Notícias

Icônico Naufrágio de Zakynthos em risco após temporal na Grécia

Icônico Naufrágio de Zakynthos em risco após temporal na Grécia
By     -   On

A recente tempestade em Grécia causou estragos no famoso Naufrágio de Zakynthos, cortando-o ao meio. Os novos danos ao casco do navio, que está na praia e tem sido um ponto de atração para milhares de turistas, levaram as autoridades a entrar em alerta, na tentativa de salvar essa atração mundialmente famosa.

No entanto, há temores de que a tempestade possa ter causado danos irreparáveis ao mais famoso Navio Afundado do mundo, localizado na praia homônima, na ilha de Zakynthos. As enormes ondas geradas pelos ventos enterraram o navio enferrujado e quase o partiram ao meio.

Leia mais: Confira a Ilha grega da paradisíaca Navagio Beach!

Conheça a história do Naufrágio de Zakynthos

Nos anos 1980, este navio naufragado desempenhou um papel em um episódio de contrabando envolvendo a máfia grega e italiana, deixando para trás uma história rica e misteriosa. Originalmente programado para fazer uma viagem comum, o “Panagiotis” teve sua rota desviada para transportar uma carga de cigarros contrabandeados avaliada em cerca de 200.000 dólares na época.

Na noite de 1º de outubro de 1980, enquanto o navio estava nas águas próximas a Zakynthos, uma tempestade súbita o atingiu. Os fortes ventos deixaram o navio sem controle, direcionando-o para os rochedos da costa da ilha, onde encalhou.

Os nove membros da tripulação tiveram sorte de escapar com vida. Mas ficaram presos em uma praia remota por dois dias, incapazes de chegar à terra firme devido à água agitada e perigosa. Até hoje, a praia não tem acesso da terra. Finalmente, quando o tempo acalmou, eles conseguiram sair com a ajuda de um pequeno barco.

Embora os sobreviventes tenham afirmado que deixaram para trás 280 caixas de cigarros na praia, apenas 28 foram encontradas mais tarde. Moradores locais foram acusados de terem coletado parte da carga. Depois essa história o”Naufrágio de Zakynthos” deu fama na região e transformou a praia em uma atração turística mundialmente famosa.

Leia mais: 5 Naufrágios Sensacionais na Grécia que você deveria conhecer – Por um Grego! 

O Naufrágio de Zakynthos hoje

Temporal em Zakynthos causa danos ao icônico naufrágio, levantando dúvidas sobre seu futuro como atração turística de renome mundial.

Hoje, o “Navio Afundado” ainda repousa parcialmente submerso nas águas cristalinas de Zakynthos, atraindo turistas de todo o mundo. No entanto, o recente dano causado pelo temporal levanta dúvidas sobre o futuro dessa atração icônica.

As autoridades locais estão se esforçando para avaliar a extensão dos danos e determinar como preservar esse pedaço da história que se tornou uma parte essencial da identidade de Zakynthos e uma das praias mais bonitas da Grécia.

Konstantinos P.

Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.