Brazil Greece

»

»

Mistério: conheça a arte rupestre mais antiga da América do Sul

| Em 05/03/2024 às 13:01
Freepik.

Você sabia que, na América do Sul, existem vários exemplares de arte rupestre? Ao longo de todo o continente, se espalham traços milenares da presença humana, sobretudo em cavernas e abrigos rochosos. Mas, um mistério, em plena Patagônia Argentina, mexe com o imaginário (e curiosidade) de pesquisadores e entusiastas da Arqueologia: a Caverna Huenul, até então, nossas pinturas rupestres mais antigas.

Antes de qualquer coisa, é preciso pensar estas pinturas como marcadoras de uma expressão artística e comunicação ancestral. No entanto, ganham destaque na região patagônica por refletirem uma sociedade que se desenvolveu em meio a mudanças climáticas extremas.

Por isso, cada descobertas na caverna, que fica em Neuquén, só aumenta o fascínio por essa civilização.

Onde fica a arte rupestre mais antiga da América do Sul?

Caverna Huenul.

A Caverna de Huenul fica no norte de Neuquén, uma província argentina. Um dos motivos que as colocam como um tesouro arqueológico é a estimativa de quando foram feitas.

Por isso, pesquisadores argentinos e chilenos, ao longo de mais de uma década, dedicaram-se ao estudo meticuloso do abrigo rochoso de 630 metros quadrados na Patagônia. Só para ilustrar, são quase 900 pinturas distintas, entre formas geométricas, representações humanas e animais.

Assim, a caverna revela uma riqueza de detalhes sobre a vida de sociedades caçadoras-coletoras que habitaram a região. E, principalmente, as condições climáticas adversas.

Segundo os estudos, a produção arte rupestre da caverna Huenul se deu em diferentes momentos históricos. Ou seja, desde o Holoceno médio até o Holoceno tardio. Desta forma, abrange um período de cerca de 6.000 anos.

Contudo, a datação por radiocarbono indicou que a pintura mais antiga, no setor norte da caverna, é de aproximadamente 8.200 anos. Assim, é a mais antiga da América do Sul e, também, uma das mais antigas do mundo.

Leia mais: Estes são os 5 idiomas mais falados no Brasil e você nem imagina

O que é o “enigma dos pentes”?

Porém, além da complexidade e mesmo a data das pinturas, outra descoberta intrigante movimentou os arqueólogos. Entre as pinturas rupestres da caverna Huenul, há um… pente. Mas, por que tanto fascínio?

A princípio, mais de 100 gerações humanas vêm registrando esse design, o que equivale a um período de 3 mil anos. E, existe o padrão de uso de um pigmento preto. Essa persistência sugere não apenas uma tradição estética, mas também um meio de comunicação entre gerações que se destaca em um contexto de extrema aridez.

Sendo assim, como uma espécie de linguagem visual, esses pentes têm o potencial de transmitir informações valiosas sobre a vida, o ambiente e talvez até aspectos religiosos. Contudo, nenhum pesquisador conseguiu decifrar o significado dos pentes, mas há hipóteses.

Por exemplo, a de que os pentes representariam uma forma de identidade grupal. Desta forma, mostrariam a pertença a uma determinada comunidade ou linhagem. Ou, ainda, que fossem uma forma de marcar o território, sinalizando a presença e a permanência de um grupo na região.

Finalmente, há uma terceira hipótese de que os pentes tivessem uma função simbólica, relacionada a crenças ou rituais.

Leia mais: 9 cidades da Europa para você andar de bicicleta e se deslumbrar

Mais exemplos de arte rupestre na América do Sul

Embora tenha o exemplar mais antigo, a caverna Huenul não é única a preservar pintura rupestre na América do Sul. Pelo contrário, diversas regiões mostram a presença humana nos períodos mais longínquos da história. Por exemplo:

  • Cueva de las Manos del Río (Argentina): exibe pinturas datadas de mais de 10.000 anos.
  • Parque Nacional Serra da Capivara (Brasil): reúne cerca de 400 sítios arqueológicos, sendo um dos mais relevantes das Américas
  • Serranía de La Lindosa (Colômbia): reúne vestígios que remontam a períodos tão distantes quanto 25.000 anos atrás

No Brasil, ainda temos outros sítios que preservam pintura rupestre, como Lagoa Santa (Minas Gerais) e o Parque Nacional Sete Cidades (Piauí).

A arte rupestre, inegavelmente, é uma das formas mais antigas e universais de expressão humana. Estas pinturas refletem, sobretudo, a diversidade e a complexidade das sociedades que a produziram. São, portanto, um patrimônio cultural e científico de valor inestimável, que merece ser preservado e divulgado.

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais.

    É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Pode parecer precipitado tirar conclusões sobre alguém logo de cara, mas a ciência mostra que isso acontece o tempo todo, e muito rápido. De acordo com estudos da psicologia social, o cérebro humano forma impressões iniciais em menos de sete segundos. Em poucos...

Veja o que mais atrai formigas e baratas para a sua casa

Veja o que mais atrai formigas e baratas para a sua casa

Mesmo nas casas mais bem cuidadas, baratas e formigas podem aparecer de repente. Muitas vezes, o problema não está na limpeza em si, mas em pequenos detalhes do dia a dia que acabam passando despercebidos. Uma embalagem mal fechada, uma gota de gordura esquecida no...

Bolinho de chuva gostoso, fácil e crocante: não erre mais no ponto

Bolinho de chuva gostoso, fácil e crocante: não erre mais no ponto

Se existe um quitute que traz aconchego nos dias chuvosos, esse é o famoso bolinho de chuva. A receita é simples, prática e leva poucos minutos. É aquele tipo de preparo que lembra tardes tranquilas em família, algo muito presente tanto nas casas brasileiras quanto...

6 formas simples de desenvolver sua inteligência emocional no dia a dia

6 formas simples de desenvolver sua inteligência emocional no dia a dia

A inteligência emocional deixou de ser apenas um conceito da psicologia e se tornou uma das habilidades mais importantes da vida moderna. Ela aparece nas conversas com amigos, nas decisões do trabalho, nos momentos de crise e até nas situações simples do dia a dia....

Adeus mesinha de cabeceira no quarto? Veja a nova tendência do momento

Adeus mesinha de cabeceira no quarto? Veja a nova tendência do momento

No mundo da decoração, pequenas mudanças podem transformar completamente um ambiente. Um simples detalhe pode fazer o quarto parecer mais moderno, espaçoso e aconchegante. E uma dessas mudanças que vem ganhando força é a troca da tradicional mesinha de cabeceira pelas...

4 coisas que pessoas de sucesso sempre fazem ao final do dia

4 coisas que pessoas de sucesso sempre fazem ao final do dia

No ritmo acelerado da vida moderna, é comum que o dia termine em meio a cansaço, notificações e uma lista de tarefas que nunca parece acabar. Ainda assim, a forma como você decide encerrar o dia pode ter mais impacto no seu sucesso do que imagina. Pessoas...

Reclama o tempo todo? Veja o que isso revela sobre sua personalidade

Reclama o tempo todo? Veja o que isso revela sobre sua personalidade

Quem nunca soltou um desabafo sobre o trânsito, o calor insuportável ou aquela fila que parece não andar nunca? Reclamar é humano. É uma forma de aliviar o estresse, dividir frustrações e buscar um pouco de compreensão. Mas quando o ato de reclamar deixa de ser...

6 frases que aumentam seu poder de persuasão e melhoram suas relações

6 frases que aumentam seu poder de persuasão e melhoram suas relações

Em muitas situações do dia a dia, a forma como nos comunicamos pode determinar o rumo de uma conversa, o sucesso de um projeto ou até a qualidade dos nossos relacionamentos. No trabalho, por exemplo, saber se expressar com clareza e empatia faz diferença direta na...

0 comentários