O recebimento das multas de trânsito é algo recorrente para os motoristas brasileiros. Mas ninguém gosta de receber multas, nem mesmo está sempre financeiramente preparado para arcar com o custo das multas. Por isso, é sempre importante estar ligado nas oportunidades de descontos, para quando alguma coisa eventualmente ocorrer.
Desconto nas multas de trânsito
O Denatran, Departamento Nacional de Trânsito, em parceria com o Serviço Federal do Processamento de Dados (Sepro), criaram o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). Esse é um meio de comunicação virtual que permite o envio de notificações, comunicados e documentos em formato digital, relativos a infrações de trânsito.
É através do SNE que é possível conseguir um desconto no valor da multa. Ao se cadastrar, o proprietário do veículo passa a ser comunicado eletronicamente acerca das notificações de autuação e penalidades interestaduais, de responsabilidade de órgãos de trânsito optantes pelo Sistema de Notificação Eletrônica.
O desconto de até 40% é válido até a data de vencimento da multa, caso o usuário opte por não apresentar defesa prévia, nem recurso, reconhecendo o cometimento da infração, conforme o artigo 284 e 282-A, do Código de Trânsito Brasileiro. Apesar de ter sido criada para facilitar o processo de notificação e pagamento das multas, muitos brasileiros ainda desconhecem a existência do SNE.
LEIA MAIS: As 4 multas de trânsito mais comuns e que fazem muito motorista pagar CARO!
Como conseguir o desconto de 40%?
Para que o usuário possa conseguir o desconto, ele precisará baixar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito. Na tela principal do app, ao lado do seu nome, estarão disponíveis três linhas no canto superior. Clique nelas e acesse a parede de “preferências” e em seguida clique em “Sistema de notificação eletrônica”.
Realize o cadastro no sistema e adicione as informações referentes aos seus veículos. Para receber o desconto de 40%, o motorista deverá abrir mão do recurso de defesa da infração e o pagamento deverá ser feito até a data de vencimento da penalidade.
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários