Brazil Greece

»

»

Não vá à Grécia sem antes saber dessas 9 coisas, diz grego

| Em 29/09/2025 às 12:20
Para ir à Grécia, é essencial saber de algumas coisas antes. Foto: brazilgreece.

A Grécia é um dos destinos mais amados do mundo. Sol, mar, monumentos antigos e hospitalidade são apenas alguns dos motivos que a tornam especial. No entanto, existem algumas coisas que é interessante você saber antes de viajar, para evitar surpresas desagradáveis e aproveitar ao máximo as suas férias.

1. Não viaje para a Grécia na alta temporada

De meados de junho até o final de agosto, a Grécia fica cheia de turistas. As ilhas, especialmente Santorini e Mykonos, podem estar superlotadas. O mesmo vale para o inverno na Grécia, quando em dezembro e janeiro os preços são altos nos resorts de inverno e nas tradicionais vilas montanhosas que atraem muitos turistas. Se você viajar nessa época, espere preços mais caros e muita gente.

Quanto ao verão, quem prefere mais tranquilidade e preços mais baixos pode visitar a Grécia em maio, início de junho e setembro, enquanto no inverno a época mais barata é o final de outubro e o final de fevereiro.

Além disso, lembre-se de que os preços das passagens de balsa e dos voos aumentam significativamente na alta temporada, então, se precisar viajar nesse período, é bom reservar passagens e acomodações com vários meses de antecedência.

2. Não entre em um táxi antes de perguntar o preço

Antes de entrar em um táxi, é prudente sempre perguntar quanto custará aproximadamente a corrida. Assim você evita mal-entendidos ou cobranças abusivas, especialmente em áreas muito turísticas. No entanto, muitos aplicativos de táxi começam a investir na Grécia, o que resulta em mais opções. Na Grécia, e principalmente na capital, Atenas, o aplicativo de táxi mais popular é o Freenow.

Esse aplicativo funciona em cidades grandes específicas, permitindo que os usuários chamem táxis pelo smartphone, vejam a localização do motorista em tempo real e paguem eletronicamente. Quanto às ilhas gregas que atraem muitos visitantes, a partir de 2025 o aplicativo estará disponível nas maiores e mais conhecidas, como Milos, Skiathos, Lefkada, Naxos, Paros, Mykonos, Santorini e Corfu.

Vale notar que os táxis na Grécia são amarelos em Atenas, enquanto em outras cidades e ilhas podem ser brancos ou de outra cor, algo que frequentemente surpreende os visitantes.

Leia mais: Ilhas Gregas: 13 praias de Skiathos de tirar o fôlego – Por um Grego!

3. Atenção aos bolsos

Como em todas as grandes cidades, tanto em Atenas quanto em Thessaloniki, nas praças movimentadas e nos transportes públicos, pode haver batedores de carteira. É bom sempre manter atenção aos seus pertences. Embora seja raro, o risco existe.

Os batedores de carteira na Grécia são, em sua maioria, estrangeiros que normalmente visam idosos e turistas, escolhendo principalmente aqueles que carregam carteira ou celular em bolsos externos da roupa.

Locais considerados “perigosos” incluem os ônibus para o aeroporto, as estações de metrô e os mercados lotados. A melhor prevenção é usar uma bolsa que fique na frente do corpo ou um cinto porta-dinheiro.

4. Sempre tenha dinheiro em espécie

Embora os cartões estejam cada vez mais aceitos, existem pequenas lojas, tavernas ou vilas remotas que preferem dinheiro em espécie. É útil sempre ter alguns euros com você. Na Grécia, os cidadãos ainda mantêm a necessidade de usar dinheiro por questões de privacidade, melhor controle dos gastos, liquidação imediata das transações e também para lidar com emergências em que os pagamentos eletrônicos podem não estar disponíveis, como em casos de falhas no sistema ou em áreas remotas. Além disso, em feiras livres e em algumas lojas, você pode até conseguir um desconto pagando em dinheiro.

Outro detalhe: em muitas ilhas ou regiões isoladas, os caixas eletrônicos podem ficar sem dinheiro em épocas de pico, então é melhor sacar com antecedência.

