Qual é a relação dos modelos de avião com a turbulência? Um piloto dá a resposta sobre esse assunto.
Você finalmente encontrou uma posição confortável no seu minúsculo assento de aeronave, então fecha os olhos para um cochilo muito necessário. De repente, sente o avião começar a se mexer. Seus olhos se abrem e o piloto se aproxima do alto-falante, pedindo para você apertar o cinto de segurança. O avião começa a bater, balançar ou mesmo cair repentinamente, deixando você com náuseas, nervoso, assustado ou simplesmente desconfortável.
Então, o Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica afirma que a turbulência ocorre em cerca de 65.000 voos por ano. Mas e se evitar a turbulência pudesse se resumir apenas a escolher os modelos de avião certos? A resposta é que isso é possível.
Quais são os modelos de avião que têm maior resistência na turbulência?
Mesmo que qualquer avião possa enfrentar turbulência, é verdade que aviões maiores geralmente lidam melhor com ela. Seu peso maior torna o impacto das mudanças de vento menos perceptível para os passageiros, proporcionando uma sensação de voo mais estável.
Existem algumas aeronaves que têm algo mais em torno delas, fazendo as pessoas quererem voar nelas. Exemplos disso são o Boeing 787 Dreamliner e o Airbus A380. Como alguém que viaja para o exterior várias vezes por ano, já que minha casa fica na Grécia e moro no Brasil, eu diria que os modelos Boeing 787 e 777 e Airbus A380 e A350 são qualitativamente mais confortáveis em turbulências do que qualquer outro que já voei.
No entanto, tive que perguntar a um especialista (piloto) para ver se eu estava certo e ele disse o seguinte: voar em uma aeronave widebody, como um Boeing 777 ou um Airbus A380, pode fazer com que os passageiros sintam menos turbulência, pelo menos quando a turbulência é leve a moderada. “Parece um pouco menos intenso em um widebody devido ao tamanho e massa, mas durante a turbulência mais severa, não importa”, disse o comissário de bordo.
Nestes casos, “widebody” refere-se a um tipo de aeronave de passageiros de grande porte, caracterizada por uma fuselagem larga (normalmente com cerca de 5 a 8 metros de largura) e dois corredores internos. Exemplos conhecidos de aviões widebody incluem o Boeing 787 Dreamliner, o Airbus A350 e o A380.
Leia mais: 8 coisas que você deve fazer em uma turbulência, segundo aeromoça
Como descubro em qual aeronave vou voar?
Passo 1
Navegue pela página de resultados do voo para encontrar sua companhia aérea preferida e horário. Você pode restringir os resultados usando os filtros do lado esquerdo, escolhendo escalas, conexões ou companhia aérea preferida. Quando tiver escolhido, clique no botão “Detalhes”.
Passo 2
No pop-up, você poderá ver todos os detalhes do seu voo, incluindo a companhia aérea, o número do voo e a aeronave (normalmente, a localização dessa informação estará destacada em vermelho). Então, você também pode verificar outras informações, como bagagem despachada e de mão, qual tarifa é para o voo e horários do voo.
0 comentários