gladstone, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons.

A Praia Seca é uma das maiores e melhores praias da Região dos Lagos, com 14 km de extensão. Além da areia branca e fofa, o mar varia entre os tons verde e azul a 18 km do centro de Araruama. 

Como infraestrutura, o visitante conta com bares, quiosques e restaurantes, inclusive, com boas opções gastronômicas. Dali, dá para curtir ondas incríveis e aproveitar os ambientes da lagoa de Araruama, Restinga de Massambaba e o mar. 

Praia do Sol (São Pedro da Aldeia) 

Por fim, em São Pedro da Aldeia, a Praia do Sol fecha a lista de melhores praias da Região dos Lagos. Ainda que pequena, com apenas 1 km de extensão, seu ambiente rústico oferece tranquilidade, principalmente para crianças e pessoas idosas. 

Além disso, o pôr do sol por lá é imperdível, pousando nas águas cristalinas da praia que fica a 3 km do centro da cidade. 

 

Parece clichê falar das melhores praias da Região dos Lagos, uma vez que esta, por si só, é uma das partes mais bonitas do nosso litoral.

Mas, uma dica é, caso tenha mais dias de férias, curta a maior delas em uma roadtrip, no seu tempo. 

LEIA MAIS: Bairro Da Passagem: 7 Coisas Que Você Não Pode Deixar De Fazer!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais