Brazil Greece

»

»

Museu subaquático na Grécia permite visitar um naufrágio

| Em 26/04/2024 às 22:00
Imagem ilustrativa. Freepik.

Uma reportagem recente da BBC aponta uma estimativa de mais de 250 mil embarcações naufragadas, segundo o Banco de Dados Global de Destroços Marítimos. Embora muitas nem tenha sido encontradas, outras até dá para visitar. É o caso do navio Peristera, em Alonissos, uma das incríveis atrações do museu subaquático na Grécia.

A princípio, o museu é o primeiro do tipo no país e fica no Parque Nacional Marinho de Alonissos, em pleno mar Egeu. Só para ilustrar, integra a maior área marinha protegida de toda a Europa. Inicialmente, funcionou como um projeto piloto, permitindo que os primeiros visitantes mergulhassem até a embarcação por dois meses.

Hoje, entretanto, recebe o público em geral durante as temporadas de verão. E é para lá que vamos viajar agora!

Leia mais: Filme com maldição da mitologia grega por trás está na Netflix

O Peristera é o maior navio que está no fundo do mar

Museu subaquático na Grécia.

Inicialmente, o fato de ser o primeiro museu subaquático na Grécia não é o único ponto que torna a atração tão especial. Afinal, o Museu Subaquático de Alonissos apresenta um dos maiores naufrágios da era clássica.

Ao que tudo indica, a embarcação afundou por volta de 425 a 420 a.C. e só foi descoberto em 1985 por Dimitris Mavrikis, um pescador, ao perceber algumas ânforas antigas pelo mar.

Depois, chegou-se ao navio a uma profundidade de 25 metros ao largo da costa. Graças ao seu tamanho único, o barco está entre os maiores navios comerciais de sua época. Só para ter uma ideia, tinha 30 metros de comprimento e 10 metros de largura.

Segundo pessoas historiadoras, carregava cerca de 3.000 ânforas, que são um tipo de vaso antigo, com as letras ΛΥ inscritas. Todas cheias dos vinhos de Mendi e Peparithos.

Deste modo, o navio do museu subaquático na Grécia possivelmente era comercial e pertencia a um mercador ateniense. Daí, sucumbiu a alguma tempestade ou incêndio no convés. Seja qual for a causa, a embarcação estava relativamente próxima à costa.

A importância do navio para a arqueologia é gigante, sobretudo devido ao número de descobertas intactas. Tanto que é chamado de “O Partenon dos Naufrágios“.

Ademais, a estrutura permitiu redescobrir como surgiram os navios daquela época. Primeiramente, pensava-se que os romanos deram origem às embarcações navais. Porém, pelo que se vê, os gregos já estavam bem à frente.

Leia mais: O que levar para uma viagem à Grécia? Confira nossas dicas!

Como é a visita no museu subaquático na Grécia

Após o período de testes e visitas mais restritas, hoje, o museu recebe visitantes em geral no verão. Embora o casco esteja todo corroído pelos efeitos marítimos, ainda é possível explorar toda a vida marinha ao seu redor.

Isso inclui a observação das mais de 300 espécies de peixes, focas-monge do Mediterrâneo e corais. Também ainda é possível ver algumas das ânforas.

Caso a pessoa seja uma mergulhadora experiente, a visita deve ter a presença de um guia. Mas, quem nunca mergulhou pode, primeiro, ter suas aulas em centros devidamente credenciados.

Por outro lado, dá para ver o que há no navio por meio de câmeras instaladas pelo museu subaquático na Grécia. Ao todo, são cinco dispositivos, inclusive um em funcionamento por 24 horas.

Mais informações sobre o museu podem ser verificadas em seu site oficial.

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest