Brazil Greece

»

»

Mistério: conheça a arte rupestre mais antiga da América do Sul

| Em 05/03/2024 às 13:01
Freepik.

Você sabia que, na América do Sul, existem vários exemplares de arte rupestre? Ao longo de todo o continente, se espalham traços milenares da presença humana, sobretudo em cavernas e abrigos rochosos. Mas, um mistério, em plena Patagônia Argentina, mexe com o imaginário (e curiosidade) de pesquisadores e entusiastas da Arqueologia: a Caverna Huenul, até então, nossas pinturas rupestres mais antigas.

Antes de qualquer coisa, é preciso pensar estas pinturas como marcadoras de uma expressão artística e comunicação ancestral. No entanto, ganham destaque na região patagônica por refletirem uma sociedade que se desenvolveu em meio a mudanças climáticas extremas.

Por isso, cada descobertas na caverna, que fica em Neuquén, só aumenta o fascínio por essa civilização.

Onde fica a arte rupestre mais antiga da América do Sul?

Caverna Huenul.

A Caverna de Huenul fica no norte de Neuquén, uma província argentina. Um dos motivos que as colocam como um tesouro arqueológico é a estimativa de quando foram feitas.

Por isso, pesquisadores argentinos e chilenos, ao longo de mais de uma década, dedicaram-se ao estudo meticuloso do abrigo rochoso de 630 metros quadrados na Patagônia. Só para ilustrar, são quase 900 pinturas distintas, entre formas geométricas, representações humanas e animais.

Assim, a caverna revela uma riqueza de detalhes sobre a vida de sociedades caçadoras-coletoras que habitaram a região. E, principalmente, as condições climáticas adversas.

Segundo os estudos, a produção arte rupestre da caverna Huenul se deu em diferentes momentos históricos. Ou seja, desde o Holoceno médio até o Holoceno tardio. Desta forma, abrange um período de cerca de 6.000 anos.

Contudo, a datação por radiocarbono indicou que a pintura mais antiga, no setor norte da caverna, é de aproximadamente 8.200 anos. Assim, é a mais antiga da América do Sul e, também, uma das mais antigas do mundo.

Leia mais: Estes são os 5 idiomas mais falados no Brasil e você nem imagina

O que é o “enigma dos pentes”?

Porém, além da complexidade e mesmo a data das pinturas, outra descoberta intrigante movimentou os arqueólogos. Entre as pinturas rupestres da caverna Huenul, há um… pente. Mas, por que tanto fascínio?

A princípio, mais de 100 gerações humanas vêm registrando esse design, o que equivale a um período de 3 mil anos. E, existe o padrão de uso de um pigmento preto. Essa persistência sugere não apenas uma tradição estética, mas também um meio de comunicação entre gerações que se destaca em um contexto de extrema aridez.

Sendo assim, como uma espécie de linguagem visual, esses pentes têm o potencial de transmitir informações valiosas sobre a vida, o ambiente e talvez até aspectos religiosos. Contudo, nenhum pesquisador conseguiu decifrar o significado dos pentes, mas há hipóteses.

Por exemplo, a de que os pentes representariam uma forma de identidade grupal. Desta forma, mostrariam a pertença a uma determinada comunidade ou linhagem. Ou, ainda, que fossem uma forma de marcar o território, sinalizando a presença e a permanência de um grupo na região.

Finalmente, há uma terceira hipótese de que os pentes tivessem uma função simbólica, relacionada a crenças ou rituais.

Leia mais: 9 cidades da Europa para você andar de bicicleta e se deslumbrar

Mais exemplos de arte rupestre na América do Sul

Embora tenha o exemplar mais antigo, a caverna Huenul não é única a preservar pintura rupestre na América do Sul. Pelo contrário, diversas regiões mostram a presença humana nos períodos mais longínquos da história. Por exemplo:

  • Cueva de las Manos del Río (Argentina): exibe pinturas datadas de mais de 10.000 anos.
  • Parque Nacional Serra da Capivara (Brasil): reúne cerca de 400 sítios arqueológicos, sendo um dos mais relevantes das Américas
  • Serranía de La Lindosa (Colômbia): reúne vestígios que remontam a períodos tão distantes quanto 25.000 anos atrás

No Brasil, ainda temos outros sítios que preservam pintura rupestre, como Lagoa Santa (Minas Gerais) e o Parque Nacional Sete Cidades (Piauí).

A arte rupestre, inegavelmente, é uma das formas mais antigas e universais de expressão humana. Estas pinturas refletem, sobretudo, a diversidade e a complexidade das sociedades que a produziram. São, portanto, um patrimônio cultural e científico de valor inestimável, que merece ser preservado e divulgado.

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

7 formas de fazer dinheiro rápido, mesmo sem emprego

7 formas de fazer dinheiro rápido, mesmo sem emprego

O desemprego pode ser cruel, especialmente quando pessoas dependem de você financeiramente. Assim, nestes momentos, é preciso tomar uma atitude para driblar a situação ruim. Por isso, nós separamos aqui algumas formas de como conseguir dinheiro mesmo estando...

Esta é a praia com sofás vintages que virou polêmica na Grécia

Esta é a praia com sofás vintages que virou polêmica na Grécia

Imagine uma praia com águas cristalinas, pedras que brilham ao sol e um fundo do mar perfeito para mergulho. Agora imagine encontrar, entre essas rochas, um sofá velho, uma poltrona desgastada e até um abajur de sala. Parece estranho? Pois isso está acontecendo em...

7 sonhos indicam que a prosperidade está chegando para você

7 sonhos indicam que a prosperidade está chegando para você

Quem nunca acordou tentando entender o que aquele sonho queria dizer? Às vezes é só uma mistura de memórias. Mas, em outras, parece que há uma mensagem escondida ali. Muitas culturas antigas, tanto no Brasil quanto na Grécia, sempre deram importância aos sonhos. E,...

Novo continente já está em formação: veja a posição do Brasil no mapa

Novo continente já está em formação: veja a posição do Brasil no mapa

A superfície da Terra não é estática. As placas tectônicas, imensas porções de rocha que formam os continentes e os oceanos, estão sempre em movimento. Esse processo é lento, mas constante. Ao longo de milhões de anos, ele muda a forma do planeta, criando montanhas,...

Feng Shui: 5 coisas que você deve fazer no seu quarto para dormir melhor

Feng Shui: 5 coisas que você deve fazer no seu quarto para dormir melhor

Você já ouviu falar da melatonina? Ela é um hormônio que o corpo produz naturalmente. Sua principal função é regular o sono. É ela que avisa ao nosso cérebro que chegou a hora de descansar. Quando a melatonina está em equilíbrio, dormimos melhor, acordamos com mais...

Matemáticos descobrem como resolver enigma de álgebra de 200 anos

Matemáticos descobrem como resolver enigma de álgebra de 200 anos

urante séculos, equações algébricas com potências elevadas foram um dos maiores desafios da matemática. Embora muita gente nunca tenha ouvido falar de “quinticas”, nome dado às equações de quinto grau, elas fazem parte da base da álgebra moderna. E um novo estudo...

Você usa medidas gregas antigas até hoje sem saber: veja como

Você usa medidas gregas antigas até hoje sem saber: veja como

Viver no Brasil há alguns anos me ensinou a valorizar ainda mais as raízes da cultura grega. Em muitos aspectos do dia a dia, é possível reconhecer heranças antigas que nem sempre são percebidas. Uma delas está nas unidades de medida, uma invenção prática dos antigos...

10 Patrimônios da Humanidade que você não pode perder

10 Patrimônios da Humanidade que você não pode perder

A gente fala tanto em locais que são Patrimônios da Humanidade (inclusive por aqui), né? Mas, você sabe, exatamente, quantos existem pelo mundo? Só para ter uma ideia, são, pelo menos, 1.121 sítios, desde as Pirâmides do Egito até a Grande Barreira de Corais. Diante...

0 comentários