CuriosidadesSaúde

Será que você está tendo uma crise de identidade? 4 sinais indicam que SIM

Será que você está tendo uma crise de identidade? 4 sinais indicam que SIM
By     -   On

A famosa “crise da identidade” é um assunto bastante discutido na cultura popular. No entanto, quando se trata de nossa própria jornada, pode ser um desafio compreender sua verdadeira natureza. A construção da identidade é um conceito de memória intrincado e altamente subjetivo. Então, o que acontece? Descubra agora!

O que é uma crise de identidade?

A crise de identidade é um dilema pessoal e psicossocial que envolve confusão sobre o papel social e o autocompreendimento. A própria noção de identidade torna-se assustadora e incerta.

Quando acontece?

Embora seja mais frequente durante a adolescência, esse fenômeno está se tornando cada vez mais comum em idades mais avançadas, à medida que os papéis sociais vão evoluindo.

Vivemos em uma era intensa em comparação devido às redes sociais, com acesso a uma quantidade crescente de pesquisas sobre as razões subjacentes que moldam nossa identidade.

Leia mais: 9 atitudes de alguém que todo mundo quer ter por perto

Por que isso acontece?

Erik Erikson, o psicólogo que modificou o conceito de crise de identidade nos anos 1950, sugeriu que o cerne das crises identitárias reside na incapacidade de estabelecer um papel definido para si, resultando em uma sensação de coerção para adotar uma identidade.

Algumas causas comuns

Uma das principais causas é a vivência de eventos traumáticos, como acidentes ou perda de entes queridos. Problemas de saúde graves, como o diagnóstico de câncer ou doenças crônicas, também podem desencadear essa crise.

Além disso, grandes mudanças de vida, como mudar de cidade, mudar de carreira, entrar ou sair de um relacionamento importante, ou revelar orientação sexual, podem levar a uma crise de identidade.

Leia mais: Felicidade plena: 5 dicas para ser feliz sozinho com a própria companhia

Alguns sinais para ficar atento

1. Dúvidas sobre seu propósito

Você se sente perdido em relação ao que costumava ser sua motivação. Responder a perguntas sobre si mesmo se torna desafiador.

2. Insegurança em relação aos seus valores

Você questiona se seus valores estão alinhados com sua vida, trabalho ou relacionamentos.

3. Comportamento ambíguo

Você age de maneira que não condiz com seus valores, muitas vezes para se ajustar ao ambiente.

4. Ansiedade

Sintomas físicos e emocionais, como cansaço, irritabilidade e dificuldade em controlar suas emoções, podem surgir durante uma crise identitária.

Gostou de descobrir o que é quais são alguns sinais da famosa crise de identidade e idade, tão famosa na cultura pop? Então não se esqueça de conferir outras informações interessantes no Brazil Greece!

Agência Texty

Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.