Leia mais: Fenômeno solar pode secar os oceanos da Terra, segundo estudo científico

5. Respeito aos monumentos

Os monumentos antigos da Grécia são inestimáveis. É proibido tocá-los, mesmo que pareça inofensivo. O respeito à história faz parte da experiência.
Em alguns sítios arqueológicos, como a Acrópole, existem regras rígidas sobre a entrada com mochilas ou alimentos.

Certifique-se de seguir as instruções da segurança, já que as multas por violar os regulamentos podem ser bastante altas. Em algumas ocasiões, a entrada já foi negada a turistas por causa de roupas consideradas inapropriadas ou por outros comportamentos inadequados.

6. Instalações militares e fotografias

Se você vir bases militares, veículos ou soldados em serviço, não tente tirar fotos. Há uma proibição rigorosa e isso pode causar problemas. Isso vale tanto para a Grécia continental quanto para várias ilhas do Egeu, onde a presença militar é forte devido à sua importância geopolítica.

7. O sol no verão

Creta

No verão, o calor de Creta pode ser escaldante. Foto: brazilgreece.

O sol grego é maravilhoso, mas também perigoso. As temperaturas sobem bastante e a exposição prolongada pode causar queimaduras ou tonturas. Sempre use protetor solar, chapéu e beba bastante água. Especialmente em julho e agosto, as temperaturas podem ultrapassar os 40 °C, principalmente no interior.

É aconselhável evitar atividades intensas durante o meio do dia e preferir passeios de manhã cedo ou no fim da tarde. Mas não se preocupe, pois a Grécia tem centenas de ilhas e regiões costeiras onde você pode se refrescar em seus belíssimos mares cristalinos.

Leia mais: As diárias de hotéis irão mudar de duração: veja as novas regras

8. O papel higiênico no vaso sanitário

Em muitas partes da Grécia, especialmente em prédios antigos e nas ilhas, o sistema de esgoto não é projetado para suportar papel, ao contrário do que acontece, por exemplo, no Reino Unido. Na Grécia, há um cesto ao lado do vaso sanitário, onde você deve jogar o papel.

Embora em hotéis novos ou instalações de luxo esse problema não exista, é bom estar ciente desse costume para evitar acidentes ou entupimentos.

9. Convites e hospitalidade

Os gregos são conhecidos por sua hospitalidade. Se alguém o convidar para sua casa ou para uma refeição, é educado aceitar, ou pelo menos não responder com um “não” brusco. Uma explicação gentil é muito apreciada. Muitas vezes, a hospitalidade inclui comida caseira e vinho, e retribuir com um pequeno presente, como doces ou flores, é considerado um gesto de muita cortesia.

Por exemplo, em Creta certamente lhe oferecerão a bebida tradicional, a tsikoudia. Mesmo que você não beba álcool, é melhor explicar de antemão que parou de beber, pois recusar na hora pode ser visto como uma ofensa. Claro que isso é um caso extremo da tradição cretense, mas muitos acabam apreciando a experiência. No geral, a Grécia é considerada um dos países mais hospitaleiros do mundo.

Este pequeno país, ao mesmo tempo culturalmente riquíssimo, tem muito a oferecer, e com um pouco de preparação suas férias podem se tornar realmente inesquecíveis. Prestar atenção a esses pequenos detalhes ajudará você a evitar dificuldades e viver a experiência sem estresse.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Você sabia que existe um aeroporto em Paris que possui consoles de PlayStation e outros jogos eletrônicos que você pode jogar durante a sua espera? Não há dúvida de que Paris é um dos lugares mais visitados do mundo. E o que um lugar com muitos turistas precisa?...

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

No interior da Bahia, descobrimos uma cidade de 50.000 habitantes que tem muitos elementos comuns da Grécia. Estamos falando sobre o município de Macaúbas que está situado na região central do estado da Bahia, na chamada Zona Fisiográfica da Serra Geral, Chapada...

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Se você está em busca daquela Bahia autêntica, onde o som das ondas e o vento nas falésias substituem o barulho das caixas de som, a Praia do Taípe é o seu lugar. Localizada estrategicamente entre o agito de Arraial d'Ajuda e o charme de Trancoso, ela é considerada...

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

0 comentários