Musculação: Quantas Vezes Por Semana É O Ideal? Confira!

Veja quantas vezes treinar na semana para otimizar seu processo de hipertrofia

Todo mundo sabe que aquela sensação de fazer um bom treino de musculação é maravilhosa, não é mesmo?

Na busca dessa liberação de endorfina e serotonina ao final de cada exercício, muitas pessoas chegam a ir à academia 7 vezes por semana, sem tempo algum para descanso.

Enquanto isso, por diferentes motivos, outras pessoas treinam no máximo duas ou três vezes na semana.

Por conta disso, é comum que surjam dúvidas sobre quantas vezes por semana deve-se praticar musculação para ter resultados.

LEIA MAIS: Musculação: 6 Erros Comuns Que Te Impedem De Ter Resultados!

É possível ter resultado treinando poucas vezes?

Sim!

Antes de tudo, é importante entender que é normal que existam períodos em nossas vidas em que nosso foco possa estar direcionado a outros aspectos além da academia. Por exemplo: trabalho, família ou alguns problemas pessoais.

Porém, isso não significa que a musculação deva ficar totalmente de lado.

Musculação: quantas vezes por semana é o ideal?

Nesses casos que citamos acima, os treinos feitos cerca de duas ou três vezes por semana podem ter um bom resultado. Mas isso se combinados com uma boa alimentação e execuções corretas.

Portanto, através de um treino de qualidade, onde você irá exigir bastante dos seus músculos, será capaz de ter um bom resultado no processo de hipertrofia.

No final, o mais importante é tentar obter o mesmo volume de treino que conseguiria treinando cinco ou seis vezes por semana.

Então, para isso, você pode aumentar o tempo de duração de seu treino ou trabalhar com mais cargas.

LEIA MAIS: 15 Combinações Deliciosas E Surpreendentes De Alimentos Que Ajudam A Emagrecer!

O problema em treinar várias vezes na semana

Antes de mais nada, muita gente já sabe que a hipertrofia acontece através de várias microlesões musculares. Além disso, essas microlesões surgem a partir do levantamento de peso.

Inclusive, é justamente daí que vem aquela dor no dia seguinte a um bom treino. Logo, a lógica seria de que treinar todos os dias deveria agilizar esse processo, não é mesmo? Porém, não é bem assim.

Na verdade, essas microlesões precisam se recuperar através de horas de descanso, pois é daí que nossos músculos irão crescer. É justamente por isso que fisiculturistas do mundo todo dão tanta importância para as oito horas de sono diárias.

Esse é o princípio básico da musculação, chamado de supercompensação. Nele, há o estímulo muscular através do levantamento de peso, onde nosso corpo deverá reconhecer que houve uma degradação e com isso ficar mais forte, através do descanso.

Portanto, os dias longe das polias e halteres são tão importantes para o nosso corpo quanto os dias em que vamos para academia.

LEIA MAIS: Manga: Confira 7 Benefícios Incríveis E Saiba Quem Jamais Deve Comer!

Cuidado Com o Overtraining

Inclusive, treinar diariamente pode acelerar um processo conhecido como “overtreaning”, que ocorre quando uma pessoa faz mais exercícios do que o seu corpo é capaz de recuperar. Quando isso acontece, temos sintomas como náusea, cansaço excessivo, irritabilidade e até queda na imunidade.

No final, a quantidade ideal de treinos vai depender bastante da disponibilidade de cada indivíduo, mas realizar musculação de quatro a seis vezes é a maneira mais simples e recomendada para trabalhar. Tudo isso de maneira eficaz com um bom volume de cargas e descanso após os exercícios.

E aí, gostou dessas dicas? Clicando aqui você terá acesso a muitos outros conteúdos para o seu dia a dia.

LEIA MAIS: Afinal, Refrigerante Zero Engorda Ou Não? Descubra Agora!

 

 

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais