O Sistema Valores a Receber (SVR) é um programa que visa devolver para a população o dinheiro esquecido no Banco Central, o qual é responsável por nivelar e organizar todos os bancos brasileiros.
Neste ano, o processo de devolução está sendo feito em duas fases e, agora, os cidadãos poderão resgatar o dinheiro esquecido (caso tenha) em um novo prazo.
Como funciona o SVR?
Dentre os serviços oferecidos pelo Banco Central, há o SVR, que tem o propósito de juntar todos os valores esquecidos dos cidadãos para devolvê-los em uma única parcela.
Acontece que, neste ano, os repasses estavam planejados para acontecer em duas fases. A primeira delas ocorreu normalmente, mas no caso da segunda, houve um atraso, devido à greve dos funcionários da instituição financeira.
Segundo os trabalhadores, a paralisação foi iniciada a pedido de melhorias, a qual durou três meses e, somente em julho, eles voltaram para as suas atividades laborais, mesmo sem conseguir as mudanças solicitadas.
Desde então, o Banco Central ainda não fez novas divulgações sobre as possíveis datas para o resgate do dinheiro esquecido. Portanto, no momento, não existe um novo prazo para sacar o dinheiro. Mas, de acordo com as informações, a fase deverá liber cerca de R$ 4 bilhões.
No entanto, a nova fase contará com mudanças significativas, como a possibilidade de fazer transferências no Pix no momento do saque. E acontecerá provavelmente em apenas uma etapa. Antigamente, esse processo só poderia acontecer mediante agendamento.
LEIA MAIS:
- Como Pedir O Cartão De Crédito Caixa Tem? Tem Anuidade? Veja Os Benefícios!
- Pega, Ladrão! “Modo Rua” Do Nubank Evita Que Você Seja Roubado(A) Na Rua!
Como saber se eu tenho dinheiro esquecido no Banco Central?
Para saber se você tem algum valor a receber, é necessário consultar através do Portal do Banco Central, mas, no momento, a plataforma mostra que as consultas estão suspensas temporariamente.
Sendo assim, é preciso aguardar para que elas voltem a ficar disponíveis. E não se preocupe! O processo para consultar é bem simples, sendo feito apenas através do seu CPF. Todavia, é importante destacar que é necessário ter uma conta registrada no Gov.br.
Logo, depois de adicionar os seus dados, você verá se tem valores a receber. Caso tenha, ele poderá ser solicitado via Pix, através do botão “Solicite por aqui”, ou por meio de um determinado local, através do botão “Solicitar via instituição”.
Gostou deste artigo? Então confira vários outros semelhantes aqui no Brazil Greece!
0 comentários